A crónica do U. Leiria-Penafiel, 0-2: Gabriel Barbosa decide com um 'bis'

Um golo em cada metade do brasileiro ditou a vitória dos penafidelenses frente a uma perdulária União de Leiria, que só despertou após o 2-0

• Foto: Pedro Castanheira e Cunha/Record

Dois golos de Gabriel Barbosa garantiram esta quinta-feira ao Penafiel a vitória sobre a União de Leiria por 2-0, em jogo da 31.ª jornada da Liga Sabseg, disputado no Estádio dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. 

Muito perto de confirmarem a manutenção na 2.ª Liga, União de Leiria e Penafiel tiveram rendimento semelhante, mas houve uma diferença fundamental: os penafidelenses encontraram o caminho para a baliza contrária e os leirienses não.

Um golo em cada metade do brasileiro Gabriel Barbosa ditou a vitória dos penafidelenses frente a uma perdulária União de Leiria, que só despertou após o 2-0.

A equipa visitante criou perigo cedo, num cabeceamento de Gabriel Barbosa ao lado da baliza - um aviso para o que aconteceria mais tarde -, mas a melhor situação pertenceu à União de Leiria, quando Jordan van der Gaag, isolado, rematou ao lado, aos oito minutos.

Melhor organizada, a equipa de Hélder Cristóvão foi enredando a União de Leiria e chegou ao golo aos 24 minutos: cruzamento de Leandro na esquerda e Gabriel Barbosa capitalizou os 1,95 metros com um cabeceamento colocado para o fundo da baliza de Fábio Ferreira.

Os leirienses quase empataram por Tiago Ferreira, aos 28 minutos, mas a tarefa do conjunto da casa complicou-se aos 37 minutos: o melhor marcador da equipa, Bryan Róchez, viu dois cartões amarelos em três minutos e foi expulso. 

Filipe Cândido procurava a terceira vitória consecutiva à frente dos leirienses e lançou Marcos Silva e Jair Matheus para tentar uma reação à desvantagem.

Mas foi o Penafiel que voltou a marcar, explorando bem os espaços que a União de Leiria deixou livres. Aos 61 minutos, Gabriel Barbosa fez o 2-0, com um desvio após cruzamento de Maga.

Os leirienses só despertaram verdadeiramente após sofrer o segundo golo, mas já foi tarde. 

Paul Ayongo ainda falhou dois lances para golo diante de Manuel Baldé, mas o Penafiel recuou e defendeu-se, segurando o triunfo.

Jogo disputado no Estádio Municipal dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.



União de Leiria-Penafiel, 0-2.



União de Leiria-Penafiel, 0-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Gabriel Barbosa, 24 minutos.

0-2, Gabriel Barbosa, 61'.

Equipas:

- União de Leiria: Fábio Ferreira, Valdir Jr. (Zié Ouattara, 71'), Lystov, Tiago Ferreira, Pedro Empis (Kaká, 71'), Djé D'Avilla (Leandro Antunes, 87'), Diogo Amado, Paul Ayongo, Arsénio (Marcos Silva, 46'), Jordan van der Gaag (Jair, Matheus, 46') e Bryan Róchez.

(Suplentes: Kieszek, Leandro Antunes, Jair Matheus, Kaká, Cuca, Leandro Silva, Zié Ouattara, Vasco Oliveira e Marcos Silva).

Treinador: Filipe Cândido.

- Penafiel: Manuel Baldé, Maga, Rúben, João Miguel, Leandro (João Silva, 70'), Batista (Edu Pinheiro, 75'), Filipe Cardoso (André Silva, 86'), Adílio Santos (Suker, 86'), Reko, Robinho e Gabriel Barbosa (Hugo Firmino, 70').

(Suplentes: Filipe Ferreira, Hugo Firmino, Suker, Edu Pinheiro, João Silva, Chico, João Oliveira, Diogo Brito e André Silva).

Treinador: Hélder Cristóvão.

Árbitro: Carlos Teixeira (AF Vila Real).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Bryan Róchez (35' e 37'), Manuel Baldé (35'), João Miguel (42'), Rúben (48'), Marcos Silva (64') e Filipe Cardoso (78'). Cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Bryan Róchez (37').

Assistência: 7.368 espetadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de 2ª Liga
Notícias
Notícias Mais Vistas