Os estudantes amealharam 62 pontos e ultrapassaram os portistas na tabela classificativa
A Académica venceu este domingo o FC Porto B por 2-1, em jogo da 42.ª e última jornada da Segunda Liga, disputado em Coimbra, num jogo aberto e em que as duas equipas procuraram a vitória. Os golos da Briosa foram apontados por Kaká, aos 30 minutos, e Diogo Ribeiro aos 85, tendo, pelo meio, os azuis e brancos empatado por Rui Moreira, aos 34 minutos.
Os estudantes amealharam 62 pontos e ultrapassaram os portistas na tabela classificativa, quedando-se pela sexta posição da prova, seis lugares acima da equipa dos dragões, que totalizou 60 pontos.
Apesar do intenso calor, que levou o árbitro a conceder duas pausas para os jogadores beberem água, as duas equipas proporcionaram um jogo agradável, com boas jogadas e ambas a procurarem os três pontos.
O FC Porto ameaçou primeiro, por Tony Djim, aos 16 minutos, que proporcionou uma excelente defesa ao guarda-redes José Costa, mas foi a Académica a marcar primeiro, aos 30 minutos, por Kaká, que aproveitou uma bola mal agarrada pelo guarda-redes Gudiño para inaugurar o marcador.
A vantagem da formação de Coimbra durou pouco tempo, pois, quatro minutos volvidos, Rui Moreira restabeleceu a igualdade, na cobrança de um livre direto descaído para a direita, a poucos metros da linha de grande área.
Logo a abrir a segunda parte, aos 49 minutos, Rui Miguel teve nos pés o segundo golo da Académica, mas o remate saiu por cima, depois de uma boa jogada de Marinho, que cruzou atrasado para Nuno Piloto servir o avançado da Briosa.
Aos 78 minutos, Galeno, a nova estrela portista, acabado de entrar, quase marcava, mas o guarda-redes José Costa fechou o caminho para a baliza.
Já próximo do final, os estudantes construíram a melhor jogada do encontro, com Traquina a cruzar para a área, onde Rui Miguel amorteceu de peito para o remate de Nuno Piloto, que Raúl Gudiño defendeu com as pernas para a frente. Na ressaca, Makonda atirou de cabeça ao poste.
Jogo no Estádio Cidade de Coimbra.
Académica-FC Porto B, 2-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Kaká, 30'
1-1, Rui Moreira, 34'
2-1, Diogo Ribeiro, 85'
Equipas:
- Académica: José Costa, Pedro Correia, Diogo Coelho, Yuri, Makonda, Nuno Piloto, Kaká (Ki, 63), Traquina, Jimmy, Marinho (Ernest, 77) e Rui Miguel (Diogo Ribeiro, 84).
(Suplentes: Ricardo Ribeiro, Tom Tavares, João Real, Nuno Santos, Ernest, Ki e Diogo Ribeiro).
Treinador: Costinha.
- FC Porto B: Raúl Gudiño, Musa, Verdasca, Rui Moreira, Inácio Santos, Rui Pires, Ruben Macedo (Galeno, 76), Tomás (Fede Varela, 63), Graça, João Cardoso e Tony Djim (André Pereira, 69).
(Suplentes: Ricardo, Ismael, Francisco, Fernando, Fede Varela, Galeno e André Pereira).
Treinador: António Folha.
Árbitro: Vítor Ferreira (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Verdasca (23) e Diogo Ribeiro (86).
Assistência: 2.014 espetadores.
João Guilherme foi a figura do encontro, ao assinar um 'bis', com golos aos 40 e 73 minutos
Novo técnico já vai sentar-se no banco contra o Lus. Lourosa
Golo da vitória foi apontado aos 90'+9
Cancelamento do voo que deveria transportar encarnados obriga a mudar data e hora do jogo
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam