O FC Porto B encerrou este domingo a Segunda Liga com um triunfo sobre...
O FC Porto B encerrou este domingo a Segunda Liga com um triunfo sobre o já despromovido Atlético, por 1-0, graças a uma grande penalidade convertida por Tozé, em jogo da 42.ª e última jornada. O médio concretizou o castigo máximo, aos 67 minutos, proporcionando o melhor final de época possível aos azuis e brancos, que, assim, terminam no segundo lugar da Segunda Liga, atrás do campeão Moreirense, depois de na época passada terem finalizado no 14.º posto.
Por seu lado, o Atlético, que já tinha a despromoção concretizada, acaba por se despedir das competições profissionais com um amargo de boca, tendo em conta que poderia perfeitamente ter fechado a época com uma vitória, dadas as inúmeras ocasiões de golo construídas na primeira parte.
Relacionadas
De resto, as duas melhores oportunidades da partida pertenceram ao Atlético, por intermédio de Pedro Moreira e Diego Lima, que viram o guardião André Caio fazer duas brilhantes intervenções, ainda no decorrer dos primeiros 45 minutos. No entanto, antes da magistral aparição do jovem guarda-redes, já Afonso Taira, Rui Varela e Fábio Marinheiro tinham colocado a defensiva azul e branca em sentido, numa primeira parte claramente dominada pelos alcantarenses.
O intervalo trouxe maior clarividência e acutilância ofensiva ao FC Porto B, que se exibiu a um nível superior na etapa complementar, dando o primeiro aviso logo nos primeiros segundos, num remate de Gonçalo Paciência. Sem a intensidade da primeira parte, o Atlético ia revelando dificuldades em aproximar-se da baliza de André Caio e via o adversário adiantar-se no marcador, numa grande penalidade convertida por Tozé, a castigar suposta mão de Marco Bicho, dentro da área.
A vantagem adquirida serenou a equipa portista, que foi controlando o desenrolar dos acontecimentos, sem grandes sobressaltos, dada a incapacidade dos alcantarenses, que não criaram qualquer situação de verdadeiro perigo durante o segundo tempo.
Atlético-FC Porto B, 0-1
Jogo no Estádio da Tapadinha, em Lisboa
Ao intervalo: 0-0
Marcadores:
0-1, Tozé, 67 minutos (g.p.)
Equipas:
Atlético: Mika, Pedro Caipiro, Fábio Marinheiro, Hugo Pina, Kiki (Manuel Liz, 86), Marco Bicho, Afonso Taira, Pedro Moreira, Diego Lima (Almani Moreira, 68), João Mário (Diego Gonçalves, 75) e Rui Varela
Suplentes: Filipe Leão, Almani Moreira, Mauro Antunes, Diego Gonçalves, Luís Dias, Bacar e Manuel Liz
Treinador: Jorge Simão
FC Porto B: André Caio, David Bruno, Tomás Podstawski, Tiago Ferreira, Quiñonez, Pedro Moreira, Tozé, Leandro Silva (Pavlovski, 57), Frédéric Maciel (Ivo Rodrigues, 65), Kayembe e Gonçalo Paciência (Bruno Silva, 90+1)
Suplentes: Stefanovic, Pavlovski, Bruno Silva, Rafa, Ivo Rodrigues, Bruno Costa e André Silva
Treinador: José Guilherme
Árbitro: Manuel Mota (Braga)
Ação disciplinar: cartão amarelo para Quiñonez (35), Rui Varela (57), Hugo Pina (66), Marco Bicho (66) e Ivo Rodrigues (90+4)
Assistência: cerca de 300 espectadores
Léo Teixeira foi encaminhado para o hospital de Penafiel
Fogaceiros foram para o intervalo a ganhar, mas concederam a igualdade no segundo tempo
Arbitragem de Luís Godinho causou controvérsia
No jogo diante do Farense
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais