Ferros foram protagonistas na primeira metade...
O Atlético proporcionou este sábado a subida de divisão ao Belenenses, ao bater o Santa Clara por 1-0, graças a um tento solitário de Adilson, em jogo da 33.ª jornada da Segunda Liga.
Com um tremendo toque de ironia, os azuis, que hoje perderam em Penafiel, devem agradecer ao rival lisboeta pela "festa" antecipada, pois, com esta derrota, os açorianos mantêm os 28 pontos de distância para o líder, quando faltam disputar 27.
Relacionadas
Desta forma, o golo do extremo Adilson, ao "cair do pano" da primeira parte, revelou-se decisivo para as intenções da formação de Belém, mas a história da subida poderia ter ficado adiada, caso o Santa Clara tivesse concretizado as oportunidades criadas no primeiro tempo, a mais flagrante das quais através de uma grande penalidade, que Reguila desperdiçou.
No entanto, ainda antes do castigo máximo, Serginho e Hugo Santos poderiam ter adiantado os "encarnados" no marcador, não fosse a demasiada pontaria de ambos na marcação de dois livres diretos, que esbarraram na trave.
De resto, os ferros assumiram papel de destaque nos primeiros 45 minutos, já que também o alcantarense Lito viu o mesmo "adversário" negar-lhe o golo, que seria alcançado aos 45 minutos, numa brilhante execução técnica de Adilson. Os açorianos procuraram reverter a situação na etapa complementar, mas o guardião Ricardo Janota e o central Paulo Renato revelaram-se cruciais para o triunfo do Atlético, evitando um par de ocasiões claras de golo.
Ainda assim, o conjunto de Alcântara, mais resguardado na sua defensiva, até poderia ter matado o jogo, perante o maior balanceamento ofensivo dos açorianos, mas a falta de discernimento nos últimos minutos não permitiu que aumentassem a vantagem.
Jogo no Estádio da Tapadinha, em Lisboa.
Atlético-Santa Clara, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: 1-0, Adilson, 45 minutos.
Equipas:
Atlético: Ricardo Janota, Luís Dias, Rolão, Paulo Renato, Tininho, Vitor Moreno, Marco Bicho (Paulo Sereno, 84), Afonso Taira, Adilson (Julian, 65), Rui Varela (Hugo Pina, 73) e Lito. (Suplentes: Filipe Leão, Bernardo, Ivan, Paulo Sereno, Ailton, Julian e Hugo Pina).
Treinador: António Pereira.
Santa Clara: Hélder Godinho, André Simões, Luis Carlos, Accioly, Serginho, Godinho, Toni (Pedro Cervantes, 63), Hugo Santos, Pacheco (Diogo Tavares, 77), Platini e Reguila (Porcellis, 59). (Suplentes: Brice Niclos, Marco Lança, Minhoca, Pedro Cervantes, Porcellis, Diogo Tavares e Ruizinho).
Treinador: Luís Miguel.
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Afonso Taira (08), Rolão (31), André Simões (47), Adilson (52) e Platini (53).
Assistência: cerca de 250 espetadores.
Transmontanos já haviam confirmado ontem o negócio
Tinha contrato até 2027
O guarda-redes sueco poderá fazer a sua estreia pelo Farense na eliminatória da Taça de Portugal, no reduto do Vidago
Médio é internacional angolano
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos