O Atlético encerrou este sábado uma série "negra" de oito jogos consecutivos e mais de dois meses sem vencer na Segunda Liga, ao bater o União da Madeira por 2-1, em encontro 16.ª jornada da prova.
Hugo Pina (18 minutos) e Rui Varela (73) fizeram os tentos do triunfo alcantarense, sendo que, pelo meio, Arthuro (48) ainda assustou o conjunto da casa, que acabou por conquistar os três pontos, algo que não sucedia desde a sexta jornada, disputada a 14 de setembro.
Relacionadas
De resto, foi um Atlético totalmente transfigurado para melhor que surgiu hoje perante os seus adeptos, parecendo apostado em fazer esquecer os últimos meses de autêntica "queda livre" na classificação.
A maior acutilância ofensiva proporcionaria, desde logo, uma ocasião soberana para Rui Varela adiantar a formação de Alcântara no marcador, antes de Pedro Caipiro se opor, de forma decisiva, à resposta quase imediata dos madeirenses.
No entanto, a melhor entrada do Atlético no jogo seria coroada ainda antes dos 20 minutos, quando Hugo Pina desferiu um remate certeiro à entrada da área, perante a lenta oposição dos adversários.
Sem grandes motivos de preocupação na sua defensiva, os lisboetas mantiveram a toada e, antes do intervalo, Mauro Antunes ficou a centímetros do segundo golo, só que, no regresso dos balneários, os visitantes acabariam por igualar o resultado, por intermédio de Arthuro.
O empate fez "acordar" o União, que esteve muito perto de inverter o resultado, primeiro por Rúben Andrade e, depois, pelo próprio Arthuro, que viu o remate em arco rasar o poste da baliza de Filipe Leão.
Porém, obedecendo à velha máxima do futebol, seria o Atlético a retomar a dianteira, quando Rui Varela se redimiu da falha do primeiro tempo e, desta feita, cabeceou com precisão, fora do alcance de Trigueira, dando uma enorme alegria aos poucos adeptos que enfrentaram o frio "cortante" que se fez sentir em Alcântara.
Jogo no Estádio da Tapadinha, em Lisboa.
Atlético - União da Madeira, 2-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Hugo Pina, 18 minutos.
1-1, Arthuro, 48.
2-1, Rui Varela, 73.
Equipas:
- Atlético: Filipe Leão, Pedro Caipiro, Eridson, Hugo Carreira, Bacar, Hugo Pina, Afonso Taira, Mauro Antunes (Marco Bicho, 66), Pedro Moreira (Tiago Cerveira, 66), João Mário (Tiago Pereira, 82) e Rui Varela.
(Suplentes: Jonas, Fábio Marinheiro, Tiago Pereira, Tiago Cerveira, Luis Dias, Marco Bicho e Bijou).
Treinador: Carlos Pereira.
- União da Madeira: Trigueira, Carlos Manuel, Zarabi, Ginho (Chíxaro, 85), Gil Barros, Ávalos, Jimmy (Toni, 46), Rúben Andrade, Adilson (Bocar Djumo, 74), Silva e Arthuro.
(Suplentes: José Manuel, Calico, Toni, Babo, Chixaro, Roberto e Bocar Djumo).
Treinador: José Barros.
Árbitro: José Laranjeira (Coimbra).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bacar (33), João Mário (37), Ginho (84) e Rui Varela (88).
Assistência: cerca de 200 espectadores.
Avançado do Benfica B marcou frente ao Felgueiras e celebrou apontando para o céu
Jogo só ficou sentenciado nos descontos
Ainda não foi desta que as águias conseguiram vencer na 2.ª Liga
Técnico fez a antevisão da deslocação ao terreno do Portimonense, este domingo, às 11 horas
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Sem opção de compra