O Beira-Mar venceu o Carregado por 1-0 e sagrou-se campeão da Liga de Honra, alcançando a subida de divisão, na 30.ª e última jornada da prova, disputada no Estádio Municipal de Aveiro. O golo solitário de Kanu (40') permitiu aos aveirenses somar 3 pontos e carimbar o passaporte para o escalão principal de futebol, sob o comando técnico de Leonardo Jardim, três épocas depois.
O Beira-Mar, que precisava apenas de um empate para garantir a subida, entrou a dominar o encontro, embora sem conseguir criar muitos lances de grande perigo para as redes do guardião Thiago. Aos 11 minutos foi o médio Artur quem deu o primeiro aviso, com um pontapé rasteiro a passar muito próximo da baliza dos forasteiros.
A formação auri-negra chegou à vantagem perto do intervalo, ao minuto 40, por intermédio do central Kanu, que na sequência de um pontapé de canto, correspondeu da melhor forma ao cruzamento de Pedro Araújo.
No segundo tempo, os visitantes entraram mais soltos e empurraram os aveirenses para a sua área, criando alguns momentos de tensão para a defensiva da equipa de Leonardo Jardim, que perdeu algum fulgor no jogo.
A pressão do Carregado não foi suficiente para se traduzir em golos e o Beira-Mar festejou mesmo antes do final da partida, com os adeptos a invadirem o terreno de jogo mesmo antes de Artur Soares Dias dar por concluída a partida.
O Beira-Mar alcança a liderança do campeonato, somando 54 pontos, com 16 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, enquanto o Carregado terminou na última posição com 24 pontos.
Estádio Municipal de Aveiro
Ao intervalo: 1-0
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Beira-Mar: Palatsi; Fabeta, Kanu, Hugo (Leandro Pimenta, 67'), Igor Pita, Rui Sampaio, Yohan Tavares, Artur (Mário Rondon, 85'), Élio, Pedro Araújo e Rui Varela (Wang Gang, 78')
Carregado: Thiago; Diogo (Mário Sérgio, 74'), Tomaz, Pina, Luciano, Tope (Ganhão, 59'), Varão, Dionísio, Miguel Rosa, Rente e Matão (Lemos, 78')
Marcador: 1-0, Kanu (40')
Disciplina: cartão amarelo a Élio (75)
Assistência: cerca de 8.000 espectadores
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida