Bastandos-lhe um empate na receção ao União da Madeira, no domingo...
O experiente Joeano deixou esta quarta-feira o Arouca a 1 ponto da subida de divisão, ao apontar o tento decisivo na reviravolta sobre o Belenenses (2-1), em jogo da 40.ª jornada da Segunda Liga.
Na visita ao Restelo, os arouquenses estiveram em desvantagem, em virtude do golo de João Afonso, aos 18 minutos, mas Roberto, aos 30, e Joeano, aos 82, operaram a reviravolta, deixando o atual segundo classificado muito perto de garantir o acesso à divisão maior do futebol nacional, bastando-lhe um empate na receção ao União da Madeira, no domingo.
Com este resultado, Desp. Aves e Portimonense dizem adeus à hipótese de subida, enquanto o Leixões, terceiro classificado, ainda se mantém na luta, apesar dos cinco pontos de desvantagem para o Arouca.
O Belenenses até entrou a todo o "gás" no jogo, confundindo as marcações adversárias, e João Afonso ameaçou a baliza à guarda de Serginho, perante a passividade inicial do adversário, que ia sentindo dificuldades em explanar o seu futebol.
Ainda assim, os arouquenses poderiam ter inaugurado o marcador, num lance em que ficou toda a sensação de que João Afonso cortou um remate de Soares com a mão, dentro da área, mas seriam os azuis a colocar-se em vantagem, num cabeceamento certeiro do mesmo João Afonso.
No entanto, o Arouca não se deixou abalar pela desvantagem e poderá mesmo dizer-se que o tento encaixado fez "acordar" o conjunto nortenho, que partiu em busca do empate e acabaria por alcançá-lo, à passagem da meia hora, por intermédio de Roberto. O alento proporcionado pela igualdade fez com que o Arouca se superasse na etapa complementar, beneficiando também da total apatia do Belenenses, que não construiu qualquer oportunidade de golo nos segundos 45 minutos.
Já depois de Gabi ter dado o aviso do que poderia acontecer, Joeano ensaiou uma bicicleta, que deixou em sentido a defensiva do Restelo, mas, nos últimos 10 minutos, acabaria por faturar o seu 23.º golo na prova, na marcação exemplar de um livre direto, que poderá ter garantido a presença do Arouca entre os grandes, na próxima época.
Belenenses-Arouca, 1-2
Jogo no Estádio do Restelo, em Lisboa
Ao intervalo: 1-1
Marcadores:
1-0, João Afonso, 18'
1-1, Roberto, 30'
1-2, Joeano, 82'
Equipas:
Belenenses: Matt Jones, Duarte Machado, Eridson, João Afonso, Nélson, Fernando Ferreira (Arsénio 39'), Diakité, Desmarets (Ricardo Alves 73'), Tiago Silva, Fredy e Tiago Caeiro (Diawara 12')
Suplentes: Filipe Mendes, André Teixeira, Ricardo Alves, Arsénio, Rambé, Diawara e Fábio Sturgeon
Treinador: Mitchell van der Gaag
Arouca: Serginho, Dias, Miguel Oliveira, Mika, Stéphane, Soares (Bijou 85'), Idris, André Claro (Clemente 60'), Gabi, Roberto (Laurindo 65') e Joeano
Suplentes: Ricardo, Bijou, Clemente, Hemiliano, Hugo Monteiro, Zarabi e Laurindo
Treinador: Vitor Oliveira
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Eridson (36'), Soares (42'), Fredy (42'), Duarte Machado (45'+2), João Afonso (53'), Mika (57'), Diakité (81'), Diawara (87') e Serginho (90'+6)
Assistência: cerca de 800 espectadores
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida