Marco Bicho, aos 19, marcou primeiro para o Atlético...
O Belenenses regressou hoje aos triunfos na II Liga de futebol, ao vencer o Atlético por 2-1, num dérbi lisboeta da 38.ª jornada em que deu a volta ao resultado, depois de uma primeira parte pouco assertiva. Diawara, aos 70 minutos, selou o triunfo do líder e já campeão, depois de João Afonso, aos 52, ter anulado o tento inaugural de Marco Bicho, aos 19, de grande penalidade.
Apesar da derrota, os alcantarenses estiveram taticamente irrepreensíveis, particularmente na primeira parte, bloqueando a saída de bola do Belenenses e obrigando os "azuis" a um jogo direto, com Marco Bicho e Afonso Taira a revelarem-se fulcrais na pressão exercida sobre os médios adversários. Por outro lado, o Atlético foi aproveitando os espaços concedidos para lançar "venenosos" contra-ataques, quase sempre através do veloz Adilson, acabando por alcançar o golo ainda antes dos 20 minutos, quando Marco Bicho transformou uma grande penalidade, que o próprio havia sofrido.
Relacionadas
Sem conseguir encontrar resposta para os problemas que se lhe deparavam, o Belenenses poderia ter visto aumentar a desvantagem, pouco depois, mas o experiente Ailton falhou o alvo, depois de boa iniciativa individual. A primeira ocasião digna desse nome para a formação do Restelo surgiu perto do descanso, que se revelaria o melhor "conselheiro" dos "azuis", pois foi patente a melhoria exibicional na etapa complementar, com maior dinâmica e velocidade na execução.
Dessa forma, o Belenenses chegou à igualdade, por intermédio de João Afonso, e só não operou a reviravolta logo a seguir, porque Ricardo Janota negou a "traição" a Tiago Caeiro, antigo avançado do conjunto da Tapadinha. Contudo, o Atlético ficaria perto de nova vantagem, numa perdida incrível de Hugo Pina, e, como quem não marca, sofre, Van der Gaag foi ao banco buscar o habitual "jóquer" belenense, Diawara, que selou a 27.ª vitória do Belenenses, sete minutos após ser lançado no jogo.
Jogo no Estádio do Restelo, em Lisboa
Belenenses-Atlético, 2-1
Ao intervalo: 0-1. Marcadores: 0-1, Marco Bicho, 19 minutos (grande penalidade). 1-1, João Afonso, 52. 2-1, Diawara, 70.
Equipas:
Belenenses: Matt Jones, Duarte Machado, Eridson, João Afonso, Nélson, Fernando Ferreira, Diakité, Desmarets (Diawara, 63), Arsénio (Fábio Sturgeon, 71), Fredy e Tiago Caeiro (Ruizinho, 83).
Suplentes: Filipe Mendes, André Teixeira, Ricardo Alves, Ruizinho, Filipe Ferreira, Diawara e Fábio Sturgeon).
Treinador: Mitchell van der Gaag.
Atlético: Ricardo Janota, Luis Dias, Rolão, Hugo Carreira, Vitor Moreno, Hugo Pina (Ivan, 74), Afonso Taira (Bernardo, 65), Marco Bicho, Adilson, Ailton (Julian, 57) e Tininho.
Suplentes: Leão, Bernardo, Ivan, Paulo Sereno, Julian, Gomes e Fernandes).
Treinador: António Pereira.
Árbitro: Vasco Santos (Porto). Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diakité (18), Afonso Taira (22), Ailton (51), Desmarets (58), Marco Bicho (81), Eridson (84) e Bernardo (90). Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida