A formação orientada por Van der Gaag soma agora 60 pontos...
Naval e Belenenses empataram este domingo na Figueira da Foz a 0-0, em partida correspondente à 26.ª jornada da segunda Liga, encontro em que os lisboetas desperdiçaram uma grande penalidade.
O Belenenses justificou plenamente a condição de líder. Mesmo nos momentos em que sofreu maior pressão do adversário, teve sempre o jogo controlado, aumentando assim para 21 o número de jogos sem perder.
Relacionadas
Os primeiros 45 minutos tiveram sinal mais da equipa da casa, exercendo pressão sobre o meio campo azul, cortando linhas de passe e evitando desta forma aproximações perigosas à sua baliza.
Entraram melhor os da Figueira da Foz, que ainda no decorrer do primeiro minuto mostraram logo as suas intenções, com João Martins a obrigar muito cedo Matt Jones a mostrar serviço.
A equipa da casa foi acentuando a pressão e fez passar a defensiva azul por alguns sustos, nomeadamente aos 9, 28 e 30 minutos, em que o golo esteve à vista, mas falhou na eficácia.
O Belenenses, na primeira vez que se aproximou da baliza navalista, aos 43 minutos, beneficiou de uma grande penalidade - derrube de Tikito a Tiago Silva. Fernando Ferreira, na cobrança, desperdiçou a oportunidade, com remate por cima do travessão.
A etapa complementar foi disputada com menor intensidade. Os lances de maior registo ocorreram aos 87 minutos, com remate de Carvalhas, e aos 89, quando Télinho, isolado na cara de Matt Jones, foi derrubado nas imediações da área por João Meira, que foi punido com vermelho direto.
O empate entre o líder e o 14.º classificado acaba por ajustar-se, embora os figueirenses tenham sido punidos pela falta de eficácia ofensiva, já que foram a equipa que mais oportunidades criaram e mais trabalhou para conseguir o golo.
Jogo no Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz
Naval - Belenenses, 0-0
Naval: Guilherme, Carlitos, Diogo Silva, Tikito, Luís Tinoco, Djibril, Filipe Melo, André Fontes (Vítor Alves 85), João Martins, Regula (Télinho 70) e André Carvalhas.
Treinador: Álvaro Magalhães.
Belenenses: Matt Jones, Duarte Machado, Kay, João Meira, Arsénio (Filipe Ferreira, 83), Diakité, Fernando Ferreira, Tiago Silva (Tiago Caeiro 79), Desmarets (Fredy 58), Arsénio e Diawara.
Treinador: Van Der Gaag. Árbitro: Nuno Almeida (Algarve)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Desmarets (34), Tikito (43) e André Carvalhas (46). Cartão Vermelho direto a João Meira 89.
Assistência: cerca de 250 espetadores.
Lateral-esquerdo deve subir ao onze face ao castigo de Luís Rocha
Léo Teixeira foi encaminhado para o hospital de Penafiel
Fogaceiros foram para o intervalo a ganhar, mas concederam a igualdade no segundo tempo
Arbitragem de Luís Godinho causou controvérsia
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais