Até ao 2-0, os comandados de Van der Gaag capitalizaram da melhor maneira...
Os "estreantes" Arsénio e Si Salem deram este sábado a vitória ao Belenenses sobre o Feirense (3-1), depois de Fernando Ferreira ter aberto o marcador de penálti num jogo de futebol em que os "nortenhos" dominaram durante 60 minutos.
Até ao 2-0, os comandados de Van der Gaag capitalizaram da melhor maneira as únicas oportunidades de golo vendo do outro lado do campo um Feirense a não conseguir bater o britânico Matt Jones.
O Feirense entrou melhor no jogo, mais dominante e com mais posse de bola, mas o Belenenses nunca baixou os braços e aos 12 minutos chegou à vantagem no encontro, de grande penalidade, convertida por Fernando Ferreira, a castigar falta de Luciano sobre Fredy. A partir daí os azuis acertaram as marcações e começaram a jogar de forma mais folgada e, aos 27 minutos, chegou aos 2-0, por intermédio de Arsénio, que recebeu um cruzamento longo de Duarte Machado, e beneficiou da passividade da defesa da equipa comandada por Henrique Nunes para fazer o gosto ao pé.
Com a entrada inicial em 4x4x2, o Feirense manteve o balanço no ataque mas reposicionou-se, com a entrada de Clayton para o lugar de Thiago Freitas, aos 33 minutos, e passou a jogar em 4x1x4x1 voltando a dominar a posse de bola.
A história da primeira parte repetiu-se na segunda. O Feirense voltou a entrar mais dominador, mas, aos 64 minutos, Oliveira complicou a vida a Henrique Nunes. Agarrou Tiago Caeiro na área, quando este surgia isolado. O árbitro portuense Jorge Sousa não perdoou o erro e expulsou o central. Na marcação da grande penalidade, o guarda-redes Marco Rocha defendeu o remate de Fernando Ferreira.
A jogar com menos um elemento, o Feirense não baixou os braços e encostou os três atacantes em cima da linha defensiva dos "azuis", que passaram a jogar em contra-ataque, e, aos 82 minutos, reduziu o marcador por intermédio de Diogo Cunha, de grande penalidade, a castigar falta de Fernando Ferreira sobre Ludovic. Contudo, a "manta" estava demasiado curta no setor defensivo e em cima do apito final o argelino Si Salem, reforço do Belenenses para esta temporada, selou o resultado, numa iniciativa individual pela esquerda.
Jogo realizado no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Belenenses - Feirense, 3-1.
Ao intervalo: 2-0. 1-0, Fernando Ferreira, 12 minutos (grande penalidade). 2-0, Arsénio, 27 minutos. 2-1, Diogo Cunha, 82 (grande penalidade). 3-1, Si Salem, 86.
Equipas:
Belenenses: Matt Jones, Duarte Machado, João Meira, Kay, Nélson, Fernando Ferreira, Diakité, Fredy, Tiago Silva (Si Salem, 66), Arsénio (Zambujo, 77) e Tiago Caeiro (Diawara, 88). (Suplentes: Filipe Mendes, Si Salem, Filipe Ferreira, Zambujo, Eridson, Zazá e Diawara). Treinador: Mitchell van der Gaag.
Feirense: Marco Rocha, Serginho (Ludovic, 66), Oliveira, Luciano, André Santos (Jorge Gonçalves, 55), Rafa, Sténio, Thiago Freitas (Clayton, 33), Digo Cunha, Fonseca e Pires. (Suplentes: Marcos, Ludovic, Clayton, Jorge Gonçalves, João Ricardo, Carvalho e João Viana). Treinador: Henrique Nunes.
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo a Fonseca (76), Fernando Ferreira (82) e Fredy (83). Cartão vermelho direto a Oliveira (64). Assistência: Cerca de 1.000 espectadores.
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida