Com apenas um ponto de distância para o penúltimo classificado...
Rodrigo António deu este sábado algum fôlego ao Belenenses na luta pela manutenção na Liga Orangina, ao apontar os dois golos do triunfo sobre a Oliveirense (2-1), em jogo da 23.ª jornada.
O "bis" do médio brasileiro, aos 28 e 47 minutos, permitiu ao emblema da Cruz de Cristo, que jogou os últimos minutos reduzido a 10 elementos, por expulsão de Fernando Ferreira, somar a primeira vitória nos últimos seis jogos e infligir a 10.ª derrota à formação de Oliveira de Azeméis, que viu Guima, aos 40, ainda lhe dar alguma esperança.
Relacionadas
Com apenas um ponto de distância para o penúltimo classificado (Sporting da Covilhã), o Belenenses entrava em campo para travar mais uma "final" na luta pela manutenção, contra um adversário que, depois de uma primeira metade de época nos lugares cimeiros, procura agora aproximar-se do meio da tabela.
Os "azuis" do Restelo voltaram a denotar a habitual falta de ideias nas transições ofensivas, que, inevitavelmente, "morriam" no último terço do campo ou na sequência de cruzamentos mal medidos.
Ainda assim, o golo de Rodrigo António, a aproveitar a confusão na área dos visitantes, veio dar um "pontapé" na monotonia generalizada do primeiro tempo, já que também a Oliveirense pouco ou nada demonstrou, à exceção do tento de Guima.
A formação de Pedro Miguel acabou por aproveitar uma das poucas oportunidades criadas, mas voltaria a sofrer novo revés, quando Rodrigo António colocou os "azuis" novamente na liderança do marcador, logo a abrir o segundo tempo.
Com o quarto golo nos últimos cinco jogos da Liga de Honra, o médio brasileiro continua a revelar-se como a grande referência ofensiva da equipa de Marco Paulo, que está claramente "órfã" de um ponta-de-lança que ponha "em sentido" as defensivas contrárias.
Em vantagem no marcador, os "azuis" retraíram-se, baixaram as linhas e deram a iniciativa à Oliveirense, mas Tomané, por duas vezes, poderia ter oferecido a tranquilidade ao técnico Marco Paulo, que acabaria por alcançar o primeiro triunfo desde que assumiu o comando da equipa.
Jogo no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Belenenses - Oliveirense, 2-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Rodrigo António, 28 minutos.
1-1, Guima, 40.
2-1, Rodrigo António, 47.
Belenenses: Coelho, Duarte Machado (Sidnei, 66), Pedro Ribeiro, Victor Silva, Igor Pita, Koukou, Fernando Ferreira, Zazá, Rodrigo António, Miguel Rosa (Rafael Santos, 90+2) e Rui Varela (Tomané, 74).
(Suplentes: Paulo César, Victor Lemos, Ricardo Viegas, Sidnei, Tomané, Léo Kanú e Rafael Santos).
Oliveirense: Bruno Vale, Bruno Sousa, Laranjeira (Diego, 81), Banjai, Chico Silva, Diogo (Adriano, 55), Zé Pedro, Rui Lima, Ivan Santos (Sassá, 71), Guima e Clemente.
(Suplentes: Bruno, Diego, Vítor, Reinaldo, Zé Sousa, Adriano e Sassá).
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diogo (19), Laranjeira (27), Duarte Machado (39), Bruno Sousa (51), Ivan Santos (56), Victor Silva (90+1) e Coelho (90+4). Cartão vermelho direto para Fernando Ferreira (78).
Assistência: cerca de 500 espetadores.
Carlos André Gomes abordou negócio com o grupo brasileiro REVEE, no valor de 15 milhões de euros
Guarda-redes ainda não tem clube e médio vai para o Javor Ivanjica, da Sérvia
Pretende recolocar o Chaves "no lugar de destaque que merece no panorama do futebol português"
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2