Último triunfo da equipa de Belém tinha acontecido à 4.ª jornada, frente ao Tondela, há mais de dois meses
Um golo de Ricardo Matos e outro de Maxuel fizeram este domingo o Belenenses regressar às vitórias na Liga Sabseg, mais de dois meses depois, no triunfo, por 2-0, frente ao Penafiel, em jogo da 11.ª jornada.
Com este resultado, que em nada altera a classificação, o Belenenses, que quebrou o ciclo de seis jogos consecutivos sem vencer na prova (cinco derrotas e um empate), soma agora nove pontos, menos dois do que o Penafiel.
O último triunfo do Belenenses e único, até hoje, remontava a 1 de setembro frente ao Tondela (1-0). De realçar que esta também foi a primeira vitória do treinador Vasco Faísca ao comando técnico da equipa do Restelo, depois da derrota, por 1-0, frente ao Feirense, no jogo de estreia.
Num duelo de aflitos, que colocava frente à frente o antepenúltimo (Penafiel) ao penúltimo (Belenenses), a equipa do Restelo cedo se adiantou no marcador através do golo, aos sete minutos, de Ricardo Matos, que recebeu a bola na sequência de um passo de rutura de Filipe Chaby.
O Penafiel, que procurava o primeiro triunfo fora de casa, apenas conseguiu o primeiro remate aos 22 minutos, quando Robinho viu o guarda-redes Guilherme Oliveira negar-lhe a igualdade.
Com isto, os comandados de Hélder Cristóvão começaram a crescer no jogo e, de certa forma, a sufocar o Belenenses, mas revelou-se perdulário na finalização.
Na segunda parte, os azuis do Restelo conseguiram equilibrar um pouco mais as forças, graças à entrada de Cain Attard, Moha Keita e Rúben Pina, mas o Penafiel continuava a comandar a posse de bola, embora mais longe da baliza de Guilherme Oliveira.
Os remates de Robinho, aos 60 minutos, de Gabriel Barbosa, aos 75', e de João Silva, aos 81', acabaram por ser as notas de destaque.
Perante este caudal ofensivo, o Penafiel acabou por ser apanhado em contrapé e, aos 90+6 minutos, acabou surpreendido, quando Tiago Manso recuperou a bola e lançou Moha Keita para uma arrancada vertiginosa para a baliza de Pedro Silva, jogador que depois serviu Maxuel, que, sem qualquer adversário pela frente, fixou o resultado em 2-0.
Jogo realizado no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Belenenses-Penafiel, 2-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Ricardo Matos, 7 minutos.
2-0, Maxuel, 90+6'.
Equipas:
- Belenenses: Guilherme, Oliveira Pedro Carvalho, André Serra, Chima, Tiago Manso, Duarte Valente (Danny, 86'), Hélio Cruz (Cain Attard, 46'), Filipe Chaby (Rúben Pina, 56'), Chapi Romano, Clé Andrade (Moha Keita, 56') e Ricardo Matos (Maxuel, 72').
Suplentes: David Grilo, Fábio Luís, Danny, Sambú, Tiago Moninhas, Cain Attard, Rúben Pina, Moha Keita e Maxuel).
Treinador: Vasco Faísca.
- Penafiel: Pedro Silva, Rúben Freitas, Leandro Teixeira, João Miguel, João Silva, Reko (Chico Teixeira, 82'), Edu Pinheiro (Hugo Firmino, 61'), Filipe Cardoso, Maga (Gabriel Barbosa, 71'), Robinho e Adílio Santos.
(Suplentes: Manuel Baldé, Hugo Firmino, Gabriel Barbosa, Chico Teixeira, João Oliveira, Diogo Batista, André Silva, Rúben Pereira e Pedro Vieira).
Treinador: Hélder Cristóvão.
Árbitro: Márcio Torres (AF Viana do Castelo).
Ação disciplinar: cartão amarelo para João Miguel (37'), Clé Andrade (39'), Reko (49') e Rúben Pina (64').
Assistência: cerca de 1.200 espetadores.
Emanuel Moreira foi o herói dos fogaceiros
Formação de Trás-os-Montes esteve por duas vezes em desvantagem
Reforço' vindo da equipa principal revelou-se decisivo
Formação feminina, Sub-19 e andebol com jogos reprogramados
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam