Encarnados estão em zona de despromoção
O Penafiel foi este domingo ao Seixal vencer o Benfica B, por 2-0, em partida da sétima jornada da 2.ª Liga, prolongando o jejum dos lisboetas, que continuam em zona de despromoção.
Os golos do conjunto penafidelense foram apontados na segunda parte, por Reko, aos 70 minutos, de penálti, e Raúl Alcaina, aos 74, numa altura em que a equipa da casa já atuava com 10 elementos, devido à expulsão de Tiago Parente, aos 67.
Apesar de terem tido mais posse de bola, remates e oportunidades de golo na primeira parte, os benfiquistas, que foram a jogo com o objetivo de somarem o primeiro êxito na competição, não conseguiram traduzir o ascendente em golos antes do intervalo.
O Penafiel passou por alguns momentos de aflição nesse período. Aos 27 minutos, na melhor oportunidade da equipa da casa, valeu aos durienses Joan Femenías, guardião que travou o cabeceamento de Gonçalo Moreira, mantendo o 'nulo' no marcador.
Na segunda parte, os penafidelenses deixaram o primeiro sinal de aviso, logo aos 46 minutos, quando Gonçalo Negrão teve uma iniciativa individual pelo flanco direito e rematou para defesa atenta de Ricardo Ribeiro, que não pôde, aos 70, evitar o 1-0 do Penafiel.
Um penálti cometido por Tiago Parente, que foi expulso aos 67 minutos após lhe serem exibidos dois cartões amarelos e o respetivo vermelho em quatro minutos, permitiu que Reko batesse o guarda-redes do Benfica B da marca dos 11 metros.
A perderem por 1-0 e com menos um jogador, os 'encarnados' não conseguiram impedir, aos 74 minutos, que o adversário chegasse ao 2-0 por intermédio de Raúl Alcaina, que finalizou com êxito após desmarcação de Pedro Alves.
Até ao final, apesar das oportunidades criadas, sobretudo pelos durienses, o resultado não voltou a sofrer alterações.
Com o triunfo, o Penafiel soma agora oito pontos e ocupa a 12.ª posição, enquanto o Benfica B é 17.º e penúltimo, com quatro, menos um do que a primeira equipa acima da zona de despromoção, o Paços de Ferreira (16.º).
Jogo no Benfica Campus, no Seixal.
Benfica B -- Penafiel, 0-2
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Reko, 70 minutos (grande penalidade).
0-2, Raúl Alcaina, 74.
Equipas:
- Benfica B: Ricardo Ribeiro, Leandro Santos, Ndembi (Tiago Freitas, 85), Rui Silva, Tiago Parente, Tomás Cruz, Gonçalo Moreira (José Melro, 76), Diogo Prioste, Rodrigo Rêgo (Francisco Silva, 61), Jelani Trevisan (Bernardes, 61) e Olívio Tomé (Eduardo Fernandes, 61).
(Suplentes: Gonçalo Sobral, Kevin Pinto, Martim Ferreira, Miguel Figueiredo, Tiago Freitas, Bernardes, Eduardo Fernandes, Francisco Silva e José Melro).
Treinador: Nélson Veríssimo.
- Penafiel: Joan Femenías, Francisco Ferreira, João Miguel, Cláudio Silva, Gonçalo Negrão (Davo, 60), Reko, Rúben Alves (Ibrahima Kébé, 76), Pedro Sá (Meireles Injai, 86), Bruno Pereira, Raúl Alcaina (Pedro Vieira, 76) e Álvaro Santos (Jota Silva, 86).
(Suplentes: Manuel Baldé, Gustavo Fernandes, Teddy Alloh, Meireles Injai, Ibrahima Kébé, Pedro Vieira, Joseph Séry, Davo e Jota Silva).
Treinador: José Manuel Aira.
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ndembi (01), Leandro Santos (39), Raúl Alcaina (42), Olívio Tomé (50) e Tiago Parente (64 e 67). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Tiago Parente (67).
Assistência: Cerca de 500 espetadores.
Encarnados estão em zona de despromoção
Conjunto leonino regressou aos triunfos depois de ter perdido com o Marítimo na passada ronda por 1-0
Atuação do árbitro Vítor Ferreira foi duramente criticada pelos azuis e brancos
'Visitante' João Caiado sentenciou o resultado ao cair do pano
UEFA já tem em cima da mesa uma proposta da Superliga
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Vice-campeão do Mundo pela Holanda em 2010 em entrevista a Record
Portal 'The Athletic' falou com jogadores e um professor universitário para analisar a questão