Golo de Aponza na reta final da partida
O Sp. Covilhã 'reacendeu' este domingo a luta pela manutenção ao vencer no reduto da BSAD, por 1-0, com um tento de Aponza na reta final da partida da 30.ª jornada da 2.ª Liga.
No Estádio Nacional, em Oeiras, o colombiano desfez o 'nulo' aos 84 minutos, deixando os serranos igualados com o Trofense nos últimos lugares da tabela, com 24 pontos, a três da BSAD, que mantém os 27 e o lugar de playoff, e a cinco do Nacional, com 29.
A primeira parte foi um completo marasmo, com as duas equipas a demonstrarem as razões que as levam a estar na 'cauda' da tabela da 2.ª Liga, com a única exceção a ser um remate frontal de primeira de Lucho, ao lado da baliza da BSAD, aos 24 minutos.
O equilíbrio foi a nota dominante, mas num aspeto medíocre, sem qualquer perigo de relevo junto das balizas, com o intervalo a chegar na esperança de haver alterações no segundo tempo, que se verificaram, sobretudo, numa mudança de atitude dos lisboetas.
Depois de uma interrupção de alguns minutos no reatamento, devido à lesão de Bruno Bolas, que levou à sua substituição por Igor Araújo, a fazer a estreia esta temporada na baliza do Sporting da Covilhã, os 'azuis' tomaram conta do jogo, com algumas ocasiões.
Igor Araújo foi logo chamado à ação no primeiro lance desde a sua entrada em campo, aos 57, com uma defesa apertada a um remate de João Lima, que voltou a ameaçar aos 70, mas falhou o cabeceamento certeiro em resposta ao bom cruzamento de Henrique.
O mesmo João Lima teve uma perdida inacreditável aos 75, quando, sozinho perante Igor Araújo e com tudo para fazer golo, atirou rente ao poste direito, o que acabou por ser 'fatal' para a BSAD, porque o Sporting da Covilhã, sem muito fazer por isso, marcou.
John Kelechi falhou a interceção num passe longo de Ângelo e deixou 'escapar' Aponza, que, muito veloz, atirou rasteiro por baixo do corpo de Gonçalo Tabuaço e decidiu este duelo, soltando a euforia com o triunfo, que permite ainda sonhar com a manutenção.
Jogo realizado no Estádio Nacional, em Oeiras.
BSAD-Sporting da Covilhã, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
0-1, Aponza, 84 minutos.
Equipas:
BSAD: Gonçalo Tabuaço, António Montez (Boni, 87), John Kelechi, Nuno Tomás, Jójó, Rúben Oliveira, Fofana (Yaya, 54), Henrique, Chico (Tavares, 77), Samuel Lobato (Jefferson, 54) e João Lima (Fabrício, 77).
(Suplentes: Dylan Silva, Bernardo Caldeira, Boni, Coxixo, Yaya, Tavares, Jefferson, Saramago e Fabrício).
Treinador: Zé Pedro.
Sporting da Covilhã: Bruno Bolas (Igor Araújo, 56), Ângelo, Jaime (Felipe Dini, 73), Lucão, Gildo (Diogo Rodrigues, 62), Zimbabwé, Lucho, Nkanyiso Shinga (Jorginho, 73), Nuno Rodrigues (Gilberto, 62), Fatai e Aponza.
(Suplentes: Igor Araújo, Diogo Rodrigues, Casagrande, Jorginho, Gilberto, Cornélio, Zé Tiago, Felipe Dini e Agustín Mársico).
Treinador: Alex Costa.
Árbitro: Luís Godinho (AF Évora).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Nkanyiso Shinga (60), Jefferson (66) e Rúben Oliveira (90).
Assistência: 432 espectadores.
Jogador do Farense contribuiu para um feito histórico dos tubarões azuis
Futuro reforço do Chaves marcou no empate a uma bola frente à Libéria
Jogadores Mesaque Djú e Heitor ajudaram a preparar os cabazes que serão entregues no próximo dia 16 de outubro
Estádio da formação da 2.ª Liga continua a ser alvo de obras de requalificação
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid