O Estoril recebeu e venceu este domingo o Casa Pia por 4-1, em jogo da 20.ª jornada da II Liga, e colocou-se a apenas quatro pontos dos lugares que valem a promoção à I Liga.
Os gansos foram os primeiros a marcar no estádio António Coimbra da Mota, ao minuto nove, por Rodrigo Dantas, mas os canarinhos deram a volta ao marcador ainda no primeiro tempo, com golos de Roberto (25') e Juninho (45'+5), de grande penalidade.
Na segunda parte, o Estoril ampliou a vantagem e construiu a goleada com mais dois golos, apontados por Chiquinho (53') e Crespo (62').
Com este resultado, o Estoril Praia, que vai já na quarta vitória seguida na II Liga sob o comando de Pedro Duarte, soma 34 pontos e sobe ao quarto lugar, a um ponto do Mafra, quatro do Farense e seis do Nacional. Já o Casa Pia é cada vez mais último, com 10, a 11 do 16.º o Vilafranquense.
Com a subida de divisão na mira, o Estoril Praia entrou melhor no jogo no António Coimbra da Mota e, com cinco minutos, já tinha estado por duas vezes perto de inaugurar o marcador, com a bola a pisar a linha de golo sem que ninguém conseguisse o toque final.
O Casa Pia respondeu aos nove minutos e mostrou eficácia. Num remate de fora da área, tão espetacular como indefensável, Rodrigo Dantas fez a bola entrar no ângulo da baliza de Daniel Figueira e colocou os 'gansos' na frente.
Inconformado, o Estoril Praia continuou no controlo do jogo, em ataque continuado, com o Casa Pia a explorar a cada posse de bola as costas da defesa canarinha. Aos 25 minutos, deu frutos a insistência da equipa de Pedro Duarte, com Roberto a conseguir a igualdade, num cabeceamento, em resposta a um cruzamento de Chiquinho na direita do ataque.
Já em tempo de desconto do primeiro tempo, Roberto foi tocado na grande área na sequência de um canto e o Estoril teve oportunidade soberana para ir para o descanso em vantagem. Juninho não tremeu no penálti e colocou o resultado em 2-1.
Na segunda parte, o Estoril Praia entrou determinado em evitar mais percalços e depressa encostou o Casa Pia às cordas. Aos 53 minutos, Chiquinho, em noite inspirada, recebeu a bola na grande área, evitou um adversário com uma finta de corpo e atirou colocado para terceiro, descansando os canarinhos.
O terceiro golo afundou os casapianos e catapultou o Estoril para uma exibição sólida, com Crespo, aos 62 minutos, a confirmar os números de goleada, aparecendo sozinho à boca da baliza para encostar um cruzamento rasteiro de Roberto.
Jogo no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.
Estoril Praia - Casa Pia, 4-1.
Ao intervalo: 2-1.
Marcadores:
0-1, Rodrigo Dantas, 9 minutos.
1-1, Roberto, 25.
2-1, Juninho, 45'+5 (g.p).
3-1, Chiquinho, 53'.
4-1, Crespo, 62'.
Equipas:
- Estoril: Daniel Figueira, João Diogo, Valente, Lucas Áfrico, Joãozinho, Tembeng, Daniel Bragança, Chiquinho (Pineda, 66'), Crespo, Juninho (André Franco, 77') e Roberto (Ricardo Rodrigues, 70').
(Suplentes: Stojkovic, Gonçalo, Lucas, Pineda, André Franco, Ricardo Rodrigues e Lucas Marques).
Treinador: Pedro Duarte.
- Casa Pia: Vanderlaan, David Rosa, Caio Marcelo, Kelechi, Tiago André, Mateus Fonseca (Sávio, 79'), Rodrigo Dantas (Fornah, 60'), Martim, Jeka (Enoh, 64'), Kenidy e Alexandros.
(Suplentes: Rafael, Pedro Machado, Tharcysio, Fornah, Joel, Enoh e Sávio).
Treinador: Ricardo Peres.
Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Roberto (47') e Valente (75').
Assistência: Cerca de 1.200 espetadores.
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida