Já nos descontos (90+1) o jogador podia ter bisado com um remate em arco mas que foi parar às mãos do guardião algarvio,
Um golo solitário de Mendes, logo aos sete minutos, permitiu este sábado ao Famalicão estrear-se em casa na 2.ª Liga com uma vitória sobre o Olhanense, em jogo a contar para a segunda jornada. A equipa de Olhão até entrou melhor na partida, aproximando-se de forma mais eficaz da baliza à guarda de Murta, mas, ao sofrer um golo num lance de bola parada, acabou por esmorecer e deixar o jogo equilibrar-se.
Mendes, aos sete minutos, inaugurou o marcador com um livre direto e foi preciso esperar vinte minutos para voltar a ver real perigo: Rodolfo Lourenço cruzou para cabeceamento de Duque ao lado (27 minutos).
O Famalicão passou a liderar o jogo, aproveitando-se da fragilidade das alas do Olhanense e fazendo-se valer da experiência de Mércio que conseguia posicionar-se muito bem à entrada da área adversária e ganhava muitas bolas de cabeça.
Até ao intervalo destaque para as tentativas de Vítor Lima (30 minutos), Medeiros (35) e Mércio (41), mas foi após o descanso, aos 57', que os famalicenses estiveram realmente perto de aumentar a vantagem quando Correia disparou de longe mas com muita força pondo à prova Tiago Maia.
Apesar da desvantagem o Olhanense pareceu adormecido demais, dando ao clube da casa a oportunidade de mandar no jogo, talvez motivado por estar pela primeira vez perante o seu público neste regresso às competições profissionais, 19 anos depois.
O Famalicão criou várias oportunidades mas pecou na finalização com Correia, aquele que foi o melhor marcador da equipa quando esta disputava na época passada o Campeonato Nacional de Seniores (12 golos), a ser o mais inconformado mas também o que mais desperdiçou.
Já nos descontos (90+1) Mendes podia ter bisado com um remate em arco mas que foi parar às mãos do guardião algarvio, numa altura em que o Olhanense já só respondia com lances desesperados que o Famalicão soube suster, sobretudo através de contra-ataques muito rápidos.
Jogo no Estádio Municipal de Famalicão, em Vila Nova de Famalicão.
Famalicão-Olhanense, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Mendes, 7 minutos.
Equipas:
Famalicão: Murta, Daniel, João Pedro, Vilaça, Vítor Vinha, Ibraima, Vítor Lima (Diogo Santos, 56), Mércio, Mendes, Correia (Chico, 90) e Medeiros (Leandro, 90+5).
Suplentes: Chastre, Jorge Miguel, Joel, Diogo Santos, Chico, Amerssan e Leandro.
Treinador: Daniel Ramos.
Olhanense: Tiago Maia, Rodolfo Lourenço, Materazzi, Fábio Marinheiro, Tiago Duque, Virga (Ousmane Baldé, 60), Coelho (Januário, 60), Giraldo (Ponse, 76), João Oliveira, Murilo e Leandro Borges.
Suplentes: Léo, Ousmane Baldé, Douglas Cordeiro, Mickael, Ponce, Zé Miguel e Januário.
Treinador: Cristiano Bacci.
Árbitro: Pedro Campos (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vilaça (12), Virga (15), Vítor Lima (47), Giraldo (67), João Oliveira (70), Mércio (70), Medeiros (78) e Murilo (90+5).
Assistência: cerca de 3.700 espetadores.
Australiano alarga opções para o ataque
Extremo do Leixões chegou aos três golos em 2025/26
Punições aplicadas pela FIFA relacionadas estão relacionadas com as dívidas a outros emblemas
Técnico do Sporting B explica que o ala de 18 anos, que renovou ontem com os leões até 2030, não se deslumbra com o sucesso
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos