Dragões voltaram aos triunfos caseiros depois de duas derrotas consecutivas, com Leixões (2-0) e Famalicão (2-1).
O FC Porto B bateu este domingo em casa o Atlético, por 1-0, com um golo de Graça, numa partida da 31.ª jornada da 2ª Liga.
A primeira parte foi de paciência entre o FC Porto, que teve quase sempre a iniciativa atacante, e o conjunto lisboeta, que apostou tudo na segurança defensiva, vincada com uma linha de cinco defesas.
Mesmo assim, os portistas construíram duas situações claras de perigo, a primeira por André Silva, que surgiu isolado frente a Danilo e perdeu o duelo direto com este (23'), e a segunda por Graça, que rematou ao poste (29').
O melhor que o Atlético conseguiu antes do intervalo, a nível ofensivo, foi um remate de cabeça de Vouho na área portista, que pecou por ser mal direcionado (33').
O jogo mudou após o intervalo e sobretudo após Graça fazer o 1-0, na sequência de um cruzamento de Ruben Macedo.
Em desvantagem, o Atlético substituiu o central Greddy Perozo por um médio ofensivo e a partir daí o FC Porto B passou por muitas dificuldades no seu setor recuado, que hoje também apresentou muitas alterações.
Aos 58 minutos, Vouho isolou-se e serviu Hélio Cruz, mas este, precipitado, atirou por cima desperdiçando uma boa ocasião de golo.
Com o jogo aberto e o Atlético balanceado no ataque, Gleison trabalhou bem na direita e quase sobre a linha de fundo, deixou o guarda-redes Danilo para trás e assistiu Graça, que, com a baliza à sua disposição, rematou sobre a barra (59').
O Atlético tentou tudo para empatar, na reta final do jogo causou muitos embaraços à defesa portistas e só não marcou porque José Sá mostrou grande atenção aos 80 minutos, quando saiu bem ao encontro de Malele e a deter o remate deste, e, no minuto seguinte, ao segurar uma recarga perigosa.
O FC Porto voltou assim aos triunfos caseiros depois de duas derrotas consecutivas, com Leixões (2-0) e Famalicão (2-1), e mantém-se no comando do campeonato, agora com 59 pontos, ao passo que o Atlético continua na metade inferior da classificação, com 38 pontos.
Jogo no Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia
Ao intervalo: 0-0.
Marcador: 1-0, Graça, 53 minutos
FC Porto B: José Sá, Rodrigo, Verdasca, Tomás, Rui Moreira, Omar, Gleison (Chikhaoui, 88), Graça (N. Zitouni, 83), Francisco Ramos, Ruben Macedo (Sérgio Ribeiro, 90+1) e André Silva.
(Suplentes: João Costa, Palmer Brown, N. Zitouni, Ronan, Sérgio Ribeiro e Chikhaoui).
Treinador: Luís Castro.
Atlético: Danilo, Pedro Almeida, Jefferson, Djikiné, Grenddy Perozo (Stehb, 59), Simão (Malele, 77), Hélio Cruz, Celestino (Curto, 74), Regula, Jorge Ribeiro, e Vouho.
(Suplentes: Meira, Duarte Machado, Stehb, Malele, Nadson, Gerevini e Curto).
Treinador: Jorge Andrade.
Árbitro: Cosme Machado (Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Grenddy Perozo (11), Jorge Ribeiro (36), Pedro Almeida (44), Omar (79) e Rui Moreira (90+4).
Assistência: 419 espectadores.
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida