Clube lisboeta regressa aos triunfos na Liga Sabseg no primeiro jogo de Paulo Mendes no comando da equipa
A BSAD venceu este sábado na visita ao FC Porto B, por 2-1, em jogo da 19.ª ronda da Liga Sabseg decidido aos 75 minutos com um penálti muito contestado pelos dragões.
Os visitantes adiantaram-se no marcador com um golo de Edgar Pacheco aos 13 minutos, no primeiro remate à baliza portista, Bruno Costa empatou de grande penalidade, aos 24', e Henrique fez o 2-1 final, aos 75', na conversão de um penálti que o FC Porto B contestou fortemente, mas sem êxito.
Relacionada
Paulo Mendes assumiu o comando técnico da BSAD após o afastamento de Nandinho e saiu-se bem na missão, garantindo mais três pontos para uma equipa que se mantém no 16.º lugar da classificação, a lutar para não descer de divisão.
O FC Porto B permanece no sexto lugar, com 27 pontos.
A equipa lisboeta confirmou sentir-se muito mais à vontade nos encontros fora de casa, que no seu caso costuma ser o Estádio Nacional, em Oeiras, já que foi como visitante que obteve 14 dos 19 pontos que tem.
O FC Porto B dominou toda a primeira parte, teve mais de 70% da posse de bola e nem por isso conseguiu aproximar-se com perigo da baliza de Gonçalo Tabuaço, porque a BSAD foi sempre uma equipa disciplinada a nível defensivo e correu poucos riscos para não ser surpreendida.
Os portistas entraram pele primeira vez na área contrária aos oito minutos, por Wendel, mas a bola acabou por voltar para trás e o perigo potencial esfumou-se.
João Mendes aproveitou uma sobra para tentar a sua sorte aos 11 minutos, com um remate de fora da área, mas falhou na pontaria, e o jogo prosseguiu com a bola quase sempre em poder do FC Porto B e a BSAD na expectativa.
Edgar Pacheco sacudiu a modorra com um grande golo aos 13 minutos, na primeira vez que a BSAD logrou atacar com perigo através de trocas de bola sucessivas, que os portistas não souberam anular. O atacante concluiu a jogada coletiva com um remate potente de fora da área e bateu Runje.
Tavares derrubou Nilton na área da BSAD aos 23 minutos e Bruno Costa, que habitualmente trabalha com a equipa principal do FC Porto, aproveitou a grande penalidade para fazer o 1-1.
A segunda parte foi mais equilibrada e a BSAD abandonou parte dos cuidados defensivos adotados até ao intervalo, tendo então conseguido alguns cantos e criado alguns problemas à defesa portista.
Os visitantes podiam ter desempatado aos 70 minutos, mas João Lima, com a baliza adversária à sua disposição, cabeceou mal uma bola cruzada de esquerda por Edgar Pacheco.
O lance decisivo do jogo ocorreu aos 75 minutos: o defesa central Trova Boni, do Burkina Faso, arrancou com a bola pelo lado direito, ultrapassou alguns opositores, fletiu para a área portista e caiu, tendo o árbitro entendido que o jogador havia sido travado em falta.
O FC Porto B contestou o penálti com muita veemência, mas o juiz manteve a sua decisão e Henrique bateu a grande penalidade e repôs a sua equipa na frente do marcador.
Os dragões forçaram o andamento, Bruno Costa obrigou Gonçalo Tabuaço a uma boa defesa a dois tempos aos 81 minutos, o guardião da BSAD voltou a estar muito bem aos 88 e João Mendes 'ofereceu' a Mota a igualdade já nos descontos, mas o atacante rematou por alto.
Jogo realizado no Estádio Luís Filipe Meneses, em Vila Nova de Gaia.
FC Porto B - BSAD, 1-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Edgar Pacheco,13 minutos
1-1, Bruno Costa, 24 (gp)
1-2, Henrique, 75 (gp)
Equipas:
- FC Porto B: Runje, Rodrigo Ferreira, Romain Correia (Mota, 85), Zé Pedro, João Mendes, Rodrigo Fernandes, Sidnei Tavares (Rui Monteiro, 64), Marcus (Jorge Meireles, 64), Bruno Costa, Nilton (Umaro Candé, 64) e Wendel Silva (Luan Brito, 71).
(Suplentes: Diogo Fernandes, António Ribeiro, Vinhas, Rui Monteiro, Jorge Meireles, Umaro Candé, Luan Brito, Levi e Mota).
Treinador: António Folha.
- BSAD: Gonçalo Tabuaço, Jojó, Trova Boni, Martim Coxixo, Henrique Gelain, Tavares (Jefferson, 67), Rúben Oliveira (Fabrício, 87), Braima, Samuel Lobato (Castro, 76), João Lima (Fofana, 87) e Edgar Pacheco (Tiago Lopes, 76).
(Suplentes: Álvaro Ramalho, Yaya, Jefferson/11, Castro/19, Fofana721, Bernardo Caldeira/24, Tiago Lopes/35, António Monteiro/42 e Fabrício/84).
Treinador: Paulo Mendes.
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Wendel (44), Samuel Lobato (54), Romain Correia (73), Rúben Oliveira (83), Rui Monteiro (86), Castro (89) e Fofana (90+1)
Assistência: 328 espetadores.
Lateral-esquerdo já leva nove jogos e duas assistências esta época
Carlos André Gomes gostou de ouvir Albuquerque: "Para lutar por um 3º lugar, significa um aumento de 24 milhões no apoio"
Decisão um dia após a derrota por 2-0 frente ao Farense
Avançado sofreu algumas queimaduras durante um acidente doméstico
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura