Encontro com duas partes distintas. O líder do campeonato surpreendeu nos primeiros 45 minutos, mas na segunda metade foram os portistas a mandar...
O FC Porto B venceu este domingo em casa o líder Freamunde por 2-0, com golos de Lichnovksy (61 minutos) e Tiago Rodrigues (69), em encontro da 12.ª jornada da 2.ª Liga.
O encontro teve das partes distintas: o Freamunde, líder isolado, surpreendeu o FC Porto B na primeira parte, com uma pressão alta, e os portistas dominaram depois do intervalo, materializando o seu ascendente com dois golos.
Relacionadas
Nos primeiros 15 minutos, o melhor que os portistas conseguiram no plano ofensivo foi um canto, do qual, aliás, nada resultou e o primeiro remate perigoso foi o Freamunde, por Ansumane.
Surpreendido pela coragem que o Freamunde demonstrou, os portistas só se libertaram depois do primeiro quarto de hora e, aos poucos, começaram a aproximar-se da baliza contrária.
Tudo mudou depois do intervalo. O FC Porto passou a jogar com mais velocidade e a ligar melhor o seu futebol, impôs um ritmo elevado e o Freamunde começou a abrir as primeiras brechas na sua organização, algo que nos primeiros 45 minutos não se tinha visto.
Reforçado com algumas unidades da equipa principal, como Reyes, Ricardo Pereira e Kelvin, o conjunto "azul e branco" inaugurou o marcador aos 61 minutos, na sequência de um canto. Lichnovksy atacou a bola com determinação e, de cabeça, fez um golo que acabou com a resistência do Freamunde.
A partir daí, o FC Porto acentuou o seu domínio e o Freamunde quebrou, tendo ficado a sensação de que a equipa só tinha mesmo "corda" para uma hora de jogo.
O segundo tento chegou com naturalidade. Kayembe, que substituiu Rafa e acrescentou outra qualidade e intensidade ao corredor esquerdo portista, serviu Tiago Rodrigues e o médio obteve o segundo golo com um remate forte.
O Freamunde, que sofreu a sua primeira derrota fora, acabou por ser uma desilusão: prometeu muito com a sua pressão alta, mas afinal foi tudo "fogo de vista", pois quase não deu trabalho ao guarda-redes portista Ricardo.
Depois de uma primeira parte cinzenta, o FC Porto transfigurou-se no segundo tempo e, com naturalidade e até alguma facilidade, fez dois golos e ganhou de forma inequívoca, passando a somar 19 pontos.
Jogo no Estádio Dr. Jorge Sampaio.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: 1-0, Lichnovksy, 61 minutos. 2-0, Tiago Rodrigues, 69.
FC Porto B: Ricardo, David Bruno (Frederic, 74), Lichnovsky, Reyes, Rafa (Kayembe, 58), Campaña, Ricardo Pereira, Tiago Rodrigues, Francisco Ramos (Tomás, 89), Kelvin e Ivo. Suplentes: Kadú, João Graça, Siemann, Tomás, Pité, Frederic e Kayembe.
Treinador: Luís Castro.
Freamunde: Marco, Bruno Santos (Dally, 76), Monteiro, Luís Pedro, Huguinho (Rui Rainho, 67), Barbosa, Jô, Robson, Toni (Tiago Cintra, 63), Fausto e Ansumane.
Suplentes: Jorge Baptista, Rui Rainho, Lio, Tiago Cintra, Tiago Leão, Hugo Lopes e Dally.
Treinador: Filipe Rocha.
Árbitro: Rui Costa (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Toni (29), Lichnovksy (31), Campaña (55), Rui Rainho (73), Monteiro(76) e Jô (78).
Assistência: 780 espetadores.
Jorge Moreira, do clube, e André Castro, da SAD, pedem união e que as pessoas da cidade se tornem sócios
Extremo português foi eleito o melhor jogador do mês de agosto
Técnico de 39 anos da formação secundária dos leões contabilizou três vitórias nos primeiros quatro encontros
Atacante do Leixões leva três golos em quatro jogos na competição
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Evento decorre de 8 a 11 de outubro