Os leixonenses não perdiam desde a sexta jornada...
O FC Porto B somou este domingo a sua terceira vitória consecutiva na 2.ª Liga, ao receber e bater o Leixões por 2-1, em encontro da 16.ª jornada da prova.
Os leixonenses não perdiam desde a sexta jornada, quando baquearam diante do Santa Clara, por 3-1, e continuam com 22 pontos, apenas mais um do que os portistas.
Houve mais FC Porto neste encontro, porque a equipa atacou mais, criou mais perigo e acabou, afinal, por marcar dois golos. Mas, o Leixões, em especial na segunda parte, vendeu muito cara a derrota e, depois de se ter visto a perder por 2-0, lutou até ao fim por um resultado diferente.
Nos primeiros minutos, o FC Porto B transmitiu a ideia de querer tomar conta do jogo, instalando-se no meio-campo adversário e criando mesmo algum perigo. Sinal disso foi um remate forte de Iturbe, que falhou o alvo por pouco (cinco minutos). Mas, foi sol de pouca dura, porque o Leixões reagiu, reequilibrou as operações, com Patrão em bom plano, e esboçou alguns contra-ataques, obrigando o seu opositor a tomar algumas cautelas defensivas.
No segundo tempo, os "B" portistas, reforçados com Quiño, Kelvin e Iturbe, adiantaram-se no marcador após um canto, com Zé António, sem oposição, a cabecear para o fundo da baliza (64 minutos). Um minutos depois, o guarda-redes leixonense teve um deslize fatal, que o recém-entrado Dellatorrore aproveitou para apontar o segundo tento dos locais.
O Leixões não se entregou e Luís Silva quase marcou aos 71 minutos. Mas, aos 78, a equipa reduziu mesmo, por Tiago Borges, de grande penalidade, por alegada mão na bola de Zé António. O golo animou a equipa de Matosinhos, que pressionou ainda mais, em busca do segundo golo e da igualdade, mas o FC Porto B acabou por segurar um triunfo que foi muito suado. Saliente-se a boa exibição do central Tiago Ferreira, talvez o melhor da sua equipa.
Jogo no Estádio Municipal Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia
FC Porto B - Leixões, 2-1
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: 1-0, Zé António, 64 minutos. 2-0, Dellatorre, 65. 2-1, Tiago Borges, 79 (grande penalidade).
FC Porto B: Stefanovic, David, Tiago Ferreira, Zé António, Quiño, Pedro Moreira, Tozé (Mikel, 71), Sérgio Oliveira, Iturbe (Sebá, 87), Kelvin e Vion (Dellatorre, 60). (Suplentes: Elói, Mikel, Fábio Martins, Edú, Dellatorre, Lima Pereira e Sebá).
Treinador: Rui Gomes.
Leixões: Rui Sacramento, Steven, Nuno Silva (Júnior Pereira, 69), Fábio Santos, Tsoumagkas, Patrão, Moedas (Calé, 68), Malafaia (Tiago Borges, 60), Luís Silva, Kizito e Mailo. (Suplentes: Matos, Calé, Júnior Pereira, Pedras, Tiago Borges, Anderson e Bruno Vaz).
Treinador: Pedro Correia. Árbitro: Hugo Pacheco (Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Patrão (11), Malafaia (41), Steven (51), Sérgio Oliveira (70), Zé António (78), Tsoumagkas (87) e Dellatorre (90+3).
Assistência: 1.607 espectadores
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida