Os leixonenses não perdiam desde a sexta jornada...
O FC Porto B somou este domingo a sua terceira vitória consecutiva na 2.ª Liga, ao receber e bater o Leixões por 2-1, em encontro da 16.ª jornada da prova.
Os leixonenses não perdiam desde a sexta jornada, quando baquearam diante do Santa Clara, por 3-1, e continuam com 22 pontos, apenas mais um do que os portistas.
Houve mais FC Porto neste encontro, porque a equipa atacou mais, criou mais perigo e acabou, afinal, por marcar dois golos. Mas, o Leixões, em especial na segunda parte, vendeu muito cara a derrota e, depois de se ter visto a perder por 2-0, lutou até ao fim por um resultado diferente.
Nos primeiros minutos, o FC Porto B transmitiu a ideia de querer tomar conta do jogo, instalando-se no meio-campo adversário e criando mesmo algum perigo. Sinal disso foi um remate forte de Iturbe, que falhou o alvo por pouco (cinco minutos). Mas, foi sol de pouca dura, porque o Leixões reagiu, reequilibrou as operações, com Patrão em bom plano, e esboçou alguns contra-ataques, obrigando o seu opositor a tomar algumas cautelas defensivas.
No segundo tempo, os "B" portistas, reforçados com Quiño, Kelvin e Iturbe, adiantaram-se no marcador após um canto, com Zé António, sem oposição, a cabecear para o fundo da baliza (64 minutos). Um minutos depois, o guarda-redes leixonense teve um deslize fatal, que o recém-entrado Dellatorrore aproveitou para apontar o segundo tento dos locais.
O Leixões não se entregou e Luís Silva quase marcou aos 71 minutos. Mas, aos 78, a equipa reduziu mesmo, por Tiago Borges, de grande penalidade, por alegada mão na bola de Zé António. O golo animou a equipa de Matosinhos, que pressionou ainda mais, em busca do segundo golo e da igualdade, mas o FC Porto B acabou por segurar um triunfo que foi muito suado. Saliente-se a boa exibição do central Tiago Ferreira, talvez o melhor da sua equipa.
Jogo no Estádio Municipal Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia
FC Porto B - Leixões, 2-1
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: 1-0, Zé António, 64 minutos. 2-0, Dellatorre, 65. 2-1, Tiago Borges, 79 (grande penalidade).
FC Porto B: Stefanovic, David, Tiago Ferreira, Zé António, Quiño, Pedro Moreira, Tozé (Mikel, 71), Sérgio Oliveira, Iturbe (Sebá, 87), Kelvin e Vion (Dellatorre, 60). (Suplentes: Elói, Mikel, Fábio Martins, Edú, Dellatorre, Lima Pereira e Sebá).
Treinador: Rui Gomes.
Leixões: Rui Sacramento, Steven, Nuno Silva (Júnior Pereira, 69), Fábio Santos, Tsoumagkas, Patrão, Moedas (Calé, 68), Malafaia (Tiago Borges, 60), Luís Silva, Kizito e Mailo. (Suplentes: Matos, Calé, Júnior Pereira, Pedras, Tiago Borges, Anderson e Bruno Vaz).
Treinador: Pedro Correia. Árbitro: Hugo Pacheco (Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Patrão (11), Malafaia (41), Steven (51), Sérgio Oliveira (70), Zé António (78), Tsoumagkas (87) e Dellatorre (90+3).
Assistência: 1.607 espectadores
Siga as incidências deste jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal
Consulte as opções iniciais de José Mourinho e de Filipe Martins para o duelo de hoje
Treinador do Paços de Ferreira mede forças com os leões pela segunda vez na carreira
Treinador do Paços de Ferreira quer surpreender o detentor do troféu
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida