O golo madrugador foi o prenúncio do domínio avassalador perante um Sp. Covilhã inseguro...
O FC Porto B goleou este domingo o Sp. Covilhã, por 4-0, num encontro da 25.ª jornada da 2.ª Liga, em que os dragões marcaram cedo e falharam ainda um penalti. O FC Porto não podia ter começado melhor.
Aos dois minutos, Ivo Rodrigues cruzou do lado esquerdo e Frederic antecipou-se à defesa e ao guarda-redes Taborda marcando o primeiro golo. O golo madrugador foi o prenúncio do domínio avassalador perante um Covilhã inseguro e, sobretudo, permeável aos ataques portistas pelas faixas laterais.
As bolas paradas e os cruzamentos foram sempre um tormento para o Covilhã. O 2-0 surgiu após mais um cruzamento da esquerda, desta feita por Rafa. Ivo Rodrigues aproveitou as facilidades concedidas pela defesa serrana, cabeceou e marcou.
Esperava-se muito mais do Covilhã, visto que a equipa chegou a este jogo no sétimo lugar e com mais um ponto (36) do que o FC Porto (35), mas o que se viu, em especial até ao intervalo, foi uma equipa apática, desorganizada e frágil do meio campo para trás.
Com um futebol desenvolto, o FC Porto dominou como quis e aos 39 minutos fez o 3-0. Soares falhou um corte, depois Taborda cometeu penalti sobre Ivo Rodrigues, este cobrou a falta respetiva, o guarda-redes defendeu, a bola foi ao poste, voltou para trás e Francisco Ramos recargou com êxito. Tudo correu mal aos visitantes.
Na segunda parte, o Covilhã esteve melhor, mas não chegou para fazer frente a um FC Porto confiante e com mais qualidade. Gonçalo Paciência, assistido por Ivo Rodrigues, isolou-se e falhou o 4-0 por deficiente pontaria (51). Mais tarde (64),Taborda negou-lhe o golo com uma boa intervenção.
Melhor a atacar do que a defender, a equipa serrana criou então alguns lances de perigo, mas foi o FC Porto que marcou novamente, por Gonçalo Paciência, após um livre do lado esquerdo (67), e só não ampliou a diferença porque o avançado portista falhou uma grande penalidade aos 69 minutos e desperdiçou uma grande ocasião três minutos depois.
Os dragões conseguiram assim a terceira vitória consecutiva em casa (onde perderam pela última vez há cinco meses, com o Santa Clara), face a um adversário que na primeira volta venceu os azuis e brancos por 1-0.
Jogo no Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia.
FC Porto B - Sp. Covilhã, 4-0.
Ao intervalo: 3-0.
Marcadores: 1-0, Frederic, 2 minutos. 2-0, Ivo Rodrigues, 16. 3-0, Francisco Ramos, 39 4-0, Gonçalo Paciência, 67
Equipas:
FC Porto B: Gudiño, Victor Garcia, Lichnovsky, Zé António, Rafa, Leandro Silva (Tomás, 57), Francisco Ramos, Pavlovski, Frederic (Ruben Macedo, 73), Ivo Rodrigues e Gonçalo Paciência (André Silva, 76).
Suplentes: Kadú, David Bruno, André Silva, Tomás, Roniel, Pité e Ruben Macedo).
Treinador: Luís Castro.
Sp. Covilhã: Taborda, Tiago Moreira, Diogo Coelho, Edgar, Soares, Nana K (Samuel, 78), Carlos Manuel (Yannick, 78), Zé Tiago, Traquina (Kizito, 55), Bilel e Erivelto.
Suplentes: Igor, Massaia, Vasco, Adriano, Kizito, Yannick e Samuel).
Treinador: Francisco Chaló.
Árbitro: Luís Ferreira (Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Taborda (39), Leandro Silva (45), Gonçalo Paciência (54), Tomás (59), Carlos Manuel (68), Nana K (69), Tiago Moreira (79) e Kizito (90).
Assistência: 367 espetadores.
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida