Oliveirense acabou com 10 jogadores...
Dois golos de Bock e um de Babo fizeram este domingo o Freamunde regressar às vitórias contra a Oliveirense que acabou com menos um jogador, em jogo a contar para a 16.ª jornada da liga Orangina.
Num jogo entre duas equipas que, à entrada para esta jornada, estavam separadas por cinco pontos e distantes, na tabela classificativa, com oito lugares entre elas, imperou o equilíbrio.
Na primeira parte, esperava-se mais da Oliveirense, "equipa sensação" da Taça de Portugal, uma vez que já está nas meias-finais a disputar um lugar no Jamor com clubes da Liga principal. Mas o Freamunde, que precisava de vencer a todo o custo para deixar os lugares de descida de divisão e dar um pontapé na onda de maus resultados - não vencia há sete jornadas - entrou mais determinado.
Os principais lances de perigo foram protagonizados por Luís Pedro (aos 30 minutos) que, de livre, rematou à figura do guardião oliveirense. Cinco minutos depois, aos 35, Horácio voltou a atirar contra Bruno Vale, após cruzamento de Bock. Do lado oposto, nota apenas para um livre de Adriano que raspou a trave de Assis, aos 17 minutos.
O golo surgiu com naturalidade, através de uma jogada de contra-ataque, a premiar a persistência dos homens da casa: Bock concluiu bem um cruzamento, da esquerda, de Marco Matias (37 minutos).
Na segunda metade, os papéis inverteram-se e a Oliveirense entrou melhor na partida, mas a equipa orientada por Nicolau Vaqueiro esteve muito organizada na defesa e teve, em Marco Matias, um ótimo motor de contra-ataque.
Aos 80 minutos, nova contrariedade para o treinador visitante, Pedro Miguel, que já tinha visto o seu central, Laranjeiro, sair lesionado logo aos cinco minutos, viu a sua equipa ficar sem outro central, Bruno Sousa, desta feita por acumulação de amarelos.
Reduzida a dez elementos e a perder frente a um Freamunde motivado, a Oliveirense perdeu gás e deixou o conjunto local repetir a fórmula mágica de contra-ataque. Bock recebeu, fintou e fez o segundo golo, após cruzamento, da direita, de Babo, aos 84 minutos, e esteve perto de marcar o terceiro, aos 86, num cabeceamento que acabou nas mãos Bruno Vale.
Para a Oliveirense há a registar um cabeceamento de Fábio, aos 88, que obrigou Assis a "voar" e a socar para canto.
Babo acabou por sentenciar a partida e acabar com as dúvidas, aos 91 minutos, com um golo que fez o público suspirar de alívio e aplaudir de pé a equipa. O Freamunde não ganhava há quase três meses e com estes três pontos consegue sair dos lugares de despromoção, beneficiando do empate do União da Madeira em casa do Desportivo das Aves.
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida