Pires garantiu mais um triunfo aos algarvios na cobrança de um penálti
O líder Portimonense sofreu este domingo para vencer por 2-1 no reduto do Freamunde, confirmando a descida dos nortenhos, e mantém boas expetativas de se sagrar campeão da 2.ª Liga, a duas jornadas do fim do campeonato.
Diogo Ramos inaugurou o marcador aos 30 minutos, no melhor período da equipa, e ainda deu esperança ao Freamunde, mas o Portimonense deu a volta ao resultado na segunda parte, com tentos de Gustavo, aos 70', e de Pires, aos 85', na transformação de um penálti que deixou algumas dúvidas.
Com este triunfo, o Portimonense passou a somar 77 pontos, mais cinco do que o Desportivo das Aves, com menos um jogo, que também já subiu e com quem discute o título, ao passo que o Freamunde manteve 39 e já nem poderá almejar disputar o 'playoff' de permanência.
Num jogo que tocou os extremos, colocando frente a frente o líder e já promovido Portimonense ao aflito e quase condenado Freamunde, os algarvios entraram demasiado relaxados para quem ainda tem em mente o título, jogando de forma desligada, falhando na agressividade e concedendo demasiados espaços junto à sua área.
Mesmo num ritmo de final de época, os locais foram sempre mais objetivos e souberam potenciar as facilidades concedidas pelo adversário, chegando naturalmente ao golo aos 30 minutos, após ameaças de Fábio Vieira, Fausto Lourenço e Yero.
Fausto foi mais forte no corredor esquerdo do que o improvisado lateral Zambujo, centrou largo e Diogo Ramos correspondeu, de cabeça, inaugurando o marcador, numa primeira parte em que o único remate dos algarvios surgiu aos 40 minutos e nem chegou a incomodar Marco Pereira.
A segunda metade mostrou um Portimonense um pouco mais ligado e a trocar a bola de forma mais lesta, por oposição a um Freamunde mais recuado e a tentar segurar a preciosa vantagem, mas o resultado desta nova atitude apenas surgiu após as substituições feitas por Vítor Oliveira.
Aos 70 minutos, Gleison iniciou a jogada que Gustavo concluiu em golo, com um remate feliz, de fora da área, e ainda desviado num defesa, restabelecendo a igualdade que seria desfeita a cinco minutos do fim.
Quando o Portimonense chegou ao golo do triunfo, aos 85 minutos, por Pires, de penálti, a castigar uma pretensa falta de Raínho sobre Buba na área, o Freamunde jogava reduzido a 10 elementos, por expulsão de Leandro Pimenta (entrou aos 66 minutos e viu dois amarelos em 10 minutos).
Jogo no estádio do SC Freamunde, em Freamunde
Marcadores:
1-0, Diogo Ramos, 30 minutos.
1-1, Gustavo, 70.
1-2, Pires, 85 (penálti).
Equipas:
FREAMUNDE - Marco Pereira, Rodolfo Lourenço, Eridson, Huguinho, Rui Raínho (Diogo Valente, 87), Paulo Grilo, Rui Sampaio, Diogo Ramos, Fábio Vieira (Leandro Pimenta, 66), Fausto Lourenço e Yero (Hipperdinger, 77).
Suplentes: Dany, Leandro Albano, Miguel Pedro, Jorge Daniel, Leandro Pimenta, Diogo Valente e Hipperdinger.
Treinador: Daniel Barbosa.
PORTIMONENSE - Ricardo Ferreira, Zambujo, Ivo Nicolau, Brendon, Luís Mata (Gleison, 69), Pedro Sá, Ewerton, Paulinho (Buba, 56), Wilson Manafá (Gustavo, 56), Pires e Bruno Tabata.
Suplentes: Carlos, Sarpong, Gustavo, Theo Ryuki, Fidelis, Gleison e Buba.
Treinador: Vítor Oliveira.
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Leandro Pimenta (71' e 76'), Pedro Sá (72'), Hipperdinger (78') e Paulo Grilo (88'). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Leandro Pimenta (76').
Assistência: Cerca de 250 espectadores.
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida