Com este merecido triunfo, o Freamunde ascendeu provisoriamente ao terceiro lugar, com 65 pontos
O Freamunde recebeu e venceu este sábado o Sp. Braga B por 2-1 e colocou-se provisoriamente em zona de subida, num encontro de sentido único da 38.ª jornada da 2.ª Liga.
O capitão freamundense Pedrinho voltou a fazer a diferença, ao anotar o segundo e decisivo golo do encontro, com um potente remate à entrada da área, desfazendo a igualdade conseguida de forma feliz pelos bracarenses, por Simão, aos 49, em resposta ao tento inaugural de Fausto Lourenço, aos 26.
Com este merecido triunfo, o Freamunde ascendeu provisoriamente ao terceiro lugar, em zona de subida (o líder FC Porto B não pode subir), com 65 pontos, e capitalizou o empate do Feirense em Olhão e a derrota do Gil Vicente em Varzim, pressionando o Famalicão, que recebe no domingo o Desportivo das Aves.
O Sp. Braga B, por sua vez, caiu para o 13.º lugar, com os mesmos 50 pontos, ainda com uma vantagem confortável relativamente aos lugares de descida.
Os locais não acusaram as ausências dos lesionados Amadeu, Paulo Grilo e Diogo Ramos e dominaram por completo o jogo, através de um futebol em apoios, com ações diversificadas de ataque, pontificando Pedrinho, um elemento sempre ligado à corrente, e Ivan Perez.
A qualidade técnica do argentino, escudada na cobertura defensiva de Robson, esteve na origem do primeiro golo, aos 26 minutos, com um passe de trivela a isolar na esquerda Fausto Lourenço, que, depois, frente a Tiago Sá, rematou cruzado.
Remetidos ao seu meio-campo, numa estratégia de contenção que passava ainda por lançamentos longos para os avançados, os bracarenses não conseguiam construir e viam jogar, rematando só por uma vez à baliza no primeiro tempo, num cabeceamento de Didi ao lado.
Perto do intervalo, Mauro Dalla Costa intercetou um passe na zona defensiva contrária, ganhou posição em velocidade a Bruno Wilson, mas errou por centímetros a tentativa de chapéu.
Na segunda parte, os bracarenses entraram mais agressivos e das intenções aos atos passaram-se somente quatro minutos, com Joca, o melhor dos bracarenses, a escapar entre os centrais na direita, a contornar o guarda-redes Marco e a restabelecer a igualdade, que era lisonjeira para os minhotos.
O Freamunde não acusou o golo e voltou a pegar no jogo e, aos 58 minutos, Pedrinho 'fuzilou' a baliza de Tiago Sá, com um remate à entrada da área sem hipóteses de defesa, a concluir um lance de insistência que tinha começado em Celeste, na direita, e passou, depois, na esquerda, por Perez e Rainho.
Até ao final, os comandados de Carlos Brito aproveitaram para gerir de todas as formas a vantagem, face a um adversário que apostou ainda mais no jogo direto.
Jogo no Estádio do SC Freamunde, em Freamunde.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Fausto Lourenço, 26 minutos.
1-1, Joca, 49.
2-1, Pedrinho, 58.
Freamunde: Marco Rocha, David Bruno, Rocha, Luís Pedro, Rui Raínho, Robson, Ivan Perez, Pedrinho, Celeste (Anderson Dim, 75), Mauro Dalla Costa (Cafu, 78) e Fausto Lourenço (90+4).
Suplentes: Rui Nereu, Leandro Albano, Eridson, Huguinho, Pedro Pereira, Anderson Dim e Cafu.
Treinador: Carlos Brito.
Sp. Braga B: José Sá, Anthony D'Alberto, Bruno Wilson, Artur Jorge, Núrio, Simão (Agdon, 68), Gamboa, Didi, Pedro Alves (Xadas, 60), Joca e Carlos Fortes (Trincão, 80).
Suplentes: José Costa, Thales, Xadas, Loum, Ogana, Trincão e Agdon.
Treinador: Abel Ferreira.
Árbitro: João Mendes (Santarém).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Carlos Fortes (17), Rocha (17), Robson (82) e Xadas (90+5).
Assistência: Cerca de 900 espetadores.
Acordo prevê opção de compra pelos turcos
Emblema de Oliveira de Azeméis vai jogar pela primeira vez no seu estádio esta época
Treinador do Felgueiras prometeu uma equia à sua imagem diante dos encarnados
Técnico do FC Porto B considera fundamental igualar a agressividade da U. Leiria para um bom resultado
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Sem opção de compra
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas