O Gil Vicente sagrou-se este domingo hoje campeão da Liga Orangina, depois de vencer em casa o Fátima, por 3-1, e beneficiar do empate 0-0 caseiro do Feirense, antigo líder, perante o Leixões.
Depois de 1998/99, o clube barcelense voltou a conquistar o título do segundo escalão, celebrado por 12.500 adeptos no Estádio Cidade de Barcelos.
Luís Carlos inaugurou o marcador logo aos dois minutos e João Vilela elevou para 2-0, aos 29, tendo o CD Fátima reduzido por Moreira, já na segunda parte, aos 72, antes de Hugo Vieira fechar a contagem, aos 92.
Bem apoiada pelos milhares de adeptos, a formação barcelense entrou a todo o gás e, aos dois minutos, adiantou-se no marcador por Luís Carlos, que surgiu solto ao segundo poste.
Os forasteiros conseguiram reagir e ainda equilibraram a contenda, mas os locais, num contra-ataque conduzido pelo autor do primeiro golo, elevaram a contagem à entrada da meia hora de jogo, por João Vilela.
Na segunda parte, os homens de Barcelos continuaram a mandar no jogo, mas a displicência da sua defesa permitiu aos visitantes reduzirem a desvantagem aos 72 minutos, por Moreira.
Este golo preocupou os adeptos, mas os jogadores gilistas reagiram e forçaram no ataque, apesar de novo susto do CD Fátima, aos 84 minutos, com Bruno Mestre a fazer a bola passar muito perto da baliza.
Os minutos foram passando e, já em período de compensação, o guarda-redes do CD Fátima subiu à área para tentar o empate e, no contra-ataque, Hugo Vieira aproveitou para apontar o terceiro golo.
Em clima de grande festa, o Gil Vicente recebeu a taça correspondente ao título de campeão da Liga de Honra, que terminou com os mesmos 55 pontos do Feirense.
Gil Vicente - Fátima, 3-1
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Luís Carlos, 02 minutos.
2-0, João Vilela, 29.
2-1, Moreira, 72.
3-1, Hugo Vieira, 90+2.
Gil Vicente: Jorge Baptista, Rodrigo Galo, Sandro, Cláudio, Júnior Caiçara, Filipe Fernandes, André Cunha, João Vilela, Carlitos (Hugo Vieira, 68), Zé Luís (Daniel, 90+1) e Luís Carlos (Bruno Filipe, 89).
Suplentes: Nuno Santos, Daniel, Pedro Araújo, Bruno Filipe, Hugo Vieira, Simão Coutinho e Ramazotti.
Fátima: Ricardo, Bruno Mestre, Veríssimo, Varela, João Pedro (Jorge Silva, 82), Jorge Neves (André Carvalhas, 75), Kata, Pedro Moita, Moreira, Zequinha e Nuno Sousa (Mauro, 66).
(Suplentes: Hugo Pinheiro, André Carvalhas, Pimenta, Mauro, Coelho e Jorge Silva).
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Luís Carlos (77), Bruno Mestre (80 e 87), Zequinha (83), Varela (88) e Ricardo (90). Cartão vermelho, por acumulação de advertências com o amarelo, para Bruno Mestre (87).
Assistência: 12.550 espectadores.
AG Extraordinária desta sexta-feira não conseguiu eleger uma comissão administrativa
Extremo brasileiro chega dos brasileiros do Fluminense
Beirões e encarnados abriram jornada 2 da Liga SABSEG em Aveiro
Algarvios defrontam o Estrela da Amadora este sábado, no Benfica Campus, no Seixal
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro
Bernardo Silva, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo e João Cancelo nos candidatos
Siga tudo o que se passa em Portugal e no estrangeiro
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro