Em clima de grande festa, o Gil Vicente recebeu a taça correspondente ao título de campeão da Liga de Honra...
O Gil Vicente sagrou-se este domingo hoje campeão da Liga Orangina, depois de vencer em casa o Fátima, por 3-1, e beneficiar do empate 0-0 caseiro do Feirense, antigo líder, perante o Leixões.
Depois de 1998/99, o clube barcelense voltou a conquistar o título do segundo escalão, celebrado por 12.500 adeptos no Estádio Cidade de Barcelos.
Luís Carlos inaugurou o marcador logo aos dois minutos e João Vilela elevou para 2-0, aos 29, tendo o CD Fátima reduzido por Moreira, já na segunda parte, aos 72, antes de Hugo Vieira fechar a contagem, aos 92.
Bem apoiada pelos milhares de adeptos, a formação barcelense entrou a todo o gás e, aos dois minutos, adiantou-se no marcador por Luís Carlos, que surgiu solto ao segundo poste.
Os forasteiros conseguiram reagir e ainda equilibraram a contenda, mas os locais, num contra-ataque conduzido pelo autor do primeiro golo, elevaram a contagem à entrada da meia hora de jogo, por João Vilela.
Na segunda parte, os homens de Barcelos continuaram a mandar no jogo, mas a displicência da sua defesa permitiu aos visitantes reduzirem a desvantagem aos 72 minutos, por Moreira.
Este golo preocupou os adeptos, mas os jogadores gilistas reagiram e forçaram no ataque, apesar de novo susto do CD Fátima, aos 84 minutos, com Bruno Mestre a fazer a bola passar muito perto da baliza.
Os minutos foram passando e, já em período de compensação, o guarda-redes do CD Fátima subiu à área para tentar o empate e, no contra-ataque, Hugo Vieira aproveitou para apontar o terceiro golo.
Em clima de grande festa, o Gil Vicente recebeu a taça correspondente ao título de campeão da Liga de Honra, que terminou com os mesmos 55 pontos do Feirense.
Gil Vicente - Fátima, 3-1
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Luís Carlos, 02 minutos.
2-0, João Vilela, 29.
2-1, Moreira, 72.
3-1, Hugo Vieira, 90+2.
Gil Vicente: Jorge Baptista, Rodrigo Galo, Sandro, Cláudio, Júnior Caiçara, Filipe Fernandes, André Cunha, João Vilela, Carlitos (Hugo Vieira, 68), Zé Luís (Daniel, 90+1) e Luís Carlos (Bruno Filipe, 89).
Suplentes: Nuno Santos, Daniel, Pedro Araújo, Bruno Filipe, Hugo Vieira, Simão Coutinho e Ramazotti.
Fátima: Ricardo, Bruno Mestre, Veríssimo, Varela, João Pedro (Jorge Silva, 82), Jorge Neves (André Carvalhas, 75), Kata, Pedro Moita, Moreira, Zequinha e Nuno Sousa (Mauro, 66).
(Suplentes: Hugo Pinheiro, André Carvalhas, Pimenta, Mauro, Coelho e Jorge Silva).
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Luís Carlos (77), Bruno Mestre (80 e 87), Zequinha (83), Varela (88) e Ricardo (90). Cartão vermelho, por acumulação de advertências com o amarelo, para Bruno Mestre (87).
Assistência: 12.550 espectadores.
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida