Os leixonenses, adeptos e jogadores, contestaram muito o trabalho do árbitro bracarense Manuel Mota...
O Leixões recebeu este sábado e empatou com o Belenenses 1-1, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª Liga, tendo os golos sido obtidos através de grandes penalidades, por Fernando Ferreira e Tiago Borges.
Os leixonenses, adeptos e jogadores, contestaram muito o trabalho do árbitro bracarense Manuel Mota, queixando-se, principalmente, de um golo invalidado, por alegado fora de jogo de Mailo, já nos descontos, que teria dados os três pontos à equipa treinada por Horácio Gonçalves.
Na primeira parte, o momento alto foi a grande penalidade conseguida pelo Belenenses, depois de Sequeira derrubar Tiago Silva, tendo Fernando Ferreira aproveitado para fazer o 1-0 para os visitantes (19). O futebol das duas equipas não podia ser mais diferente. O Belenenses apresentou um jogo elaborado, com muita circulação e posse de bola, ao passo que o Leixões investiu quase tudo num estilo direto, com passes longos para junto da área contrária, à boa maneira do futebol inglês tradicional.
A verdade, porém, é que nenhum das equipas retirou dividendos das suas opções e os dois guarda-redes tiveram pouco trabalho, não tendo havido, aliás, qualquer ocasião clara de golo.
Na segunda parte, o Leixões reapareceu com o veloz Kizito do lugar do defesa Fábio Junior e, com muito coração e igual determinação, partiu então à procura do empate que só iria chegar através de uma grande penalidade, também contestado pelo Belenenses, aos 88 minutos.
Antes, já o Leixões tinha beneficiado de uma grande ocasião para marcar, mas Calé fez o mais difícil atirando de cabeça para as mãos de Matt Jones, quando estava a pouco metros da baliza belenense. O Belenenses caiu muito na segunda parte, enquanto o Leixões deu tudo para chegar à igualdade.
Tiago Borges enviou uma bola à barra (83), Kizito obrigou Matt Jones a realizar uma grande defesa (84) e, por fim, Mailo conquistou o penálti que valeu o empate (88).
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Belenenses, 1-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: 0-1, Fernando Ferreira, 19 minutos (grande penalidade) 1-1, Tiago Borges, 88 (grande penalidade)
Leixões: Rui Sacramento, Fábio Santos (Kizito, 46), Nuno Silva, Zé Pedro, Sequeira, Patrão (Calé, 64), Gonçalo Graça (Malafaia, 79), Moedas, Luís Silva, Tiago Borges e Mailo.
(Suplentes: Matos, Steven, Calé, Junior Pereira, Tsoumagkas, Malafaia e Kizito).
Treinador: Horácio Gonçalves.
Belenenses: Matt Jones, André Teixeira, João Meira, Kay, Nelson, Fernando Ferreira, Diakité, Tiago Silva (João Afonso, 79), Fredy, Arsénio (Paulo Roberto, 60) e Diawarra (Tiago Caeiro, 88).
(Suplentes: Filipe Mendes, Ricardo Alves, Tiago Caeiro, Desmarets, João Afonso, Jaime Si Salem e Paulo Roberto).
Treinador: Mitchell Van der Gaag.
Árbitro: Manuel Mota (Braga)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Luís Silva (5), Patrão (26), João Meira (33), Nelson (40 e 71), Kay (65), Diawarra (73), Mailo (90+2) e Nuno Silva (90+4). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Nelson (71). Cartão vermelho direto para Moedas (73).
Assistência: cerca de 1.000 espectadores.
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida