Zaidu, que não jogava desde fevereiro devido a lesão grave no joelho esquerdo, foi a grande novidade no onze dos dragões
O Leixões derrotou este domingo em casa o FC Porto B, por 3-0, num encontro relativo à nona jornada da 2.ª Liga em que os anfitriões sobressaíram pela sua eficácia finalizadora.
Rafael Martins aproveitou uma intervenção falhada do central Gabi e pôs o Leixões na frente aos 37 minutos, Werton aproveitou, por sua vez, uma sobra na área portista, no seguimento de um canto, e aumentou para 2-0 mesmo sobre o intervalo e Rodrigo Martins fez o 3-0 final aos 87 minutos.
O triunfo guindou a equipa de Matosinhos ao quarto lugar da classificação geral, com 15 pontos, e mantém o FC Porto B na 15.ª posição, com sete pontos.
O lateral esquerdo nigeriano Zaidu, que não jogava desde fevereiro devido a lesão grave no joelho esquerdo, foi a grande novidade no onze do FC Porto B que mediu forças com a equipa de Matosinhos e fez uma exibição discreta, tendo sido substituído aos 59 minutos.
A primeira parte começou com o FC Porto B a tentar tomar conta do jogo, mas isso durou poucos minutos porque o Leixões aumentou a sua intensidade nos duelos a meio-campo, sacudiu a pressão adversária e foi-se aproximando da área contrária.
Rafael Martins rematou para as mãos de Diogo Fernandes aos 20 minutos, Werton tentava impor a sua velocidade, para tentar furar a defesa portista, e o FC Porto foi-se encolhendo no campo.
O jogo parecia então estar num impasse, mas aos 37 minutos Henrique tentou servir Rafael Martins, nas costas de Gabi, e este, talvez traído por alguma irregularidade do relvado, deixou a bola passar e o atacante brasileiro do Leixões, atento, aproveitou e bateu Diogo Fernandes com um remate cruzado.
Na sequência de um canto da direita, aos 45+3 minutos, e da abordagem deficiente da defesa portista, que deixou a bola sobrar para o avançado brasileiro Werton, este atirou para o fundo da baliza e fez o 2-0 com o que o jogo chegou ao intervalo.
O Leixões soube tirar partido daquilo que o jogo lhe deu e procurou gerir o jogo e a vantagem na segunda parte, com o médio André André a fazer valer a sua grande experiência e a saber segurar a bola, e o FC Porto B continuou desinspirado e pouco adaptado a um relvado pesado e em mau estado.
A melhor ocasião de golo dos portistas aconteceu aos 79 minutos quando Rui Monteiro tentou a sua sorte com uma iniciativa individual a bola acabou por ir ter com Candé, tendo este, já na área leixonense, rematado forte com o pé esquerdo e forçado Dani Figueira à sua defesa mais difícil.
O 3-0 final chegou aos 87 minutos e começou com uma boa assistência de Paulité para Rodrigo Martins, que entrara pouco antes e surpreendeu a defesa portista com uma desmarcação rápida, ficou isolado, contornou Diogo Fernandes e atirou para a baliza deserta.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos
Leixões - FC Porto B, 3-0
Ao intervalo: 2-0
Marcadores:
1-0, Rafael Martins, 37 minutos
2-0, Werton, 45'+3
3-0, Rodrigo Martins, 87'
Equipas:
- Leixões: Dani Figueira, Jean Felipe, Hugo Basto, Rafael Sousa, Henrique, André Simões, André André (Zag, 83), Fabinho (Alhassan, 76), Werton (Paulité, 68), Rafael Martins (Regis, 75) e Ricardo Valente (Rodrigo Martins, 83)
(Suplentes: Igor Stefanovic, João Amorim, Rafael Vieira, Paulité, Zag, Alhassan, João Oliveira, Rodrigo Martins e Regis)
Treinador: Carlos Fangueiro
- FC Porto B: Diogo Fernandes, Dinis Rodrigues, Gabi, Felipe Silva, Zaidu (Tiago Andrade, 59), André Oliveira (Gonçalo Sousa, 66), Domingos Andrade, Jorge Meireles (Rui Monteiro, 59), Marcus (Gil Martins, 66), Angel Alarcón e Candé
(Suplentes: Gonçalo Ribeiro, Gonçalo Sousa, António Ribeiro, Tiago Andrade, Rui Monteiro, Kaio Henrique, Gil Martins, João Teixeira e Filipe Sousa)
Treinador: João Brandão
Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro)
Ação disciplinar: cartão amarelo para Werton (49), André André (50) e Henrique (86)
Assistência: 2.544 espectadores
Emanuel Moreira foi o herói dos fogaceiros
Formação de Trás-os-Montes esteve por duas vezes em desvantagem
Reforço' vindo da equipa principal revelou-se decisivo
Formação feminina, Sub-19 e andebol com jogos reprogramados
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam