Um golo de Alemão, aos 83 minutos, fez a diferença para a equipa de Pedro Miguel
O Leixões somou, este domingo, a terceira vitória consecutiva na 2.ª Liga, ao bater o Penafiel por 1-0, em encontro da 24.ª jornada, resultado que lhe valeu sair da zona de despromoção.
Um golo de Alemão, aos 83 minutos, fez a diferença para a equipa de Pedro Miguel, que, pela primeira vez na corrente temporada, está fora dos últimos cinco lugares.
Relacionada
Num relvado muito difícil, face à chuva que tem caído na região, as duas equipas procuraram adaptar-se da melhor forma, mas o futebol esteve longe de seduzir.
Numa meia parte em que se lutou mais do que se jogou, apenas por duas vezes a baliza esteve em perigo: primeiro quando Pedro Ribeiro (oito minutos), sem oposição, atirou na área para a bancada e depois através de Pedras (33), que viu o seu remate desviar num defesa e sair junto ao poste esquerdo.
O forte assédio com que o Leixões começou a segunda parte trouxe um novo personagem ao jogo: Alemão, por duas vezes, aos 50 minutos, criou perigo, valendo aos forasteiros a oposição do guarda-redes Ivo.
Depois, aos 69 minutos, o árbitro Jorge Ferreira, que havia invalidado bem um golo da Ricardo Barros, aos 60, deixou passar impune um derrube de Kalindi a Alemão, quando este se esgueirava para a área.
De bola parada, o Penafiel (75 minutos) esteve perto de marcar, com Ricardo Moura a não segurar o livre direto cobrado por Tiago Barros, acabando, à segunda, por deter o esférico em cima do risco da baliza.
Num lance em que a infelicidade de Ivo (83 minutos) se aliou ao oportunismo de Alemão, o extremo do Leixões aproveitou o desentendimento entre Kalindi e o guarda-redes para atirar para as redes desertas, após um cruzamento de Rateira da direita, garantindo o triunfo para os locais.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador: 1-0, Alemão, 83 minutos.
Leixões: Ricardo Moura, Gonçalo Graça, Diogo Nunes, Pedro Pinto, João Pedro, Malafaia, Caio (Niang, 78), Bruno Lamas, Pedras (Rateira, 78), Alemão (Pan Ximing, 90+3) e Ricardo Barros.
(Suplentes: Taha, Cadinha, Pan Ximing, Max, Guo Yi, Rateira e Niang).
Treinador: Pedro Miguel.
Penafiel: Ivo, Kalindi, Amoreirinha, Pedro Ribeiro, Pedro Araújo, Djibril (Mbala, 89), Tiago Barros, Aldair (Vieira, 55), Caetano (César, 76), Gonçalo Abreu e Yero.
(Suplentes: Coelho, Mbala, Vieira, César, Edu, João Paulo e Diogo Melo).
Treinador: Paulo Alves.
Árbitro: Jorge Ferreira (Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Djibril (56).
Assistência: Cerca de 500 espetadores.
Avançado luso-brasileiro de 35 anos pode estrear-se no encontro com o Portimonense
Guardião sérvio conquistou lugar no onze frente ao Leixões e regresso do cabo-verdiano não afetou a convocatória de Filipe Martins
Defesa dinamarquês deve refazer dupla com Romain Correia
Extremo do Felgueiras encontra-se sob observação no Hospital de São João
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen