Um golo de Alemão, aos 83 minutos, fez a diferença para a equipa de Pedro Miguel
O Leixões somou, este domingo, a terceira vitória consecutiva na 2.ª Liga, ao bater o Penafiel por 1-0, em encontro da 24.ª jornada, resultado que lhe valeu sair da zona de despromoção.
Um golo de Alemão, aos 83 minutos, fez a diferença para a equipa de Pedro Miguel, que, pela primeira vez na corrente temporada, está fora dos últimos cinco lugares.
Relacionada
Num relvado muito difícil, face à chuva que tem caído na região, as duas equipas procuraram adaptar-se da melhor forma, mas o futebol esteve longe de seduzir.
Numa meia parte em que se lutou mais do que se jogou, apenas por duas vezes a baliza esteve em perigo: primeiro quando Pedro Ribeiro (oito minutos), sem oposição, atirou na área para a bancada e depois através de Pedras (33), que viu o seu remate desviar num defesa e sair junto ao poste esquerdo.
O forte assédio com que o Leixões começou a segunda parte trouxe um novo personagem ao jogo: Alemão, por duas vezes, aos 50 minutos, criou perigo, valendo aos forasteiros a oposição do guarda-redes Ivo.
Depois, aos 69 minutos, o árbitro Jorge Ferreira, que havia invalidado bem um golo da Ricardo Barros, aos 60, deixou passar impune um derrube de Kalindi a Alemão, quando este se esgueirava para a área.
De bola parada, o Penafiel (75 minutos) esteve perto de marcar, com Ricardo Moura a não segurar o livre direto cobrado por Tiago Barros, acabando, à segunda, por deter o esférico em cima do risco da baliza.
Num lance em que a infelicidade de Ivo (83 minutos) se aliou ao oportunismo de Alemão, o extremo do Leixões aproveitou o desentendimento entre Kalindi e o guarda-redes para atirar para as redes desertas, após um cruzamento de Rateira da direita, garantindo o triunfo para os locais.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador: 1-0, Alemão, 83 minutos.
Leixões: Ricardo Moura, Gonçalo Graça, Diogo Nunes, Pedro Pinto, João Pedro, Malafaia, Caio (Niang, 78), Bruno Lamas, Pedras (Rateira, 78), Alemão (Pan Ximing, 90+3) e Ricardo Barros.
(Suplentes: Taha, Cadinha, Pan Ximing, Max, Guo Yi, Rateira e Niang).
Treinador: Pedro Miguel.
Penafiel: Ivo, Kalindi, Amoreirinha, Pedro Ribeiro, Pedro Araújo, Djibril (Mbala, 89), Tiago Barros, Aldair (Vieira, 55), Caetano (César, 76), Gonçalo Abreu e Yero.
(Suplentes: Coelho, Mbala, Vieira, César, Edu, João Paulo e Diogo Melo).
Treinador: Paulo Alves.
Árbitro: Jorge Ferreira (Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Djibril (56).
Assistência: Cerca de 500 espetadores.
Castigo de Xavi Grande obriga Vítor Matos a improvisar do lado direito da defesa
Duelo com muitas incidências na Capital do Móvel
Extremo, de 19 anos, assinou um contrato válido por três temporadas
Médio polivalente dos dragões convocado para o particular com o Uruguai
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português