Dois golos de livre nos descontos deram um ponto aos visitantes...
Dois golos de Kizito nos descontos garantiram esta quarta-feira a um Sporting da Covilhã reduzido a 10 unidades um empate (3-3) no reduto do Leixões, em encontro da 39.ª jornada da 2.ª Liga.
Num final dramático, já com tempo regulamente esgotado, o Covilhã ganhou dois livres perto da área leixonense, um aos 90'+2 e outro aos 90'+5, e Kizito (ex-Leixões) aproveitou-os e bisou com dois simples golpes de cabeça à boca da baliza.
O árbitro Duarte Gomes tinha dado três minutos de descontos, mas esticou o jogo mais dois. Foi quanto bastou para o Leixões deixar fugir três pontos e para o Covilhã conquistar um, mantendo-se na corrida à subida.
A primeira parte valeu pelo golo de Enoh (15'), um dos melhores homens do Leixões, pelo que jogou, pela entrega e porque, tal como Kizito, marcou dois golos. No primeiro, aproveitou um bom passe de Mendes, venceu um duelo físico e inaugurou o marcador, numa das raras ocasiões de perigo fabricadas pelo Leixões até ao intervalo.
Kizito podia ter empatado aos 23 minutos, mas Ricardo Moura negou-lhe o golo com uma defesa atenta.
Depois de um primeiro tempo desinteressante, jogado quase sempre a em ritmo baixo, a segunda parte rendeu cinco golos e mais algumas situações de possível golo que as duas equipas desperdiçaram.
O Covilhã marcou o seu primeiro tento logo aos 49 minutos, com Erivelto a assistir Kizito e a bola a sobrar para Bilel, que, sem oposição, marcou um golo fácil.
Insatisfeito, Horácio Gonçalves fez duas substituições de uma vez só vez, aos 56 minutos. Trocou Tiago de Leonço e Tiago Lenho por Bruno Lamas e Alemão e foi bem-sucedido.
Bruno Lamas serviu Alemão para o segundo dos locais, aos 60 minutos, e Enoh para o terceiro, aos 68'. Tanto Bruno Lamas como Alemão revolucionaram o ataque leixonense, acrescentando-lhe velocidade, objetividade e alguma irreverência.
Aos 70 minutos, Mendes rematou forte e Taborda evitou o quarto golo do Leixões, numa altura em que o Covilhã só tinha olhos para a baliza de Ricardo Moura.
Quanto Tiago Moreira foi expulso, por acumulação de cartões amarelos, aos 84 minutos parecia que o Leixões tinha a vitória garantida.
Porém, nos descontos e, depois, já para lá do tempo concedido, o Covilhã marcou dois golos, por Kizito, ambos muito parecidos e após lances de bola parada, e voltou para casa com um empate.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos
Leixões - Sporting da Covilhã, 3-3.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Enoh, 15 minutos.
1-1, Bilel, 49'.
2-1, Alemão, 60'.
3-1, Enoh, 68'.
3-2, Kizito, 90'+2.
3-3, Kizito, 90'+5.
Equipas:
- Leixões: Ricardo Moura, Gonçalo Graça, Pedro Pinto, Alabi, João Pedro (Caio, 87'), Tiago Lenho (Bruno Lamas, 56'), Roberto Sousa, João Novais, Mendes, Tiago de Leonço (Alemão, 56') e Enoh.
(Suplentes: Nuno Pereira, Bruno Lamas, Yuanyi Li, Caio, Hugo Monteiro, Alemão e Chiquinho).
Treinador: Horácio Gonçalves.
- Sporting da Covilhã: Taborda, Tiago Moreira, Diogo Coelho, Edgar, Soares (Zé Tiago, 71'), Djikine, Gilberto (Erivelto, 46'), Flávio (Adriano, 73'), Traquina, Bilel e Kizito.
(Suplentes: Igor, Vítor Massaia, Zé Tiago, Carlos Manuel, Joel, Adriano e Erivelto).
Treinador: Francisco Chaló.
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Pedro (12'), Gilberto (17'), Tiago Moreira (27' e 84'), Mendes (41') e Roberto Sousa (75'). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Tiago Moreira (84').
Assistência: Cerca de 500 espectadores.
Representante do novo investidor já foi apresentado ao plantel no balneário
Internacional angolano, de 20 anos, representava o Wiliete de Benguela,
Amplitude do Ac. Viseu foi insuficiente para segurar a cambalhota operada na 2.ª parte
Trabalho de Vítor Matos cada vez mais reconhecido por sócios e adeptos
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele