Dois golos de livre nos descontos deram um ponto aos visitantes...
Dois golos de Kizito nos descontos garantiram esta quarta-feira a um Sporting da Covilhã reduzido a 10 unidades um empate (3-3) no reduto do Leixões, em encontro da 39.ª jornada da 2.ª Liga.
Num final dramático, já com tempo regulamente esgotado, o Covilhã ganhou dois livres perto da área leixonense, um aos 90'+2 e outro aos 90'+5, e Kizito (ex-Leixões) aproveitou-os e bisou com dois simples golpes de cabeça à boca da baliza.
O árbitro Duarte Gomes tinha dado três minutos de descontos, mas esticou o jogo mais dois. Foi quanto bastou para o Leixões deixar fugir três pontos e para o Covilhã conquistar um, mantendo-se na corrida à subida.
A primeira parte valeu pelo golo de Enoh (15'), um dos melhores homens do Leixões, pelo que jogou, pela entrega e porque, tal como Kizito, marcou dois golos. No primeiro, aproveitou um bom passe de Mendes, venceu um duelo físico e inaugurou o marcador, numa das raras ocasiões de perigo fabricadas pelo Leixões até ao intervalo.
Kizito podia ter empatado aos 23 minutos, mas Ricardo Moura negou-lhe o golo com uma defesa atenta.
Depois de um primeiro tempo desinteressante, jogado quase sempre a em ritmo baixo, a segunda parte rendeu cinco golos e mais algumas situações de possível golo que as duas equipas desperdiçaram.
O Covilhã marcou o seu primeiro tento logo aos 49 minutos, com Erivelto a assistir Kizito e a bola a sobrar para Bilel, que, sem oposição, marcou um golo fácil.
Insatisfeito, Horácio Gonçalves fez duas substituições de uma vez só vez, aos 56 minutos. Trocou Tiago de Leonço e Tiago Lenho por Bruno Lamas e Alemão e foi bem-sucedido.
Bruno Lamas serviu Alemão para o segundo dos locais, aos 60 minutos, e Enoh para o terceiro, aos 68'. Tanto Bruno Lamas como Alemão revolucionaram o ataque leixonense, acrescentando-lhe velocidade, objetividade e alguma irreverência.
Aos 70 minutos, Mendes rematou forte e Taborda evitou o quarto golo do Leixões, numa altura em que o Covilhã só tinha olhos para a baliza de Ricardo Moura.
Quanto Tiago Moreira foi expulso, por acumulação de cartões amarelos, aos 84 minutos parecia que o Leixões tinha a vitória garantida.
Porém, nos descontos e, depois, já para lá do tempo concedido, o Covilhã marcou dois golos, por Kizito, ambos muito parecidos e após lances de bola parada, e voltou para casa com um empate.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos
Leixões - Sporting da Covilhã, 3-3.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Enoh, 15 minutos.
1-1, Bilel, 49'.
2-1, Alemão, 60'.
3-1, Enoh, 68'.
3-2, Kizito, 90'+2.
3-3, Kizito, 90'+5.
Equipas:
- Leixões: Ricardo Moura, Gonçalo Graça, Pedro Pinto, Alabi, João Pedro (Caio, 87'), Tiago Lenho (Bruno Lamas, 56'), Roberto Sousa, João Novais, Mendes, Tiago de Leonço (Alemão, 56') e Enoh.
(Suplentes: Nuno Pereira, Bruno Lamas, Yuanyi Li, Caio, Hugo Monteiro, Alemão e Chiquinho).
Treinador: Horácio Gonçalves.
- Sporting da Covilhã: Taborda, Tiago Moreira, Diogo Coelho, Edgar, Soares (Zé Tiago, 71'), Djikine, Gilberto (Erivelto, 46'), Flávio (Adriano, 73'), Traquina, Bilel e Kizito.
(Suplentes: Igor, Vítor Massaia, Zé Tiago, Carlos Manuel, Joel, Adriano e Erivelto).
Treinador: Francisco Chaló.
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Pedro (12'), Gilberto (17'), Tiago Moreira (27' e 84'), Mendes (41') e Roberto Sousa (75'). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Tiago Moreira (84').
Assistência: Cerca de 500 espectadores.
Emanuel Moreira foi o herói dos fogaceiros
Formação de Trás-os-Montes esteve por duas vezes em desvantagem
Reforço' vindo da equipa principal revelou-se decisivo
Formação feminina, Sub-19 e andebol com jogos reprogramados
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam