O jogou prometeu muito nos minutos iniciais...
Um golo Luís Silva valeu ao Leixões uma vitória por 1-0 frente ao União da Madeira, num encontro relativo à 33.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol. Com este triunfo, o décimo primeiro perante o seu público, a equipa de Matosinhos mantém-se firme na corrida por um dos dois lugares de acesso à divisão principal.
O jogou prometeu muito nos minutos iniciais, em especial porque o Leixões entrou forte e podia até ter marcado logo aos cinco minutos, por Tiago Borges. O avançado leixonense isolou-se, após assistência de Luís Silva, e rematou, mas Marcelo negou-lhe o golo que parecia certo. Quinto classificado à entrada para esta jornada, o Leixões mostrou a qualidades próprias de um candidato à subida: ambição, dinamismo, ritmo e um futebol corrido e linear, que fez tremer o conjunto madeirense.
Relacionadas
Mas, aos poucos, o futebol leixonense perdeu gás e tornou-se confuso e mesmo enfadonho. Pelo caminho, Duarte Gomes queixou-se de problemas físicos, ainda recebeu tratamento e acabou por ser substituído pelo quarto árbitro, Ricardo Baixinho. O União da Madeira apenas deu um ar da sua graça perto do intervalo quando Miguel Fidalgo, de cabeça, obrigou o guarda-redes Rui Sacramento a dar o seu melhor para evitar o empate. Na segunda parte, o Leixões voltou a entrar forte e desta vez foi recompensado.
Na sequência de um canto, Luís Silva aproveitou uma bola perdida e, com um pontapé acrobático, fez o golo, fazendo a bola sobrevoar Marcelo. Daí até ao fim, o encontro perdeu novamente qualidade, em boa medida porque o Leixões recuou, o seu futebol tornou-se desarticulado e o nervosismo foi-se apoderando dos jogadores à medida que os minutos passaram. O União da Madeira sentiu que podia tirar partido da situação e arriscou um pouco mais.
Mas foi de bola parada, um livre direto e frontal, que os madeirenses andaram perto do empate, com Rui Sacramento, uma vez mais, a opor-se (72). Miguel Fidalgo também ameaçou a baliza leixonense com um remate cruzado, mas a bola saiu ao lado (80). A verdade é que os visitantes fizeram pouco para chegar ao golo. Ao contrário, o Leixões, com Calé em bom plano, fez o mínimo para ficar com os três pontos.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos
Leixões-União da Madeira, 1-0
Marcador: 1-0, Luís Silva, 46 minutos
- Leixões: Rui Sacramento, Gonçalo Graça, Nuno Silva (Mailo, 46), Zé Pedro, Sequeira, Fábio Santos, Hernâni (Cadinha, 75), Malafaia (Mailo, 46), Calé, Luís Silva e Tiago Borges
Suplentes: Matos, Steven, Cadinha, Kizito, Mailo, Novais e Moedas
Treinador: Pedro Correia
- União da Madeira: Marcelo, Hugo Gomes, Kiko (Roberto, 14), Lucas, Alex, Ávalos, Tiago Costa (Chixaro, 61), Rúben Andrade, Bruno, Marco Freitas (Steve, 61) e Miguel Fidalgo
Suplentes: Christopher, Steve, Carlos Manuel, Chixaro, Roberto, Joel e Thiago Faria
Treinador: Predrag Jokanovic
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa), substituído por Ricardo Baixinho, quarto árbitro
Ação disciplinar: cartão amarelo para Lucas (10), Nuno Silva (15), Miguel Fidalgo (18), Hugo Gomes (32), Alex (46), Mailo (48), Sequeira (85) e Kiko (90+1)
Assistência: cerca de 1.300 espetadores.
Transmontanos já haviam confirmado ontem o negócio
Tinha contrato até 2027
O guarda-redes sueco poderá fazer a sua estreia pelo Farense na eliminatória da Taça de Portugal, no reduto do Vidago
Médio é internacional angolano
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos