Encarnados saíram na frente, mas Mozino garantiu o triunfo dos Bebés do Mar depois de muita agitação
O Leixões estreou-se hoje na 2.ª Liga de futebol 2024/25 com uma vitória caseira por 2-1 frente a um Benfica B, que marcou primeiro e acabou o jogo reduzido a nove unidades.
Na primeira jornada do campeonato, os lisboetas abriram o marcador através do central norte-americano Joshua Wynder, aos 42 minutos, o Leixões empatou ainda antes do intervalo, aos 45+2, graça a um autogolo de Gustavo Marques e o atacante costa-marfinense Mozino fez o 2-1 final.
O Benfica B foi vítima de si mesmo: falhou uma grande penalidade, fez um autogolo e sofreu duas expulsões, antes de o emblema de Matosinhos chegar ao tento da vitória.
Depois de uma fase em que o Benfica B teve mais bola e conseguiu levar o jogo para o meio-campo leixonense, os locais reagiram e Paulo Alves recebeu um passe na área 'encarnada', rematou com o pé esquerdo e ganhou um canto.
Na sequência de um canto no lado esquerdo, porém, o Benfica B ganhou uma grande penalidade, por alegada mão na bola de Moshood. Nuno Félix encarregou-se de bater a falta e rematou forte, mas Stefanovic defendeu.
O Benfica B ameaçou marcar aos 30 minutos, mas Hugo Basto desarmou Luan Farias na hora certa quando este, em plena área leixonense, já se preparava para atirar à baliza à guarda de Stefanovic
O ascendente benfiquista foi materializado pelo central norte-americano Joshua Wynder com um cabeceamento certeiro no seguimento de um canto em que se impôs aos centrais leixonenses.
O Leixões reagiu bem ao golo sofrido, tendo Simão cruzado da esquerda e Moshood cabeceado e forçado André Gomes a uma defesa de recurso para canto.
O intervalo aproximava-se, mas o Leixões pressionou e marcou mesmo num lance de insistência em que Werton surgiu descaído sobre a direita, já na área adversária, atirou rasteiro e Gustavo Marques, acossado, desviou para a bola para a sua própria baliza.
Depois de ter falhado uma grande penalidade na primeira parte, Nuno Félix viu o cartão vermelho por uma falta grosseira sobre Hugo Basto aos 61 minutos e deixou o Benfica B fica a jogar com menos um.
Em superioridade numérica, o Leixões passou a ter mais bola, tornou-se então mais perigoso e Paulité quase bateu André Gomes aos 67 minutos com um remate em arco.
Acabado de entrar, Paul Okon pisou André Simões e o árbitro mostrou-lhe o cartão amarelo e depois alterou a sua decisão após ser alertado pelo videoárbitro (VAR), punindo o jogador com o vermelho.
O Benfica B viu-se, assim, a jogar com nove unidades e isso teve consequências aos 78 minutos, porque o Leixões aproveitou e virou o jogo a seu favor aos 78 minutos com um golo de Mozino depois de um ataque conduzido pelo corredor esquerdo e de uma defesa incompleta de André Gomes.
Incapaz de sair do seu meio-campo e de ter bola, a equipa lisboeta nada pôde fazer para contrariar a superioridade leixonense e até esteve perto de sofrer o terceiro golo aos 90 minutos quando Lacroix, que substituíra o lesionado Gustavo Marques, perdeu a bola para Paulité, que, porém, falhou uma clara ocasião para marcar.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões -- Benfica B, 2-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Joshua Wynder, 42 minutos.
1-1, Gustavo Marques 45+2 (na própria baliza).
2-1, Mozino, 78.
- Leixões: Igor Stefanovic, João Amorim, Hugo Basto (Chicão, 69), Rafael Vieira, Simão, Paulo Alves (André André, 68), André Simões (Rafa, 81), Fabinho, Werton, Moshood (Paulité, 58) e Ricardo Valente (Mozino, 58).
(Suplentes: Ricardo Ribeiro, Chicão, Rafa, Paulité, André André, Mauro Ribeiro, João Oliveira, Mozino e Henrique).
Treinador: Carlos Fangueiro.
- Benfica B: André Gomes, Diogo Spencer, Gustavo Marques (Lacroix, 50), Joshua Wynder, Francisco Domingues, Nuno Félix (Rafael Luís, 69), Diogo Prioste, Gerson Sousa (Melro, 79), Hugo Félix, Luan Farias (Paulo Okon, 68) e Varela (Ivan Lima, 80).
(Suplentes: Pedro Souza, Lacroix, João Veloso, Leandro, Paul Okon, Beni, Rafael Luís, Ivan Lima e Melro).
Treinador: Nélson Veríssimo.
Árbitro: Sérgio Guelho (AF Guarda).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Luan Farias (29) e Melro (87). Cartão vermelho direto para Nuno Félix (61) e Paulo Okon (72).
Assistência: 2.267 espetadores.
Avançado do Ac. Viseu já igualou registo de participação em golos da última temporada
Tudo sobre mais uma eliminatória da Prova Rainha
Fogaceiros acabam a sorrir no duelo antecipado da 9.ª jornada
Triunfo caseiro por 2-0
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool