Briosa anulou desvantagem de dois golos na segunda parte
Mafra e Académia empataram este sábado a dois golos, em jogo da 32.ª jornada da 2.ª Liga, num encontro em que os saloios dominaram no primeiro tempo e os estudantes controlaram no segundo.
O Mafra adiantou-se no marcador aos 12 minutos, por Andrézinho, e aos 19 o avançado bisou. Depois de uma primeira parte dominada pela equipa de Ricardo Sousa, a Académica reagiu logo no recomeço, com Mayambela a reduzir para 2-1, aos 57 minutos, e o empate a chegar pelos pés de Bouldini, aos 66.
Com este empate, o quarto no 'reinado' de Ricardo Sousa, que ainda não venceu no comando dos 'saloios', o Mafra faz 37 pontos e, no 11.º lugar da classificação, garante a permanência. Já a Académica vê neste empate um resultado menos positivo, ficando mais difícil a luta pela subida ao primeiro escalão do futebol português.
Os 'estudantes', na quarta posição, somam agora 56 pontos e podem perder terreno para o Arouca, que tem os mesmos pontos e este domingo recebe o Casa Pia, enquanto o Feirense, que venceu hoje, subiu à condição a terceiro com 58.
A primeira parte em Mafra foi animada e sempre com futebol de ataque. A equipa de Ricardo Sousa entrou algo temerosa, a Académica assumiu a iniciativa de jogo nos primeiros minutos, mas foi o Mafra a inaugurar o marcador à passagem do minuto 12.
Depois de um remate de Rodrigo Martins em zona central, a bola sobrou para Nuno Campo no flanco direito e o lateral colocou com precisão em Andrézinho, que na pequena área só teve de encostar.
O avançado mafrense tomou-lhe o gosto e aos 19 repetiu a dose, depois de mais uma distração da defesa da Briosa. Os 'estudantes' perderam a bola na saída para o ataque, Mimito falhou o corte em 'carrinho' e o avançado encarou a baliza e bateu no poste mais distante, sem hipótese para Mika.
Os dois golos de rajada abateram o ânimo da equipa de Rui Borges, ainda a lutar pela subida à I Liga, e só aos 39 o golo esteve perto de acontecer na baliza do Mafra. Após um canto, João Miguel cortou de 'bicicleta' em cima da linha de golo e, na recarga, Godinho voou e com uma 'sapatada' voltou a negar o golo da equipa de Coimbra, desta feita a Bouldini.
O Mafra reagiu de imediato e Mika não quis ficar atrás de Godinho no prémio de defesa da tarde. João Graça rodou na área, atirou para um golo cantado, mas o guardião voou e com a ponta dos dedos cedeu canto.
A segunda parte abriu com uma boa oportunidade para a Académica, mas Godinho voltou a ser mais forte do que Bouldini. Sanca, acabado de entrar, cruzou para o miolo da área, o avançado cabeceou de cima para baixo, mas Godinho foi rápido a reagir e impediu os estudantes de reduzir a desvantagem.
Aos 57 minutos, os estudantes chegaram mesmo ao 2-1. Numa jogada de insistência pela direita do ataque, e depois da defesa do Mafra ter conseguido afastar a primeira vaga, Fabinho voltou a cruzar e Mayambela atirou ao ângulo.
Dois minutos depois, Zé Castro podia ter empatado. Após uma bola parada, na pequena área e só com Godinho pela frente, o central atirou por cima da barra quando o empate parecia certo.
Aos 66, a Académica marcou mesmo e empatou o encontro. Bruno Teles saiu da defesa com a bola controlada, meteu na direita em Traquina, o extremo cruzou ao primeiro poste e Bouldini desta feita conseguiu enganar Godinho, com um remate que entrou junto ao poste mafrense.
A igualdade podia ter durado pouco, porque aos 68 minutos Fábio Melo apitou grande penalidade favorável ao Mafra, mas Camará desperdiçou, com Mika a brilhar e adivinhar o lado onde o avançado queria meter a bola.
Os últimos dez minutos de jogo foram totalmente dominados pela Académica e o Mafra sofreu para segurar o empate. Na melhor ocasião que teve para desfazer o empate, Sanca 'esbarrou' contra Godinho, que com uma segunda parte de luxo contribuiu decisivamente para mais um ponto conquistado pela formação do Oeste.
Jogo no Estádio Municipal de Mafra.
Mafra - Académica, 2-2.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Andrézinho, 12 minutos.
2-0, Andrézinho, 19'.
2-1, Mayambela, 57'.
2-2, Bouldini, 66'.
Equipas:
- Mafra: Godinho, João Miguel, Ismael (Fidelis Irhene, 89), Pedro Barcelos, Gui Ferreira (Bruno, 81), Cuca, João Graça (Carlos Daniel, 70), Andrézinho (Kaká, 81), Campos, Camará e Rodrigo Martins (Okitojandjo, 89).
Suplentes: Filipe Neves, Bruno, Fidelis Irhene, Okitokandjo, Kaká, Lee, Carlos Daniel, Tomás Domingos e Miguel Lourenço.
Treinador: Ricardo Sousa.
- Académica: Mika, Fabiano, Zé Castro, Rafael Vieira, Bruno Teles (Fábio Vianna, 81), Fabinho (Sanca, 46), Dias, Traquina, Mayambela (Guima, 80), Bouldini e Mimito.
Suplentes: Stojkovic, Silvério, Dani, Sanca, Fábio Vianna, Diogo Pereira, Mike, Chaby e Guima.
Treinador: Rui Borges.
Árbitro: Fábio Melo (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para. Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Mimito (53), Cuca (61), Dias (62), Bruno Teles (67), Camará (67), Zé Castro (73), Gui Ferreira (73) e Guima (76).
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.
Carlos André Gomes abordou negócio com o grupo brasileiro REVEE, no valor de 15 milhões de euros
Guarda-redes ainda não tem clube e médio vai para o Javor Ivanjica, da Sérvia
Pretende recolocar o Chaves "no lugar de destaque que merece no panorama do futebol português"
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2