Equipa do Oeste estava na 2.ª Liga desde 2018/19
O Leixões venceu este domingo em casa do Mafra por 2-1, em jogo da 32.ª jornada da 2.ª Liga, e confirmou a manutenção nas ligas profissionais, ditando igualmente a descida do Mafra à Liga 3.
O conjunto de Matosinhos chegou à vantagem cedo, com Werton (cinco minutos) a inaugurar o marcador. Etim (sete) empatou logo na jogada seguinte, mas, ainda na primeira parte, Jaiminho (45) devolveu a vantagem aos forasteiros.
Com este triunfo, o Leixões soma 38 pontos, no 13.º lugar, e já tem assegurada a manutenção na II Liga, onde na próxima época não vai estar o Mafra, que, com 24 pontos, é 18.º e último, já sem hipóteses de lutar pela permanência.
O Leixões entrou melhor no encontro e, depois de uma primeira oportunidade, abriu o marcador ao minuto cinco, por Werton. O avançado isolou-se pelo lado esquerdo do ataque e já na área mafrense rematou por baixo das pernas de Ugboh.
O Mafra estremeceu com o golo madrugador, mas foi rápido na resposta, com Etim a fazer o empate apenas dois minutos depois, ao encontrar para o sétimo golo no campeonato, em resposta a um cruzamento da esquerda de Rodrigo Matos.
Seguiram-se boas ocasiões para ambas as equipas, com a mais perigosa a pertencer ao Mafra, num remate de Róchez à barra.
Já à beira do intervalo, o Leixões voltou a colocar-se em vantagem, num lance que se repetiu muitas vezes no Municipal de Mafra: a defesa 'saloia' estava subida no relvado, Jaiminho aproveitou, isolou-se nas costas e marcou com um remate cruzado.
O golo em altura cirúrgica permitiu ao Leixões entrar mais confiante na segunda parte e coube ao Mafra, com os nervos à flor da pele, desfazer a desvantagem. A equipa visitante concedeu a iniciativa de jogo aos mafrenses, com Alamara Djabi e Lucas Gabriel a ficarem perto do 2-2.
Com o aproximar dos últimos minutos, o Mafra começou a perder discernimento e o Leixões, mesmo sem ter muita posse de bola, controlou os ritmos da partida e segurou a vantagem até ao apito final de Luís Godinho, confirmando a manutenção na II Liga e relegando o Mafra para a Liga 3.
Jogo no Estádio Municipal de Mafra.
Mafra-Leixões, 1-2.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores:
0-1, Werton, 05 minutos.
1-1, Etim, 07.
1-2, Jaiminho, 45.
Equipas:
- Mafra: Ugboh, Iloung Pata (Falé, 70), Diogo Capitão (Stanley Iheanacho, 90), Moussa Camara, Kauê Souza, Vítor Gonçalves (Chriso, 90+1), Alamara Djabi (Valter Monteiro, 70), Bryan Róchez, John Kolawole, Etim e Rodri (Lucas Gabriel, 62).
(Suplentes: Francisco Lemos, Chriso, Lucas Gabriel, Falé, Stanley Iheanacho, Santiago Serra, Valter Monteiro, Andrey e Gonçalo Barros).
Treinador: Paulo Alves.
- Leixões: Dani Figueira, Jean Felipe, Rafael Souza, Thiago Balieiro, Henrique, Fabinho, Zag (Seruca, 67), André André (Rafael, 77), Werton (Paulité, 87), José Bica (Simões, 77) e Jaiminho (Regis, 67).
(Suplentes: Igor Stefanovic, Rafael Martins, Paulité, Hugo Basto, Simãozinho, Simões, Seruca, João Amorim e Regis).
Treinador: José Mota.
Árbitro: Luís Godinho (AF Évora).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Fabinho (33) e Paulité (90+4).
Assistência: Cerca de 400 espetadores.
Médio do P. Ferreira saiu lesionado no encontro com o Benfica B
Novo técnico realça que primeiro erro em Portimão, na sua estreia, será não respeitar o adversário
Jogadores 'detidos' quando só queriam bilhetes para jogo com o Chaves
Médio do Vizela enumerou os colegas de posição no meio-campo para justificar a evolução e qualidade individual
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada