O Oriental teve uma única oportunidade flagrante para marcar...
O Aves alcançou este domingo a segunda vitória consecutiva na 2.ª Liga, ao vencer no terreno do Oriental, por 2-0, com um bis de Guedes, em jogo a contar para oitava jornada.
Num encontro em que se mostrou organizado e coeso defensivamente, o conjunto da Vila das Aves marcou por intermédio de Guedes, aos 16 e aos 83 minutos. O Oriental teve a única oportunidade flagrante para marcar quando João Amorim cabeceou à barra, aos 14.
O Aves entrou melhor na partida, assumindo o jogo e controlo da posse de bola, no entanto foi a formação de Lisboa a primeira a causar perigo para a baliza defendida por Quim, que, após canto curto cobrado da direita por Tom, aos 15 minutos, viu João Amorim cabecear com estrondo à barra.
Mas, no minuto seguinte, foi o conjunto visitante que, sem surpresas, se adiantou no marcador, por intermédio de Guedes. Depois de uma reposição lateral, Vítor Alves cruzou rasteiro para o interior da área e o avançado rematou forte, de primeira, sem hipóteses de defesa para Rafael Marques.
Até final dos primeiros 45 minutos, o Oriental não teve qualquer oportunidade flagrante de golo e foi clube da Vila das Aves que esteve sempre mais perto de voltar a balançar as redes.
No segundo tempo, a equipa forasteira entrou com tudo e, logo aos 46 minutos, Nélson Pedroso cobrou um livre direto que permitiu a Rafael Marques a defesa da tarde, para canto. Na sequência, Pedroso bateu do lado direito e Guedes cabeceou ao poste.
À passagem do minuto 66, após canto batido por Pedró, Theo Mendy, à frente da baliza e sem oposição, conseguiu falhar escandalosamente mais uma ocasião para os avenses.
Aos 83, quando o conjunto grená parecia estar mais perto de reduzir, foi a equipa avense a aumentar a vantagem. Após um mau atraso de Tiago Mota, a bola sobrou para Guedes, que avançou e rematou forte já dentro da grande área, batendo o guarda-redes Rafael Marques pela segunda vez.
Jogo no Campo Eng. Carlos Salema, em Lisboa.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: 0-1, Guedes, 16 minutos; 0-2, Guedes, 83.
Oriental: Rafael Marques, Tiago Mota, André Almeida, Hugo Grilo, João Amorim, Pedro Mendes (Sérgio Duarte, 46), Valdo (Figo, 69), Tom, Hugo Firmino, Fernando (Bernardo Vasconcelos, 62) e Gilson Varela.
Suplentes: Mota, Bernardo Vasconcelos, Sérgio Duarte, Varudo, Henrique Gomes e Figo.
Treinador: João Barbosa.
Aves: Quim, João Amorim (Renato Reis, 61), Vítor Alves, Romaric, Nélson Pedroso, Pedró, Anton, Emanuel, Perdigão (Zé Valente, 74), Guedes e Theo Mendy (Filipe Martins, 85).
Suplentes: Diogo Freire, Filipe Martins, Zé Valente, Renato Reis, Joel Silva, Ericsson e Marcos Valente.
Treinador: Ulisses Morais.
Árbitro: Rui Silva (Vila Real).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Romaric (47), Gilson Varela (68) e Sérgio Duarte (76).
Assistência: cerca de 300 espetadores.
Lateral-esquerdo deve subir ao onze face ao castigo de Luís Rocha
Léo Teixeira foi encaminhado para o hospital de Penafiel
Fogaceiros foram para o intervalo a ganhar, mas concederam a igualdade no segundo tempo
Arbitragem de Luís Godinho causou controvérsia
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais