Lumungo esteve em evidência
O Paços de Ferreira alcançou este sábado o primeiro triunfo na 2.ª Liga, ao derrotar o Portimonense por 4-1, com Lumungo em evidência, num jogo da oitava jornada que só ficou resolvido nos últimos 10 minutos.
O avançado santomense, que sofreu o penálti que abriu o marcador, bisou no merecido triunfo pacense, um jogo que contou ainda com os tentos de Costinha e Nuno Cunha, já no tempo extra, descontando Tamble para o Portimonense.
O Paços procurava o primeiro triunfo frente a um Portimonense melhor fora de portas e que até entrou melhor no jogo, com Grolli, de cabeça, a ameaçar inaugurar o marcador, aos nove minutos.
Os locais demoravam a reagir, mas um toque de Marlon em Lumungo na área do Portimonense levou Costinha para a marca de penálti.
O extremo adiantou o Paços aos 20 minutos e podia ter feito o segundo aos 38', mas falhou em posição frontal uma bola sacudida para a frente por Friedrich.
O jogo seguia sem espetacularidade e estava controlado pelo Paços, mas uma transição rápida dos algarvios, aos 43 minutos, fez pairar o empate em dois momentos, em finalizações de Mo Dauda e, na sequência do canto, Jarleysom.
O Paços voltou a pegar no jogo no segundo tempo, mas uma distração defensiva aos 68 minutos permitiu que Tamble empatasse o jogo, na sequência de uma bola bombeada do meio campo.
Os locais acusaram o golo, mas a reação chegou em dose tripla nos últimos 10 minutos, com Lumungo a marcar por duas vezes, na sequência de contra-ataques rápidas, e Nuno Cunha a fechar a contagem.
Na tabela, o Paços subiu ao 14.º lugar, com os mesmos oito pontos de Penafiel e Oliveirense, enquanto o Portimonense foi igualado pelo Felgueiras, ambos com 11 pontos, e é nono.
Jogo no estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira
Paços de Ferreira - Portimonense, 4-1
Ao intervalo: 1-0
Marcadores:
1-0, Costinha, 20 minutos
1-1, Tamble, 68'
2-1, Lumungo, 81'
3-1, Lumungo, 88'
4-1, Nuno Cunha, 90'+6
Equipas:
- Paços de Ferreira: Jeimes, Rafael Vieira, Tiago Ferreira, Kauan, Anilson (Miguel Mota, 75'), João Caiado (Nito Gomes, 58'), Francisco Ramos (Nuno Cunha, 75'), Leandro Dias, Lumungo, João Victor (Diego Fernandes, 75') e Costinha (Matheus Martins, 85')
(Suplentes: Marafona, Miguel Mota, Gonçalo Cardoso, Nito Gomes, Nuno Cunha, João Pinto, Matheus Martins, Vlad e Diego Fernandes)
Treinador: Filipe Cândido
- Portimonense: Friedrich, Jarleysom, Douglas Grolli (Mesaque Djú, 65'), Marlon Júnior (Francisco Canário, 46'), Xavier, Zé Gabriel, Edney Silva (Heitor, 59'), Zé Gabriel, Xavier, João Reis (Samuel Lobato, 46'), Tiago Mamede, Tamble e Mo Dauda (Alexandre Abel, 46')
(Suplentes: Sébastien Cibois, Alexandre Abel, Heitor, Samy, Thauan Lara, Samuel Lobato, Jotavê, Francisco Canário e Mesaque Djú)
Treinador: Tiago Fernandes
Árbitro: Bruno Vieira (AF Lisboa)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Edney Silva (25'), João Caiado (27'), Tiago Mamede (29'), Marlon Júnior (37') e Douglas Grolli (60')
Assistência: 1.353 espectadores
Três pontos preciosos para os beirões, empenhados em afastar-se dos lugares do fundo da tabela
Lumungo esteve em evidência
Leirienses procuravam escalar aos primeiros lugares, mas foram surpreendidos
Jogo realizado na Academia Cristiano Ronaldo em Alcochete
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados