Equipa da casa desperdiçou o desaire do Tondela
O Penafiel perdeu este sabado na receção ao Paços de Ferreira, por 2-1, desperdiçando o desaire do Tondela, que tem também 37 pontos na 2.ª Liga, para assumir uma liderança isolada na 22.ª jornada.
Os penafidelenses entraram logo a vencer, com um tento de Reko aos 16 segundos, mas o pacense Marcos Paulo restabeleceu prontamente a igualdade ao terceiro minuto, num início de jogo atípico, tendo sido depois Rui Fonte, aos 31', a apontar o golo sentenciador a favor dos forasteiros.
Depois de verem hoje o Felgueiras a derrotar o Tondela (1-0), os penafidelenses procuravam um triunfo que permitisse um distanciamento face à formação beirã para ganhar terreno no objetivo da promoção ao escalão principal e o começo não poderia ser mais prometedor nessa perspetiva.
Logo no pontapé de saída, o Penafiel bombeou a bola para o seu meio-campo ofensivo e, depois de conquistar a segunda bola, desenhou uma excelente jogada pelo corredor central, com Reko a tabelar com Diogo Batista e, no coração da área, a desferir um remate colocado junto ao poste para o 1-0.
Por sua vez, o Paços de Ferreira reagiu de forma exemplar ao percalço inicial e chegou ao empate instantes depois, a partir de um pontapé de canto cobrado de forma rasteira para o interior da área, que a defensiva rubro-negra não conseguiu aliviar de forma clarivendente, vendo a bola sobrar, na confusão estabelecida no interior da área, para Marcos Paulo marcar.
Os castores continuaram a ser a equipa mais perigosa e vertical dispondo de várias boas ocasiões, entre as quais o golo de Rui Fonte, à passagem da meia hora de jogo, quando o avançado aproveitou uma abordagem incompleta do guardião Manuel Baldé a um cruzamento e a passividade dos defesas adversários para consumar a reviravolta.
Costinha, logo no minuto, seguinte atirou à trave, num lance em que poderia alargar a vantagem e trazer outro conforto na gestão da partida, mas a vantagem pela margem mínima para os pacenses ajustava-se às incidências da partida ao intervalo.
No segundo tempo, os anfitriões viriam a subir de produção e Tiago Rodrigues ainda viu um golo de belo efeito, aos 54', ser-lhe negado por fora de jogo, mas o ritmo da partida baixou e as oportunidades de parte a parte tornavam-se pouco abundantes.
Aos 80', Gabriel Barbosa esteve perto de marcar de cabeça, mas Marafona conseguiu agarrar a vitória com uma excelente intervenção e fazer com que o Paços de Ferreira resistisse ao poderio atacante contrário até final.
Enquanto o Penafiel se mantém no segundo posto, em igualdade pontual com o líder, os pacenses somam assim 26 pontos e ocupam o 12.º posto.
Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel
Penafiel - Paços de Ferreira, 1-2
Ao intervalo: 1-2
Marcadores:
1-0, Reko, 01 minuto
1-1, Marcos Paulo, 03 minutos
1-2, Rui Fonte, 31
Equipas:
- Penafiel: Manuel Baldé, Miguel Maga (Hélder Suker, 83), Rúben Pereira, João Miguel, João Silva, Ewerton, Diogo Batista (André Silva, 64), Reko, Tiago Rodrigues (Robinho, 72), Gabriel Barbosa e Sodiq Fatai
(Suplentes: Miguel Oliveira, Gonçalo Negrão, Diogo Brito, Gustavo Fernandes, Bruno Pereira, Robinho, Hélder Suker, André Silva e Jota Silva)
Treinador: Hélder Cristóvão
- Paços de Ferreira: Marafona, Anilson (Miguel Mota, 72), Ícaro, Erick Ferigra, Antunes (Rui Pedro, 86), Marcos Paulo, Ivan Pavlic (João Caiado, 72) Gonçalo Nogueira, Afonso Rodrigues (Ronaldo Lumungo, 73), Rui Fonte (Uladzislau Marozau, 79) e Costinha
(Suplentes: Jeimes Menezes, Miguel Mota, Gonçalo Cardoso, Rui Pedro, João Caiado, Welton Júnior, Ronaldo Lumungo, André Liberal e Uladzislau Marozau).
Treinador: Carlos Fangueiro
Árbitro: Fá Sanhá (AF Lisboa)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gonçalo Nogueira (27), Ícaro (41), Anilson (68), João Miguel (90+3) e João Silva (90+4)
Assistência: Cerca de 2.000 espectadores
Emanuel Moreira foi o herói dos fogaceiros
Formação de Trás-os-Montes esteve por duas vezes em desvantagem
Reforço' vindo da equipa principal revelou-se decisivo
Formação feminina, Sub-19 e andebol com jogos reprogramados
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam