João Pedro, de penálti, e Diogo Santos apontaram os tentos dos insulares
O Santa Clara assumiu este domingo a liderança da 2ª Liga, ao bater na 26.ª jornada o Gil Vicente pela diferença mínima (2-1), num resultado que traduz o que se passou no encontro.
João Pedro, aos 20 minutos, de penálti, e Diogo Santos, aos 23, apontaram os tentos dos açorianos, que passaram a contar 45 pontos, enquanto Frederic reduziu, aos 45, para os gilistas, penúltimos, com 24 pontos.
Os encarnados de Ponta Delgada entraram bem e protagonizaram vários lances de ataque, sem que tenham conseguido materializá-los em golo, nomeadamente aos 11 minutos, num remate de Diogo Santos detido por João Costa.
Aos 20 minutos, o Santa Clara materializou o seu domínio através de João Pedro, de grande penalidade, depois de Batatinha ter driblado à entrada da área Luís Eduardo, que o derrubou já dentro da área.
A penalidade foi marcada rasteira para o lado direito da baliza de João Costa, junto ao poste, sem hipóteses para o guarda-redes.
Três minutos volvidos, a equipa da casa ampliou a vantagem, na sequência de um livre de João Reis finalizado com sucesso pelo cabeceamento de Diogo Santos.
Após o segundo tento, o Gil Vicente despertou, promovendo alguns lances de ataque, sem grande perigo, neutralizados pela defesa encarnada, que se viu obrigada a recuar no terreno, explorando o contra-ataque.
O Gil Vicente viria, no entanto, a chegar ao golo mesmo em cima do final do primeiro tempo, através de Frederic, na sequência de um cruzamento de Câmara.
Na segunda parte, o Gil Vicente entrou melhor do que o Santa Clara, motivado pelo tento em cima do intervalo, mas foi a turma de Ponta Delgada, após reequilibrar a partida, a ameaçar primeiro, num golo anulado a Pacheco por fora de jogo.
O Santa Clara reassumiu o comando do jogo, mas sem o discernimento do primeiro tempo e com o Gil Vicente a não abdicar de atacar, por vezes com perigo.
E, foi o Gil Vicente que, aos 88 minutos, após um livre na direita, viu Jonathan rematar para a baliza, tendo o golo sido evitado pelos defesas do Santa Clara.
Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Santa Clara-Gil Vicente, 2-1.
Ao intervalo: 2-1.
Marcadores:
1-0, João Pedro, 20 minutos (grande penalidade).
2-0, Diogo Santos, 23.
2-1, Frederic, 45.
Equipas:
- Santa Clara: Serginho, Vítor Alves, Accioly, João Pedro, Igor Rocha, Pacheco, Diogo Santos, Ruben Saldanha (Paulo Clemente, 90), João Reis, Rafael Batatinha (Thiago Santana, 55) e Fernando (Minhoca, 70).
(Suplentes: Marco Pereira, Marcelo Oliveira, Paulo Clemente, Minhoca, Thiago Santana, Daniel Coelho e Paulo Grilo).
Treinador: Luís Pires.
- Gil Vicente: João Costa, Henrique, Luiz Eduardo, Tormena, Ricardinho, Jonathan, Kodjo, Miguel Abreu (Reko, 59), Frederic (André Fontes, 74), João Vasco (Aldair, 83) e Câmara.
(Suplentes: Rafa Pires, Reko, Aldair, Rui Faria, André Fontes, Gabriel e Juimesse).
Treinador: Pedro Ribeiro.
Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tormena (19), Miguel Abreu (22), Diogo Santos (47), Ricardinho (75) e Jonathan (90+6).
Assistência: Cerca de 2.400 espetadores.
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida