João Pedro, de penálti, e Diogo Santos apontaram os tentos dos insulares
O Santa Clara assumiu este domingo a liderança da 2ª Liga, ao bater na 26.ª jornada o Gil Vicente pela diferença mínima (2-1), num resultado que traduz o que se passou no encontro.
João Pedro, aos 20 minutos, de penálti, e Diogo Santos, aos 23, apontaram os tentos dos açorianos, que passaram a contar 45 pontos, enquanto Frederic reduziu, aos 45, para os gilistas, penúltimos, com 24 pontos.
Os encarnados de Ponta Delgada entraram bem e protagonizaram vários lances de ataque, sem que tenham conseguido materializá-los em golo, nomeadamente aos 11 minutos, num remate de Diogo Santos detido por João Costa.
Aos 20 minutos, o Santa Clara materializou o seu domínio através de João Pedro, de grande penalidade, depois de Batatinha ter driblado à entrada da área Luís Eduardo, que o derrubou já dentro da área.
A penalidade foi marcada rasteira para o lado direito da baliza de João Costa, junto ao poste, sem hipóteses para o guarda-redes.
Três minutos volvidos, a equipa da casa ampliou a vantagem, na sequência de um livre de João Reis finalizado com sucesso pelo cabeceamento de Diogo Santos.
Após o segundo tento, o Gil Vicente despertou, promovendo alguns lances de ataque, sem grande perigo, neutralizados pela defesa encarnada, que se viu obrigada a recuar no terreno, explorando o contra-ataque.
O Gil Vicente viria, no entanto, a chegar ao golo mesmo em cima do final do primeiro tempo, através de Frederic, na sequência de um cruzamento de Câmara.
Na segunda parte, o Gil Vicente entrou melhor do que o Santa Clara, motivado pelo tento em cima do intervalo, mas foi a turma de Ponta Delgada, após reequilibrar a partida, a ameaçar primeiro, num golo anulado a Pacheco por fora de jogo.
O Santa Clara reassumiu o comando do jogo, mas sem o discernimento do primeiro tempo e com o Gil Vicente a não abdicar de atacar, por vezes com perigo.
E, foi o Gil Vicente que, aos 88 minutos, após um livre na direita, viu Jonathan rematar para a baliza, tendo o golo sido evitado pelos defesas do Santa Clara.
Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Santa Clara-Gil Vicente, 2-1.
Ao intervalo: 2-1.
Marcadores:
1-0, João Pedro, 20 minutos (grande penalidade).
2-0, Diogo Santos, 23.
2-1, Frederic, 45.
Equipas:
- Santa Clara: Serginho, Vítor Alves, Accioly, João Pedro, Igor Rocha, Pacheco, Diogo Santos, Ruben Saldanha (Paulo Clemente, 90), João Reis, Rafael Batatinha (Thiago Santana, 55) e Fernando (Minhoca, 70).
(Suplentes: Marco Pereira, Marcelo Oliveira, Paulo Clemente, Minhoca, Thiago Santana, Daniel Coelho e Paulo Grilo).
Treinador: Luís Pires.
- Gil Vicente: João Costa, Henrique, Luiz Eduardo, Tormena, Ricardinho, Jonathan, Kodjo, Miguel Abreu (Reko, 59), Frederic (André Fontes, 74), João Vasco (Aldair, 83) e Câmara.
(Suplentes: Rafa Pires, Reko, Aldair, Rui Faria, André Fontes, Gabriel e Juimesse).
Treinador: Pedro Ribeiro.
Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tormena (19), Miguel Abreu (22), Diogo Santos (47), Ricardinho (75) e Jonathan (90+6).
Assistência: Cerca de 2.400 espetadores.
Dante Elizalde entusiasmado com a partida
Técnico do Ac. Viseu destaca a evolução que tem sentido na equipa
Marítimo visita este sábado o líder da 2.ª Liga
Treinador do Leixões pretende reencontrar-se com os bons resultados na Liga Portugal Meu Super
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller