A formação beirã aproveitou empate do Freamunde com o Atlético para subir à 1.ª posição e já segue invicta há nove partidas...
O Tondela venceu este domingo no terreno do Sp. Braga B por 2-1, em jogo da 24.ª jornada da 2.ª Liga, e ascendeu à liderança da prova, em igualdade pontual com a Oliveirense (43 pontos).
A formação beirã aproveitou o empate do Freamunde com o Atlético (1-1) para subir à primeira posição e já segue invicta há nove partidas, tendo quebrado a série de cinco jogos sem perder dos minhotos, que continuam três pontos acima da zona de despromoção (21), no 21.º lugar.
A primeira parte começou com muita indefinição de ambas as equipas na construção de jogo e a monotonia dos primeiros minutos foi apenas quebrada ao minuto 13, quando, após canto de Pedro Araújo, Deyvison apareceu ao primeiro poste e cabeceou de cima para baixo para o primeiro golo do jogo.
O tento não alterou, contudo, a toada da partida, pois, apesar do Tondela ter recuado em campo, o perigo continuou longe das balizas, até que Erivaldo, na sequência de lance individual, foi puxado no interior da área por Edu Machado (25 minutos). Nuno Valente converteu a grande penalidade com um remate alto, para o meio da baliza, e deu a igualdade aos arsenalistas (26 minutos), mas os forasteiros demoraram apenas dois minutos a repor a vantagem por Tozé Marreco, que, assistido por Joel, encostou com a perna para o fundo das redes de Tiago Sá.
Os bracarenses reagiram à desvantagem só após o recomeço da partida, entrando com mais intensidade no segundo tempo e criando uma ocasião flagrante de golo aos 51 minutos, quando Fábio Martins assistiu Nuno Valente, que rematou de primeira, com a bola a passar a milímetros da baliza.
Com o avançar do cronómetro, o ímpeto do Braga B decaiu, e o jogo tornou-se mais quezilento, com o Tondela a controlar as operações até ao apito final.
Jogo no Estádio 1.º de Maio, em Braga.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores: 0-1, Deyvison, 13 minutos. 1-1, Nuno Valente, 26 (grande penalidade). 1-2, Tozé Marreco, 28.
Sp. Braga B: Tiago Sá, Hugo Basto, Gonçalo, Pedro Eira, Núrio, Vukcevic (Rambé, 63), Saná, Nuno Valente (Nené, 82), Piquéti, Fábio Martins e Erivaldo (Carlos Fortes, 75).
Suplentes: José Costa, José Gomes, Nené, Joca, Didi, Carlos Fortes e Rambé.
Treinador: Fernando Pereira.
Tondela: Cláudio Ramos, Edu Machado, Vítor Alves, Deyvison, Pedro Araújo, Fábio Pacheco, Rúben Saldanha, Nuno Santos, Machado (Marco Aurélio, 85), Joel (Amar Zildzovic, 76) e Tozé Marreco (Pica, 87).
Suplentes: Rui Nereu, Pica, Tiago Barros, Amar Zildzovic, Pedro Mendes, Marco Aurélio e Piojo.
Treinador: Quim Machado.
Árbitro: Ricardo Lourenço (Portalegre).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Pedro Araújo (14), Edu Machado (26), Vítor Alves (33), Saná (49), Joel (63) e Núrio (71).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.
A próxima fase da Taça de Portugal vai decorrer no fim de semana de 18 e 19 de outubro e já incluirá 18 clubes da 1.ª divisão, entre os quais Sporting, Benfica e FC Porto
O avançado maliano foi o homem do jogo, com envolvimento direto em todos os golos na vitória por 3-1
Sacavenense vendeu cara a derrota, com um 'bis' de Juan Muñoz (114' e 120'+2) a apurar a formação da cidade do Lis para a 3.ª ronda
Sueco Philip Tear foi o grande herói do emblema do 4.º escalão ao defender dois remates dos 11 metros
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele