Foi feita guarda de honra ao campeão na entrada em campo
O Sp. Covilhã deu a volta ao marcador, venceu este domingo o já campeão Estoril por 3-2 e garantiu a permanência da Liga SABSEG na 33.ª jornada.
Os serranos entraram a perder, com o golo de Lazare, a bola na própria baliza de Hugo Basto igualou o encontro e os 'canarinhos' voltaram a ficar em vantagem numa grande penalidade precisamente de Basto em cima do intervalo, mas, no segundo tempo, Areias e Enoh, ambos saídos do banco, operaram a reviravolta.
O campeão da prova, a quem foi feita guarda de honra à entrada em campo, defrontou, com um 'onze' com muitas alterações, uns 'leões da serra' a precisarem pontuar, mas desconcentrados e a permitirem a Lazare receber a bola à entrada da área, rodopiar e rematar forte para o fundo das redes logo aos três minutos.
Os serranos tiveram uma boa reação à desvantagem e tornaram-se uma equipa mais agressiva, mais pressionante e mais incisiva, a aproximar-se da área adversária. Jean Felipe, por duas vezes, tentou a sorte, mas o golo do empate aconteceu ao minuto 10, de bola parada.
Num canto batido por Gleison, Jaime saltou no coração da área, mas o central Hugo Basto foi o último a tocar na bola antes de entrar na baliza.
Jean Felipe voltou a falhar o alvo e, aos 28 minutos, o serrano Wendel podia isolar-se e tentar desfazer a igualdade, mas, num gesto de desportivismo pouco comum no futebol profissional, viu Valente lesionar-se sozinho, cair no chão e atirou o esférico para fora.
Dez minutos depois, Wendel cabeceou ao lado, Vilela atirou para as mãos de Macedo e, na outra baliza, João Carlos fez a bola passar por cima da barra e Navacchio defendeu para canto a investida de João Diogo.
No último minuto do tempo de compensação da primeira metade, o árbitro considerou faltoso o contacto de Jaime Simões com Empis. Na conversão da grande penalidade, Hugo Basto fez o 1-2.
No reatamento, o Sporting da Covilhã mostrou-se mais determinado: Wendel atirou ao lado e Murilo respondeu, por cima. Bizarro reforçou o ataque e Areias, acabado de entrar, viu Macedo negar-lhe o golo ao minuto 65, mas aos 71 minutos o atacante serrano repôs a igualdade.
Assistido por Jean Felipe, Areias cabeceou e Macedo agarrou a bola já além da linha de golo.
Harramiz, há poucos minutos em campo, obrigou a defesa vistosa de Navacchio, mas o Covilhã deu a volta ao marcador aos 82 minutos, por Enoh, também saído do banco.
Filipe Cardoso ganhou a bola, avançou pela esquerda, cruzou e Enoh, à boca da baliza, cabeceou certeiro e marcou o golo que assegurou a permanência no segundo escalão do futebol nacional.
A vitória do Covilhã, que não ganhava há oito jogos, quebra uma sucessão de 13 partidas do Estoril Praia sem perder.
Jogo no Estádio Santos Pinto, na Covilhã.
Sporting da Covilhã - Estoril: 3- 2.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores:
0-1, Lazare (03).
1-1, Hugo Basto (10, AG).
1-2, Hugo Basto (45+04, GP).
2-2, Rui Areias (71).
3-2, Enoh (82).
Equipas:
Sporting da Covilhã: Léo Navacchio, Tiago Moreira, André Almeida, Jaime Simões, Joel Vital (Enoh, 62), Filipe Cardoso, Jorge Vilela (Rui Areias, 62), João Cardoso (Bernardo Martins, 46), Jean Felipe, Gleison e Wendel (David Santos, 90).
(Suplentes: Bruno Bolas, Felipe Macedo, David Santos, Hanan, Lamine, Bernardo Martins, Enoh, Deivison Borges e Rui Areias).
Treinador: José Bizarro.
Estoril: Macedo, João Diogo, Hugo Basto, Valente (Vital, 32), Empis, Rosier, Lazare, João Mendes (Zé Valente, 63), Bruno Lourenço (Chiquinho, 63), Murilo (Harramiz, 78) e João Carlos (Clóvis, 78).
(Suplentes: Dani Figueira, Vital, Chiquinho, Zé Valente, Gamboa, Carlos Soria, André Franco, Harramiz e André Clóvis).
Treinador: Bruno Pinheiro.
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).
Ação disciplinar:
Cartão amarelo a Jaime Simões (42), Chiquinho, (69), Filipe Cardoso (86) e Rosier (88).
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.
Emanuel Moreira foi o herói dos fogaceiros
Formação de Trás-os-Montes esteve por duas vezes em desvantagem
Reforço' vindo da equipa principal revelou-se decisivo
Formação feminina, Sub-19 e andebol com jogos reprogramados
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam