Criou oportunidades para remeter para a última jornada a decisão mas foi...
O empate 0-0 deste domingo do Sporting da Covilhã na receção à Naval 1.º de Maio ditou a despromoção dos serranos à 2.ª divisão, em jogo da 41.ª e penúltima jornada da 2.ª Liga de futebol.
Apesar de o Trofense, adversário direto na luta pela manutenção, ter perdido, os cinco pontos que separam agora as duas equipas deixam já tudo decidido.
Relacionadas
O Sporting da Covilhã criou oportunidades para remeter para a última jornada a decisão, mas foi perdulário e pode queixar-se da própria sorte.
Obrigado a vencer e dependente de terceiros para alimentar a esperança da manutenção, o Sporting da Covilhã entrou a assumir a iniciativa do jogo e, aos três minutos, Fabrício já tinha desperdiçado duas ocasiões flagrantes de golo, ambas em zona frontal e enquadrado com a baliza.
No primeiro minuto, o brasileiro atirou a rasar a barra e, aos três minutos, ao lado. Gilberto também esteve prestes a inaugurar o marcador. Ao quarto de hora de jogo, o navalista Tinoco respondeu com um livre direto junto à linha lateral, que obrigou Jorge Batista a desviar por cima da trave.
Ao minuto 39, os serranos voltaram a criar perigo, por Moreira, mas o guardião Taborda resolveu.
No reatamento, a Naval continuou com as linhas baixas e muita gente a tapar os caminhos da baliza, face a um Covilhã mais ofensivo, mais posse de bola e no segundo tempo a imprimir maior velocidade à partida.
O golo serrano esteve perto ao minuto 49, quando Moreira acertou na barra, numa jogada de insistência em que estiveram envolvidos Fabrício e Gui. Moreira voltou a atirar a centímetros do poste e os figueirenses ripostaram.
Aos 72 minutos, Telinho recebeu a bola de costas na área, rodopiou e rematou forte contra o poste. Aos 80, o atacante voltou a assustar os serranos, com uma bola que saiu ao lado.
Jogo no Complexo Desportivo da Covilhã
Sporting da Covilhã - Naval 1.º de Maio, 0-0
Equipas:
Sporting da Covilhã: Jorge Batista, Gilberto, Buba, Paulo Grilo, Alex Kakuba, Nené, Carlos Manuel (Pimenta, 76), Moreira, Tarcísio (Adriano, 70), Gui e Fabrício
(Suplentes: Igor Araújo, Edgar, Milton, Paulico, Diogo Gaspar, Adriano e Pimenta)
Treinador: Francisco Chaló
Naval 1.º de Maio: Taborda, Eusébio, Tikito, Robson Terra, Carlitos, Vila (Vítor Alves, 63), Luís Tinoco, André Fontes, Pedro Moreira (Tiago Mesquita, 56) e Telinho (Marcelo, 87, Djibril)
(Suplentes: Ricardo Neves, Tiago Mesquita, Raúl Martins, Cerveira, Marcelo, Vítor Alves)
Treinador: Álvaro Magalhães
Árbitro: João Capela (Lisboa)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tarcísio (66) e Eusébio (68)
Assistência: Cerca de 300 pessoas
Técnico do Sporting B superou Vítor Martins, do Torreense, e Fábio Pereira, da U. Leiria
Leões regressam ao Estádio Luís Filipe Menezes, onde receberam o Chaves, na 2ª jornada do campeonato
Avançado luso-brasileiro de 35 anos pode estrear-se no encontro com o Portimonense
Guardião sérvio conquistou lugar no onze frente ao Leixões e regresso do cabo-verdiano não afetou a convocatória de Filipe Martins
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen