Jogo ficou marcado ainda por um momento de apreensão após queda aparatosa de adeptos nas bancadas do Estádio Manuel Marques
O Santa Clara conservou este domingo a liderança da Liga SABSEG, ao vencer em casa do Torreense 2-1, em jogo da 18.ª jornada da prova.
Em partida disputada no Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras, Sema Velázquez adiantou os insulares, aos 48 minutos, João Afonso ainda empatou a contenda, aos 68, mas Rafael Martins, que tinha entrado instantes antes, garantiu o triunfo do Santa Clara, aos 87'.
Com este resultado, o Santa Clara mantém a liderança do campeonato, com 39 pontos, mais dois do que o AVS e mais cinco do que o Nacional, que ainda vai defrontar o Marítimo nesta ronda, enquanto o Torreense permanece no sexto lugar, com 27 pontos.
Os primeiros sinais de perigo surgiram por Keffel Resende, logo aos quatro minutos, com um remate ao lado, e por Welthon, aos 12', todavia o guarda-redes Gabriel Batista impediu o primeiro golo com uma grande intervenção.
Respondeu depois o Santa Clara. Primeiro por Safira, aos 20', e depois por Ricardinho, aos 36', que viu o guarda-redes Vágner negar-lhe o golo com uma excelente defesa, levando o 'nulo' para o intervalo.
A etapa complementar não poderia ter começado melhor para a formação insular: aos 48', Serginho, de livre, cruzou para dentro da área, onde Sema Velázquez subiu mais alto do que os adversários e cabeceou para o golo.
No entanto, o Torreense nunca baixou os braços e viu o esforço recompensado aos 68', quando, também na sequência de um livre, o guarda-redes Gabriel Batista chocou com um colega de equipa e deixou escapar a bola para a cabeça do defesa João Afonso, que só teve de encostar para o empate.
A reviravolta só não foi operada por Welthon, aos 76', porque desta vez Gabriel Batista foi astuto a sair da baliza para impedir novo golo.
Situação semelhante voltaria a acontecer dois minutos depois, com o guarda-redes do Santa Clara a defender, com muita dificuldade, um remate de Patrick Fernandes já dentro da área.
No entanto, foi mesmo o Santa Clara a conseguir o triunfo através de Rafael Martins, avançado que tinha entrado momentos antes e que acabaria por apontar o golo da vitória, aos 87 minutos.
O jogo, de resto, ficou ainda marcado por um momento de alguma apreensão. Já em cima do apito final, um adepto teve de ser socorrido pelos bombeiros e por elementos das equipas médicas dos clubes depois de uma queda aparatosa na bancada.
Jogo disputado no Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras.
Torreense-Santa Clara, 1-2.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Sema Velázquez, 48 minutos.
1-1, João Afonso, 68.
1-2, Rafael Martins, 87.
Equipas:
- Torreense: Vágner, João Afonso, Neneco Renteria, Joãozinho, Marvin Elimbi, Juan Balanta, Benny (Sebastián Guzmán, 84'), Keffel Resende (Lucas Silva, 60'), Anthony D'Alberto (André Rodrigues, 69'), Jorge Correa (Patrick Fernandes, 61') e Welthon (Pipe Gómez, 85').
(Suplentes: Ricardo Fernandes, Jonathan Arriba, André Rodrigues, Dani Bolt, Lucas Silva, Rodrigo Borges, Patrick Fernandes, Sebastián Guzmán e Pipe Gómez).
Treinador: Manuel Tulipa.
- Santa Clara: Gabriel Batista, Sema Velázquez, Luís Rocha, Paulo Henrique, Lucas Soares, Serginho (Pedro Ferreira, 77'), Gustavo Klismahn (Diogo Calila, 90'+6), Matheus Araújo, Ricardinho (Bruno Almeida, 76'), Vinícius Lopes (Rafael Martins, 76') e Alisson Safira (Gabriel Silva, 80').
(Suplentes: Marcos Diaz, Diogo Calila, Pedro Ferreira, Andrezinho, Bruno Almeida, Miguel Pires, Gabriel Silva, Kauan Ferreira e Rafael Martins).
Treinador: João Batista.
Árbitro: José Bessa (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Sema Velázquez (29'), Vinícius Lopes (45'+1) e Marvin Elimbi (47').
Assistência: 1.482 espetadores.
A próxima fase da Taça de Portugal vai decorrer no fim de semana de 18 e 19 de outubro e já incluirá 18 clubes da 1.ª divisão, entre os quais Sporting, Benfica e FC Porto
O avançado maliano foi o homem do jogo, com envolvimento direto em todos os golos na vitória por 3-1
Sacavenense vendeu cara a derrota, com um 'bis' de Juan Muñoz (114' e 120'+2) a apurar a formação da cidade do Lis para a 3.ª ronda
Sueco Philip Tear foi o grande herói do emblema do 4.º escalão ao defender dois remates dos 11 metros
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele