De nada valeu o tento de Pité
O Vitória de Guimarães B recebeu e venceu esta sexta-feira o FC Porto B, já campeão da Segunda Liga, por 3-1, resultado que espelha a supremacia vimaranense em jogo da 46.ª e última jornada.
Hélder colocou os vitorianos na frente logo aos oito minutos, marcando novamente aos 58', já depois de Pité ter empatado, aos 41', e João Correia, já aos 90'+4, selou o resultado final de um jogo sem cautelas defensivas de parte a parte.
Com este resultado, a equipa de Luís Castro arrecadou o título do segundo escalão, com 86 pontos, ao passo que a formação minhota terminou a prova com 60 pontos, subindo provisoriamente ao 13.º lugar.
Os vimaranenses, depois de terem garantido a manutenção na jornada anterior, frente ao Sporting B, entraram muito fortes na partida, com os elementos do ataque a revelarem-se muito agressivos na pressão sobre os defesas portistas, e colocaram-se em vantagem durante os primeiros 10 minutos.
Depois de Fábio Vieira ter atirado à barra, aos cinco minutos, na sequência de um roubo de bola de Raphinha a Diogo Verdasca, a equipa de Vítor Campelos inaugurou o marcador aos oito, por Hélder, que respondeu a um cruzamento de Konan, na esquerda, com um desvio fora do alcance de João Costa.
Os vitorianos abrandaram após o golo, e a turma azul e branca aproveitou para subir no terreno, enviando a primeira ameaça à baliza de Miguel Oliveira aos 15 minutos, num remate cruzado de Pité que passou a centímetros do poste esquerdo.
O ritmo de jogo decaiu no resto do primeiro tempo, com ambas as equipas a equivalerem-se, mas o FC Porto B ainda logrou o empate antes do intervalo, num livre direto de Pité direcionado ao meio da baliza que Miguel Oliveira não conseguiu suster por ter escorregado.
Os dragões criaram a primeira ocasião do segundo tempo aos 57 minutos, com Gleison, no coração da área, a rematar ao lado, mas os vimaranenses responderam de seguida, aos 58, revelando maior eficácia, com Hélder, isolado por um passe de Tyler Boyd, a bater João Costa pela segunda vez.
O extremo viu João Costa negar-lhe o hat trick aos 79, mas Ismael ainda esteve perto de empatar a partida num remate ao poste aos 90', antes de João Correia fazer o terceiro golo vitoriano no último lance do jogo, aos 90'+4.
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória de Guimarães B - FC Porto B, 3-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Hélder, 8'
1-1, Pité, 41'
2-1, Hélder, 58'
3-1, João Correia, 90'+4
Equipas:
- Vitória de Guimarães B: Miguel Oliveira, Joel, Lima Pereira, Dénis Duarte, Konan, João Pedro (Cosendey, 75), Helinho, Hélder, Tyler Boyd, Fábio Vieira (Isaac, 63) e Raphinha (João Correia, 81).
(Suplentes: Assis, Ricardo Carvalho, Sacko, Bruno Alves, Cosendey, João Correia e Isaac).
Treinador: Vítor Campelos.
- FC Porto B: João Costa, Víctor Garcia, Diogo Verdasca, Palmer Brown, Pité, Omar, Francisco Ramos (Sérgio Ribeiro, 75), Fede Varela (Enrick, 64), Ismael, Rúben Macedo e Gleison (Leonardo, 68).
(Suplentes: André Caio, Leonardo, Rui Moreira, Sérgio Ribeiro, Bruno Costa, Enrick e Luís Mata).
Treinador: Luís Castro.
Árbitro: Luís Godinho (Évora).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gleison (37) e Víctor Garcia (84).
Assistência: 1.905 espetadores.
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida