O Varzim termina assim o campeonato em 15º assegurando a manutenção
O Varzim garantiu este domingo a permanência na 2º Liga de futebol, ao vencer na receção à Académica 1-0, em jogo da 34.ª e última jornada da prova, desequilibrado com um golo de Júlio Alves.
O avançado brasileiro marcou o golo decisivo aos 75 minutos, deixando em euforia as mais de seis mil pessoas que aproveitaram a entrada gratuita no estádio para apoiar a formação poveira num jogo carregado de emoção.
Com este resultado, o Varzim termina o campeonato no 15.º lugar, na primeira posição da manutenção, com 41 pontos, mais um do que o Arouca, que acabou despromovido.
Já a Académica, com este desaire, desperdiçou a oportunidade de chegar ao quarto lugar do campeonato, terminando na quinta posição, com 51 pontos.
Sabendo que a vitória era o único resultado que permitiria a 'salvação', o Varzim entrou melhor na partida, assumindo uma postura mais ofensiva e pressionante, que proporcionou, cedo, situações de perigo na baliza dos 'estudantes', nomeadamente em dois cabeceamentos de Silvério e Ricardo Barros, mas sem a melhor pontaria.
A Académica geria com relativa tranquilidade as investidas poveiras e, mesmo sem arriscar em demasia, conseguia criar alguns desequilíbrios sempre que acelerava, embora só corporizando o seu primeiro remate aos 22 minutos, numa iniciativa de Reko.
O intervalo serviu para os poveiros redobrarem a confiança e reentraram ainda mais dominadores, mas a não disfarçarem os problemas na finalização, falhando várias oportunidades de golo, nomeadamente por Estrela, Cherif, ou Ricardo Barros, que enviou uma bola à barra.
A pressão dos poveiros deu frutos aos 75 minutos, com Júlio Alves a surgir como trunfo vindo do banco, e, pouco depois de ter entrado, a 'incendiou' os festejos na Póvoa de Varzim, protagonizando um desvio preciso a um passe de Ricardo Barros para assinar o 1-0.
Jogo no Estádio do Varzim SC, na Póvoa de Varzim.
Varzim - Académica de Coimbra, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Júlio Alves, 75 minutos.
- Varzim: Ismael, Nélson Agra, Silvério, Jeferson, Vasco Rocha (Cherif, 58), Estrela, Pavlovski, Rui Coentrão, Nelsinho, Rui Pedro (Júlio Alves, 67, João Amorim, 84) e Ricardo Barros.
(Suplentes: Broetto, Elízio, Júlio Alves, João Amorim, Payne, Mário Sérgio e Chérif).
Treinador: César Peixoto.
- Académica: Júlio Neiva, José Castro, William (Vilela, 80), Yui Matias, Joel, Rúben Saldanha, Reko, Nélson Pedroso, Traquinha, Balogun (Marinho, 80) e Romário Baldé (Hugo Almeida, 46).
(Suplentes: Diogo Sá, Marinho, Hugo Almeida, João Real, Zé Maria, Teles e Vilela).
Treinador: João Alves.
Árbitro: Manuel Mota (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vasco Rocha (40), Júlio Alves (73) e Reko (82).
Assistência: cerca 6.000 espetadores.
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida