O Varzim termina assim o campeonato em 15º assegurando a manutenção
O Varzim garantiu este domingo a permanência na 2º Liga de futebol, ao vencer na receção à Académica 1-0, em jogo da 34.ª e última jornada da prova, desequilibrado com um golo de Júlio Alves.
O avançado brasileiro marcou o golo decisivo aos 75 minutos, deixando em euforia as mais de seis mil pessoas que aproveitaram a entrada gratuita no estádio para apoiar a formação poveira num jogo carregado de emoção.
Com este resultado, o Varzim termina o campeonato no 15.º lugar, na primeira posição da manutenção, com 41 pontos, mais um do que o Arouca, que acabou despromovido.
Já a Académica, com este desaire, desperdiçou a oportunidade de chegar ao quarto lugar do campeonato, terminando na quinta posição, com 51 pontos.
Sabendo que a vitória era o único resultado que permitiria a 'salvação', o Varzim entrou melhor na partida, assumindo uma postura mais ofensiva e pressionante, que proporcionou, cedo, situações de perigo na baliza dos 'estudantes', nomeadamente em dois cabeceamentos de Silvério e Ricardo Barros, mas sem a melhor pontaria.
A Académica geria com relativa tranquilidade as investidas poveiras e, mesmo sem arriscar em demasia, conseguia criar alguns desequilíbrios sempre que acelerava, embora só corporizando o seu primeiro remate aos 22 minutos, numa iniciativa de Reko.
O intervalo serviu para os poveiros redobrarem a confiança e reentraram ainda mais dominadores, mas a não disfarçarem os problemas na finalização, falhando várias oportunidades de golo, nomeadamente por Estrela, Cherif, ou Ricardo Barros, que enviou uma bola à barra.
A pressão dos poveiros deu frutos aos 75 minutos, com Júlio Alves a surgir como trunfo vindo do banco, e, pouco depois de ter entrado, a 'incendiou' os festejos na Póvoa de Varzim, protagonizando um desvio preciso a um passe de Ricardo Barros para assinar o 1-0.
Jogo no Estádio do Varzim SC, na Póvoa de Varzim.
Varzim - Académica de Coimbra, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Júlio Alves, 75 minutos.
- Varzim: Ismael, Nélson Agra, Silvério, Jeferson, Vasco Rocha (Cherif, 58), Estrela, Pavlovski, Rui Coentrão, Nelsinho, Rui Pedro (Júlio Alves, 67, João Amorim, 84) e Ricardo Barros.
(Suplentes: Broetto, Elízio, Júlio Alves, João Amorim, Payne, Mário Sérgio e Chérif).
Treinador: César Peixoto.
- Académica: Júlio Neiva, José Castro, William (Vilela, 80), Yui Matias, Joel, Rúben Saldanha, Reko, Nélson Pedroso, Traquinha, Balogun (Marinho, 80) e Romário Baldé (Hugo Almeida, 46).
(Suplentes: Diogo Sá, Marinho, Hugo Almeida, João Real, Zé Maria, Teles e Vilela).
Treinador: João Alves.
Árbitro: Manuel Mota (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vasco Rocha (40), Júlio Alves (73) e Reko (82).
Assistência: cerca 6.000 espetadores.
Jovem sofreu acidente de mota e ficou amputado das duas pernas
Avançado recuperou de lesão contraída no início da pré-temporada
Lesão contraída na eliminatória da Taça de Portugal
Defesa brasileiro marcou e assistiu no triunfo frente ao Correlhã
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026