O médio Yannick Semedo, jogador do Farense, contribuiu esta segunda-feira para o inédito apuramento de Cabo Verde para a fase final do Campeonato do Mundo de 2026 e rejubilou com o feito. “Teve um sabor ainda mais especial por termos garantido o apuramento junto dos nossos adeptos e na última jornada”, disse, logo após a vitória por 3-0 diante de Eswatini, na Cidade da Praia, deixando o país em delírio.
“Foi uma caminhada fantástica e estão de parabéns os jogadores, a federação, a equipa técnica, o staff e todos os adeptos. Fizemos história e deste nosso feito ninguém se esquecerá”, adiantou o jogador do Farense.
O momento é de festa. “Agora queremos desfrutar desta conquista junto das nossas famílias, dos nossos amigos… Não há muito tempo pois em breve estaremos de volta aos respetivos clubes, mas trata-se de uma conquista memorável. Há poucas palavras para dizer o que cada um sente neste momento. Cabo Verde vai estar no mapa do futebol mundial. Este povo merece!”, sublinhou Yannick Semedo.
O jogador do Farense já antevê a participação no Mundial. “Não tivemos tempo para pensar em possíveis adversários. Uma certeza posso dar: iremos manter a mesma humildade e a mesma forma de encarar cada jogo, de forma positiva e a querer jogar bom futebol. Quereremos, seguramente, manter a nossa identidade no Mundial e, independentemente dos adversários, deixaremos a nossa marca.”
O apuramento traduz, assegura Yannick Semedo, o crescimento de Cabo Verde. “Sabíamos que o favoritismo no grupo cabia a outras seleções, mas nós mantivemos o nosso caminho, sempre focados. Há muita qualidade na nossa seleção e este enorme sucesso só apanha de surpresa os mais distraídos”, finalizou o jogador.
Caso integre o lote dos convocados para a fase final do Mundial, Yannick Semedo será o segundo jogador do Farense a participar na competição, depois do marroquino Hassan, em 1994.
Por Armando AlvesJogador do Farense contribuiu para um feito histórico dos tubarões azuis
Campeão mundial dos 1.500 metros jogou futebol no clube durante quatro épocas
Com este resultado, a equipa treinada por Jorge Silas sobe provisoriamente à sétima posição, com 10 pontos
Equipa de Filipe Martins controlou toda a segunda metade, chegando à vantagem sem grande surpresa
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional