José Garrido inicioontem funções como treinador do Penafiel. O ex-técnico do Lousada, com contrato firmado para orientar o Vizela na próxima época, vai orientar o conjunto penafidelense apenas nos últimos quatro jogos da II Liga, substituindo o "interino" Rui Pacheco, que assumirá outras funções. O objectivo é garantir a permanência na prova.
Os dirigentes decidiram contratar Garrido para uma missão difícil. Segundo Fernando Seabra, presidente da Direcção, a escolha de Garrido relaciona-se com o facto de o plantel necessitar de ser "motivado" nas próximas partidas.
Garrido aceitou esta oportunidade, considerando que treinar o Penafiel nas circunstâncias actuais é "um desafio". "Surgiu o convite e aceitei porque o Penafiel era um namoro antigo e só não se concretizou anteriormente por várias razões. Encaro este contrato até ao fim da época como um desafio e não tenho receio porque sempre me dei bem com desafios", declarou o treinador. Motivar o plantel para os últimos quatro jogos é o grande objectivo. "Espero contar com a disponibilidade do plantel nestes quatro jogos, que é constituído por bons jogadores, capazes de garantir a manutenção. Vou tentar motivar o grupo de trabalho para juntos conseguirmos esse grande objectivo que me foi pedido", frisou.
O treinador reconhece que pela frente terá uma missão complexa, visto que o Penafiel tem apenas mais três pontos do que Felgueiras, primeira equipa na zona de despromoção. "Sabemos que é uma missão difícil, mas vamos trabalhar para que no final possamos atingir o objectivo principal."
Garrido já tem emprego garantido na próxima temporada: "Isto não altera nada em relação ao que está definido. Na próxima época vou treinar o Vizela."
Técnico regressa à II Liga
José Garrido regressa à II Liga, escalão que marcou a sua estreia como treinador de futebol, depois de se destacar como futebolista em equipas como o Desportivo de Chaves e o Benfica. O técnico começou a trabalhar no Tirsense, seguindo-se, depois, Desportivo das Aves e Freamunde, no mesmo escalão. Garrido orientou também o Barrosas, nos distritais da Associação de Futebol do Porto, antes de ingressar no Lousada, onde se manteve durante quase duas temporadas.
Na primeira, José Garrido contribuiu para a promoção à II Divisão B. Nesta época, deixou a equipa classificada na terceira posição, com 67 pontos, menos um do que o FC Porto B, segundo classificado. Aliás, o Lousada chegou a contestar a superioridade do Leixões no início da época, mas depois acabou por perder fulgor.
Alterações imediatas de José Manuel Airas devolveram as vitórias e trancaram a baliza
Penafiel regressou ao Seixal, palco do último golo da carreira do malogrado jogador
Encarnados estão em zona de despromoção
Triunfo suado fez com que equipa da casa largasse, por agora, os lugares de descida
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida