Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Projeto desportivo vai dando cada vez mais frutos
Seguir Autor:
Fechada mais uma janela do mercado de transferências, esta segunda-feira, contas feitas chega-se à seguinte conclusão: o Torreense foi o clube da Liga Portugal 2 Meu Super que mais dinheiro fez com a venda de jogadores, nos últimos dois anos.
No total, os azuis e grenás fizeram um encaixe global com vendas de jogadores, acumulando objetivos estipulados nas negociações, no valor de mais de 6 milhões de euros desde o mercado de verão de 2024, de acordo com os dados fornecidos pelo Transfermarkt.
A maior venda protagonizada pelo emblema do Manuel Marques no período em análise foi a de Elie N' Tamon, defesa-central costa-marfinense que deixou os torreenses para reforçar os franceses do Stade Reims a troco de dois milhões de euros (mais 500 mil euros, mediante objetivos). Esta revelou-se ainda como a maior transação financeira da história do Torreense.
Neste período, destacam-se ainda as vendas de Vando Félix por 1,2 milhões (mais 700 mil por objetivos) e de Marvin Elimbi por 750 mil euros (a que se soma o mesmo valor em objetivos). Além destes jogadores, também Dani Bolt foi vendido por 500 mil euros e Keffel por 300 mil.
Liderança de André Sabino
Na liderança do projeto desportivo está André Sabino, diretor desportivo, que tem ajudado a mudar o paradigma do clube do Oeste, quando se tornou o homem forte do futebol no verão de 2024, apostando num investimento vincado em jovens jogadores de qualidade. Assim, as aquisições dos espanhóis Javi Vázquez e Manuel Pozo abriram caminho para o investimento de mais clubes da Liga 2 em jogadores do país vizinho.
Hoje em dia são mais de duas dezenas de jogadores vindos do lado de lá da fronteira que atuam no segundo escalão profissional do futebol português - com os azuis e grenás à cabeça ao terem nos seus quadros nove elementos que fazem da nacionalidade espanhola a mais representada no plantel da presente época.
Acrescente-se que, em 2024/25, os azuis e grenás finalizaram o campeonato como a equipa mais jovem da Liga 2, fruto do lançamento na equipa principal de jogadores vindos dos sub-23, tais como o próprio Elie, conjuntamente com David Costa, Léo Silva, David Kaiki, Arielson, Danilo, André Simões, entre outros. Esta temporada, já o é em termos de constituição do plantel.
Além da capacidade de potenciar jovens talentos, também a nível desportivo o salto tem sido dado, como é reflexo a temporada de 2024/25 com o quinto lugar na Liga 2 - melhor classificação desde o regresso às ligas profissionais, em 2022/23 -, o título alcançado na Liga Revelação, bem como a final da Taça Revelação, sem esquecer o apuramento histórico para a fase de apuramento de campeão do Nacional de Juniores.
Olhando à atual época, em termos comparativos, ao cabo de 20 jornadas, o quarto lugar da equipa principal supera em termos classificativos o quinto que foi obtido em igual período da temporada passada.
O departamento de Scouting do Torreense, hoje em dia, consegue recrutar em todas as partes do globo, como temos vários exemplos: desde jogadores que chegam de emblemas conceituados brasileiros, como são os casos de, Léo Azevedo vindo do Palmeiras, Arielson do Cruzeiro, Dani Bolt do Athletico Paranaense; até às contratações em França de Diadié (Stade Reims) e Dany Jean (Strasbourg), passando pelos jogadores vindos de Espanha, referidos anteriormente.
Próximos alvos do mercado
A fábrica de talentos do Manuel Marques não pára de lapidar jovens pérolas, que se preparam para seguir as pisadas dos anteriores ativos, como comprova o empréstimo de Arielson aos sauditas do Damac até final da temporada, na última janela de mercado, com o clube do Médio Oriente a ficar com opção de compra.
Pelo perfil, pela idade e pelo destaque que têm vindo a ter na competição, também há outros ativos que poderão gerar cobiça: Silas Bjerre (nascido em 2005), Danilo (2004), Diadié (2004), Javi Vázquez (2000), Arnau Casas (2004), Léo Azevedo (2004), André Simões (2003), Alejandro Alfaro (2002), Manuel Pozo (2001) e Dany Jean (2002).
Siga em direto a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal
Projeto desportivo vai dando cada vez mais frutos
Técnico Luís Tralhão antecipou visita a Fafe em exclusivo a Record: "Excelente oportunidade de fazer história"
João Guilherme marcou o único golo do encontro
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1