Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Depressão Kristin arrasou a região e deixou clube muito afetado
Seguir Autor:
A União de Leiria, cuja equipa de futebol disputa a Segunda Liga, lamentou esta quarta-feira "os impactos devastadores" da depressão Kristin, assumindo que toda a atividade desportiva foi severamente afetada pela destruição.
Numa informação dirigida a sócios e adeptos, o clube reconhece que a tempestade do dia 28 de janeiro teve "um impacto significativo" em todas as modalidades, pela destruição de infraestruturas e equipamentos e perturbação do normal funcionamento da atividade.
A equipa profissional de futebol, nona na Segunda Liga, foi forçada a adiar o encontro com o Paços de Ferreira, previsto para 01 de fevereiro, depois de o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa ter sofrido graves danos estruturais.
"Apesar de ser municipal e de não representar um prejuízo direto para o clube e para a SAD, inviabiliza o regresso do 'staff' ao trabalho e a realização dos jogos em casa", assinalam os responsáveis.
O Centro de Treinos da Bidoeira, a cerca de 18 quilómetros de Leiria, onde a equipa habitualmente treina, "ficou destruído", com "elevados danos na infraestrutura" e "estragos em vários equipamentos especializados".
Sem campos, a equipa tem procurado retornar aos treinos, "ainda que parcialmente", através de "um estágio especial em Lisboa, para acolher todos os jogadores do plantel e as respetivas famílias diretas que não tinham alternativa".
Na última semana e meia, a equipa orientada por Fábio Pereira treinou na Cidade do Futebol, em Oeiras, cedida pela Federação Portuguesa de Futebol, e também no centro de treinos do Sporting e nas instalações do Alverca, um facto que, na sua nota, o clube enaltece com um "profundo agradecimento pela total disponibilidade demonstrada".
Com algumas condições restabelecidas na Bidoeira, esta semana tenta-se regressar, "tarefa particularmente difícil devido aos múltiplos constrangimentos existentes", incluindo "a falta de eletricidade".
Entretanto, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou o União de Leiria - FC Porto B, da 22.ª jornada da Segunda Liga, vai disputar-se no domingo, no Estoril, devido aos estragos no recinto dos leirienses.
A alteração representa "uma despesa indireta adicional, além da desvantagem clara para a equipa e para os sócios e adeptos unionistas", reconhece-se no comunicado.
O impacto do mau tempo também afeta o futebol de formação, com danos graves na Academia União de Leiria, em Santa Eufémia. "O mais difícil de recuperar será todo o sistema de iluminação do campo", o que impede "qualquer previsão para a retoma dos treinos".
A única atividade reativada é a do futebol feminino e das equipas de formação nos campeonatos nacionais - sub-23, juniores, juvenis e iniciados. Um desafio que implica "dificuldades diárias", recorrendo a campos emprestados ou alugados e adiamentos ou inversão de jornadas, para jogar sempre fora.
Nas restantes modalidades, "o futsal vê a sua temporada seriamente comprometida", com a destruição do Pavilhão dos Parceiros, enquanto o basquetebol vive "semanas de grande incerteza", porque os três pavilhões utilizados estão encerrados por tempo indeterminado.
Na nota divulgada, a União de Leiria frisa estar "longe de ser um caso isolado", porque "toda a região foi duramente atingida pela depressão Kristin", com "impactos devastadores em comunidades, empresas, parceiros, instituições e no movimento associativo e desportivo".
"Muitos clubes, colegas e agentes do desporto local enfrentam prejuízos elevados e, em alguns casos, situações de verdadeira tragédia", lamentam os dirigentes da União, salientando que o momento "exige união, solidariedade e um esforço coletivo".
Depressão Kristin arrasou a região e deixou clube muito afetado
Danos causados pela tempestade Kristin inviabilizam o Municipal Dr. Magalhães Pessoa
Fábio Pereira emocionado após o jogo com o Torreense
Diogo Martins até colocou a equipa de Fábio Pereira em vantagem, mas Javi Vázquez, aos 40', e Musa Drammeh, aos 64', operaram a reviravolta a favor dos azuis-grená
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Ex-jogador confessou que ao longo de 15 anos de carreira não conseguiu desfrutar das conquistas
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA