Jogo inaugural será domingo frente ao Penafiel.
Depois de dois anos com a casa às costas, a Oliveirense regressa este domingo ao remodelado Estádio Carlos Osório, um "incentivo" que motiva presidente, treinador e capitão e dá condições ao clube para atingir "outros patamares".
"Sinto-me feliz. Com muita dificuldade conseguimos fazer aquilo que os oliveirenses desejavam há 72 anos. Penso que, a partir de agora, temos todas as condições para podermos ter outros resultados e outros objetivos", começou por dizer o presidente, Horácio Bastos, em declarações à Lusa.
Desde o regresso à II Liga, a Oliveirense disputou os jogos no Estádio Municipal de Aveiro, devido à falta de condições no Carlos Osório, situado no centro de Oliveira de Azeméis, o que dificultou, mas não impossibilitou, a permanência no segundo escalão.
Após dois anos de avanços e recuos, as obras arrancaram em junho e obrigaram a direção a pedir um empréstimo de 800 mil euros à banca e a reduzir o orçamento para esta temporada, um investimento que, segundo Horácio Bastos, "valeu a pena", porque era uma "prioridade" e porque, a partir de agora, as condições estão criadas para "atingir outros objetivos".
"[Este investimento] significa ter uma estrutura qualificada e capaz de receber todas as equipas, em qualquer evento. A obra não para por aqui, vamos ter de andar constantemente a fazer melhorias. Se atingirmos [outros] objetivos, vamos fazer outra bancada para ter mais público", explicou.
O presidente referiu ainda o desejo de criar um "centro de treinos", uma medida prevista pela futura Sociedade Anónima Desportiva -- que está prestes a ser oficializada --, e indicou as novas mudanças no recinto, visto que a única coisa que se mantém praticamente igual é a bancada que já existia.
"[Houve] um alargamento dos camarotes, criámos casas de banho nos camarotes e o resto é tudo novo. O relvado é novo, há uma bancada nova com cobertura na sua totalidade, balneários novos e iluminação LED. O estádio tem mais capacidade, com 1750 lugares sentados. Temos um edifício para a comunicação social completamente novo, o estádio está bonito e capacitado para dar boas condições ao adeptos e a quem trabalha aqui", prosseguiu.
Para o treinador Pedro Miguel, o regresso é "uma alegria" para o grupo de trabalho e "todos os oliveirenses", apesar de ter acreditado durante estes dois anos que a "manutenção teria de acontecer, em Oliveira de Azeméis ou a jogar em Aveiro".
"[Agora] temos o fator casa, mas por si só não ganha jogos, dentro do campo temos que mostrar capacidade e competência para vencer os jogos", indicou.
O técnico de 52 espera "um impacto positivo" e "muita gente no estádio", mas frisou que se o clube quer continuar a ter muito público tem de "ganhar jogos", uma mensagem "passada aos jogadores" já para o jogo de inauguração, contra o Penafiel, no domingo.
"Queremos ganhar não só porque jogamos em casa, mas porque estamos numa posição difícil e queremos cimentar o bom resultado do último jogo em Chaves [vitória por 2-0] e essa vitória só faz mais sentido se vencermos aqui o próximo jogo, sabendo que vai ser difícil contra uma boa equipa e bem orientada", afirmou.
O capitão e jogador formado na Oliveirense, Sérgio Silva, não escondeu o entusiasmo e mostrou-se "muito feliz", dizendo que a equipa tinha "sonhado com a modernização", que foi "um grande trabalho da direção e das pessoas envolvidas".
"Tanto eu como o plantel estamos ansiosos por pisar o relvado no domingo e proporcionar aos adeptos uma boa vitória. Claramente, isto era o que precisávamos a nível motivacional, para puxar as gentes oliveirenses para a nossa beira, virmos para a nossa cidade", vincou.
O defesa central, de 25 anos, apelou ao apoio dos adeptos para o próximo jogo, referente à 13.ª jornada, dizendo que "não há desculpa para faltar" e que a equipa vai dar "tudo pela cidade e honrar o clube".
"Não jogamos aqui desde que subimos à II Liga, estamos muito motivados para o jogo de domingo", concluiu.
Durante a tarde de sábado, vai haver uma cerimónia de inauguração do recinto que vai contar com a presença do presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, e o presidente da Associação de Futebol de Aveiro, Arménio Pinho.
A Oliveirense é atualmente a 16.ª classificada da II Liga, quatro pontos acima da linha de água, com menos um jogo, e vai defrontar no domingo o Penafiel, que se encontra na 11.ª posição da tabela.
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Formação da casa bastante perdulária
Médio da Oliveirense esteve afastado dos relvados devido a uma rotura do ligamento cruzado de um joelho
'Visitante' João Caiado sentenciou o resultado ao cair do pano
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida