A ligação da equipa principal do Vizela com a equipa sub-23 já foi aqui referida, com treinos em conjunto, participação de jovens elementos nas sessões orientadas por Ricardo Sousa e subida de jogadores à equipa principal de forma definitiva a serem ocasiões comuns nos minhotos. O caso mais notório do sucesso desta filosofia é mesmo o do defesa José Sampaio, que até já inspira os mais novos.
Ora, o central, de 20 anos, foi inserido em alguns treinos da equipa principal na temporada transata, mas só se estreou nesta época. Sete jornadas depois, Sampaio é uma das figuras mais importantes do onze-base do técnico vizelense e um titular indiscutível no grupo.
Este estatuto alcançado tem sido visto como um exemplo a seguir por vários elementos da equipa sub-23 e, sendo que a cultura e filosofia do emblema vizelense continua a ser proporcionar oportunidades e proximidade entre as duas formações, este é um objetivo possível para muitos jogadores.
Veja-se, por exemplo, o particular com o Rio Ave, onde participaram três elementos que militam nos sub-23 do Vizela: Dani, Baye Gora e Karamoko, todos jogadores dos sub-23 e com perspetivas de uma ascensão ao grupo principal. No entanto, existem mais casos como este, sendo igualmente chamados aos treinos de forma regular.
Por João AlbuquerqueSubida à equipa principal e estabelecimento como titular indiscutível tem inspirado vários sub-23 do Vizela
Ocorrências no desaire diante do Chaves (1-0), na 8ª ronda do campeonato
Encontro decidido com golo do médio Liavas
Internacional dominicano já tem o prémio de melhor médio de agosto da 2ª Liga nas mãos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Triunfo indiscutível por 5-0
Red devils venceram o jogo e o treinador respira de alívio... por enquanto
Morgan Rogers (3'), Watkins (11') e Saka (20') fabricaram o triunfo inglês por 3-0