Técnico do Vizela fez um balanço positivo da pré-temporada e perspetivou dificuldades diante dos castores
Na véspera de se estrear de forma oficial no comando técnico do Vizela, Ricardo Sousa fez, em conferência de imprensa de antevisão à visita ao P. Ferreira, agendada para este sábado, pelas 11 horas, um balanço positivo da pré-temporada.
"Foi uma boa pré-época. Sabíamos que ia ser uma pré-época diferente devido ao número de jogadores importantes que saíram e ao número de jogadores que entraram. Sabíamos liderar o processo e que os jogadores percebessem que o processo que se pretendia era o mais importante. Penso que perceberam. A pré-época foi, a nível exibicional, foi em crescendo. De jogo para jogo senti que a equipa era mais confortável, tanto no processo defensivo quanto no processo ofensivo", começou por referir o técnico, que sucedeu a Fábio Pereira no leme do Vizela.
"Chegamos ao final da pré-época, a 100 por cento, prontos para disputar um primeiro jogo que não se avizinha fácil, contra um clube extremamente complicado. Queremos ganhar, vamos dar a vida por ganhar, mas sabemos que vai ser um adversário difícil, um campo difícil, um jogo difícil, e só vamos conseguir superar este adversário se estivermos a 200 por cento. Se estivermos dispostos a dar a vida em campo, se estivermos dispostos a proteger-nos das coisas boas que o P. Ferreira tem e aproveitar algumas debilidades que também foram encontradas", frisou, confiante num bom resultado.
"Estou certo e convencido que se assim for, voltaremos de Paços como a vitória, porque o nosso objetivo é começar a ganhar e vamos dar o que temos e o que não temos para conseguir esse objetivo e para dar uma alegria a estes adeptos. Vamos ter muita gente a apoiar e queremos começar bem, independentemente da dificuldade que o jogo possa ter ou deixar de ter, vamos a Paços para ganhar", atirou.
Apesar de Pedro Rodrigues, presidente da SAD, ter admitido a chegada de mais reforços, Ricardo Sousa garantiu estar satisfeito com o grupo que tem e espera sobretudo não perdeu nomes importantes. "Tivemos muitas alterações de um ano para o outro, muito jogador importante a sair, mas estou extremamente satisfeito com o trabalho que a administração fez, com os jogadores que me colocou à disposição é com estes que nós vamos à luta. Neste momento já não estou à espera de ninguém, estou extremamente satisfeito com aquilo que eu tenho. Sei que o mercado ainda está aberto e espero que feche o mais rápido possível, porque temos uma equipa com muita qualidade e é normal que ainda existam equipas a tentar-nos pescar alguns jogadores importantes. Espero que não saia ninguém e se não entrar, estou satisfeito", afirmou.
Sem fugir ao objetivo da subida de divisão, Ricardo Sousa deixou claro que esse pensamento não pode desviar a equipa do foco semanal. "Desde o início da época, o discurso foi único, da administração, da equipa técnica e dos jogadores. Sabemos qual é o nosso objetivo, mas agora temos que meter isso um bocadinho de parte e mostrar semana a semana o que é que pretendemos e aquilo que temos que lutar para conseguirmos. Temos que olhar para todas as semanas como uma guerra e se, semana a semana, formos ganhando os nossos jogos, estou certo e convencido que vamos chegar às últimas cinco jornadas em condições de conseguir disputar um lugar de subida. Sabemos que a subida não é fácil, que existem dez equipas com o mesmo objetivo, mas temos que nos esquecer um bocadinho do objetivo final e focarmos no objetivo semanal. O objetivo semanal desta semana é o Paços e é o Paços que nós temos de derrotar para lutarmos para o objetivo final", reforçou.
Fizemos uma análise daquilo que o Paços é este ano, com os jogadores que tem este ano, e fizemos uma análise daquilo que a equipa técnica foi construindo ao longo do ano passado para nos protegermos de duas ou três situações. Penso que estamos preparados, aquilo que eu peço é que os adeptos compareçam em força, que nos apoie. Sabemos que não vão ser sempre momentos bons, vamos viver momentos bons e momentos maus, mas espero sinceramente que consigamos viver todos esses momentos durante a época lado a lado. Se vivermos esses momentos todos juntos, no final vamos estar aqui para festejar também todos juntos", terminou.
Duelo marcado por erros defensivos e grande eficácia duriense
Técnico do Vizela reconhece a fase menos positiva da sua equipa
Momentos raros registados no futebol português
Duas equipas atravessam uma série de três jornadas consecutivas sem triunfos
Agora, argentino sente-se feliz em Miami
Dupla portuguesa do Paris SG entre os 11 melhores do Mundo
Ranking do CIES-Football Observatory é liderado de forma destacada por Lamine Yamal
Há ainda o ex-sportinguista Viktor Gyokeres nos nomeados